Como ajudar um cachorro com medo de escada?

Tem cachorro com medo de escada por aí? Que tal aprender a como ajudá-lo a superar esse medo? 

O medo é algo que surge de diversas formas diferentes, sem nem ao menos esperarmos por ele. É possível ter medo de diversas coisas diferentes, como medo de animais, medo de pessoas e medo de objetos. 

Não somos só nós, seres humanos, que sentimos medo, mas os cachorrinhos também podem sentir. Eles podem ter inúmeros medos, até mesmo medo de escada. 

Se o seu pet está sentindo esse medo, o Portal do Dog está aqui para te ajudar. Confira nosso artigo de hoje!

Como ajudar um cachorro com medo de escada?
Cachorro sentado no topo da escada. Foto: Canva.

Como ajudar um cachorro com medo de escada?

É bem mais comum vermos os cachorrinhos com medo de outros animais ou com medo de pessoas, sendo mais incomum vermos um cachorro com medo de algo como uma escada, porém, pode acontecer. 

Um cachorro com medo de escada pode ser um problema para os tutores que possuem escadas em casa. Parece bobagem, mas é possível que o seu cão não queira subir ou descer as escadas de casa por medo. 

Esse medo pode surgir por inúmeras razões diferentes, porém, a principal delas pode ser por conta de traumas. Os cachorros são animais muito sensíveis, quando passam por algo traumático, aquilo os marca por toda a vida. 

Não é nenhum pouco fácil lidar com o medo, você deve saber disso. Agora, imagine só como deve ser difícil um animal lidar com um medo, ainda mais com um medo derivado de um trauma. É, não é simples, os cachorros são animais que podem sofrer muito com seus medos e não sabem lidar bem. 

Você pode até não conseguir descobrir o por que seu cão tem esse medo tão incomum, porém, é preciso ajudá-lo. Portanto, ajudar o cachorro com medo de escada deve ser uma prioridade para você, já que conviver com o medo não é fácil. Então, veja nossas dicas abaixo: 

1. Treinamento básico

Todo cachorro que passa por um treinamento básico desde a infância, até a sua fase adulta, aprende a lidar melhor com os medos e traumas. Então, uma boa dica para cachorro com medo de escada é dar início a um treinamento básico. 

Com esse treinamento, você poderá criar um vínculo de confiança com o seu cão, ele vai passar a confiar mais em você. Além disso, o cachorro vai passar a ser mais confiante em si mesmo, vai ser mais obediente e calmo. 

O treinamento vai servir como porta de entrada para a superação de traumas e de medos do seu cão. 

Por exemplo, se você treiná-lo e ensinar a eles os comandos básicos, ficará bem mais fácil convencê-lo a subir e descer uma escada. 

Mas, é claro, tudo isso demanda muito tempo e muita paciência, você não pode forçar o pet a nada, deve respeitar o tempo dele e treiná-lo da melhor forma possível. Se necessário, busque ajuda de um profissional para realizar os treinos do cão. 

Veja mais: 8 brincadeiras para cachorro filhote (que são seguras)

Como ajudar um cachorro com medo de escada?
Cachorro sentado na escada. Foto: Canva.

2. Aposte no reforço positivo

O reforço positivo sempre vai ser uma ajuda muito bem-vinda em diversos casos diferentes quando se trata de cães. Os cachorros amam ser agradados, seja com petiscos, brincadeiras, elogios e muito mais. 

Então, para ajudá-lo a superar o medo de escada, você poderá sempre utilizar o reforço positivo. 

Portanto, sempre que o cachorro conseguir chegar perto da escada, subir e descer alguns degraus, é interessante que você utilize o reforço positivo. Assim, o cão vai fazer uma boa associação da escada com coisas boas, ou seja, com o reforço positivo. 

Então, depois de algum tempo de treinamento, ele pode começar a superar o medo aos poucos. O interessante é continuar influenciando o seu cachorro a fazer pequenas tentativas e utilizar o reforço positivo para mantê-lo interessado. 

3. Faça práticas regulares

A prática é algo muito importante quando se deseja superar um medo, seja do que for. Praticar é tentar ao máximo encarar esse medo. 

Então, se você tem um cachorro com medo de escada em casa e não sabe o que fazer, que tal realizar pequenas e regulares práticas com ele? 

Para iniciar é bem simples, primeiro você tem que levá-lo para perto da escada, comece assim, aos poucos. Deixe que o cão se acostume com a escada e só depois vá convencendo ele a subir os degraus. 

Não seja insistente demais e nem pressione o animal além da conta, isso pode piorar o medo dele. O ideal é que, todos os dias, você tente convencê-lo de subir um pouco as escadas, com essa prática, ele pode ir perdendo o medo aos poucos. 

Durante as práticas, é legal que você utilize o reforço positivo para manter seu cachorro focado na tarefa. 

Leia também: Como evitar que o cachorro arranhe portas e paredes?

Como ajudar um cachorro com medo de escada?
Dois cachorros correndo escada abaixo. Foto: Canva.

4. Se necessário, procure um profissional

Os profissionais, como o médico veterinário e um adestrador de cães, podem ser de  grande ajuda nesses casos. 

O adestrador de cães pode realizar diversos treinamentos que podem auxiliar o seu cão na perda desse mesmo. 

Então, ele vai realizar com o cão treinamentos de superação de medo que serão muito úteis para ele. 

Já o veterinário pode ajudar de diversas outras formas diferentes, ele pode te aconselhar, auxiliar e até mesmo receitar medicamentos que ajudem a diminuir a ansiedade do animal causada pelo medo. 

Ajudar um cachorro com medo de escada por ser uma tarefa e tanto. Mas seja paciente, procure ajuda profissional e sempre respeite os limites do seu cão. Pequenas atitudes ajudam e muito na superação do medo dele. 

Como ajudar um cachorro com medo de escada?
Cachorro descendo a escada. Foto: Canva.

Atenção à proteção

Além de ajudar um cachorro com medo de escada, lembre-se também de prezar pela segurança dele. Se estamos diante de uma escada muito alta, é importante que você cuide bem do pet para que ele não se acidente.

Também, vale a pena limitar o acesso à escada quando não houver ninguém por perto que possa monitorar o comportamento de subir e descer do animal. Dessa maneira, é possível evitar aqueles temidos acidentes domésticos que podem ser tão perigosos.

E o mesmo vale para as partes da escada que deixam o cachorro exposto a quedas elevadas, é importante que você o proteja nessas áreas. Assim, além de ele perder o medo, você também estará garantindo que ele se mantenha seguro. Pense nisso!

Veja também: Vale a pena contratar plano de saúde para pets? Veterinário explica

Postado por
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

Morcego encontrado morto em Caxias do Sul testa positivo para raiva
Um morcego com raiva foi encontrado morto em Caxias do Sul, alertando sobre riscos à saúde pública. A orientação é...
Projeto de Lei sugere a vacinação gratuita de animais domésticos
Um projeto de lei propõe vacinas gratuitas para pets de famílias de baixa renda, priorizando quem está no CadÚnico. A...
Afinal, dar colo demais faz mal aos filhotes de cachorro?
Dar colo ao filhote não é negativo, mas o excesso pode gerar dependência emocional, ansiedade de separação e dificultar a...
Img de rastreio

Localize algo no site!