Você conhece o temperamento do Chow Chow? Pois bem, se você não conhece e quer conhecer, está no lugar certo! No texto de hoje, vamos explorar um pouco a personalidade desse cãozinho tão lindo, fofo e de língua azul! Se você, toda vez que vê um Chow Chow na rua, fica com vontade de acariciá-lo, saiba que isto é normal.
Afinal, um cão tão lindo sempre nos chama atenção. Porém, como primeira desmistificação, podemos afirmar: o Chow Chow está longe de ser um cão que gosta deste tipo de carinho espontâneo e aleatório. Principalmente se você não for o tutor dele! E este fato nos levará a percorrer a personalidade dele de forma ainda mais completa.
A partir disso, podemos entender um pouco mais como a raça se comporta, o que ela gosta, o que não gosta, como agir em determinadas situações e muito mais. O Chow Chow é, acima de tudo, um cão de temperamento muito exclusivo. Ou seja, por mais que as raças tenham certo alinhamento de personalidade, é importante entender que cada cão, ainda assim, é único.
Ou seja, tudo que você aprender aqui hoje, serve como informação. Mas não necessariamente é o que vai acontecer. O temperamento de qualquer cão também é moldado pelo ambiente. Ou seja, tudo dependerá de como ele foi criado. Mas, em linhas e regras gerais, existem algumas particularidades que se assemelham. E é isso que vamos entender a partir de agora.
Vamos lá?
O Temperamento do Chow Chow – Por onde começar a entender?
Conforme mencionamos anteriormente, o Chow Chow é um cão de personalidade diferente dos demais cães: Ele não gosta muito de carinhos excessivos. Logo, a tendência é entendermos que o animal de fato possui algo diferente em sua composição. O temperamento do Chow Chow pode ser moldado de diversas formas, mas algumas coisas não mudam tanto assim.
O temperamento canino em si, pode ser modificado de diversas formas. Como você sabe, um cão nasce com instintos e comportamentos. Mas tudo isso pode ser desconstruído, de forma que ele entenda o que pode, o que não pode ou quando pode. No caso do Chow Chow, não é diferente. E acredite: você precisará fazê-lo entender algumas coisinhas.
Não é difícil encontrar tutores que tenham problemas de relacionamento ou comportamento com seu Chow Chow. Afinal de contas, há diversos motivos para que o animal tenha esta confiança excessiva para fazer, inclusive, o que não deveria.
Veja que este é um cão com origem asiática e que era utilizado para defesa de território e até mesmo a caça de algumas aves. Por isso, ele acostumou-se a ter um temperamento diferente do temperamento de um Pinscher, por exemplo, que é enérgico, frenético e não recusa um carinho do tutor.
Por isso, vamos entender algumas regras gerais no Chow Chow antes de avançarmos para as regras pontuais. Acompanhe!
Regras gerais para o temperamento do Chow Chow
O temperamento do Chow Chow, como você já está conseguindo mapear um pouco, é diferente de muitos cães convencionais. Muitos cachorros tem a fama de serem “bobões”, de aceitarem um carinho a todo momento e de serem brincalhões com qualquer objeto que encontrarem. Pois bem, o Chow Chow não é assim.
O Chow Chow é um cão de personalidade contida. Ele não gosta de carinhos excessivos e muito menos quando o carinho é de pessoas estranhas. Ele é um cão de inteligência acima da média – o que pode ser positivo ou negativo, dependendo da maneira que você explora isso.
Ele não gosta de exercícios físicos e, onde puder evitar o gasto energético, ele evitará. Faz parte do temperamento dele ser um cão frio, que não demonstra muito interesse em satisfazer o tutor e muitas vezes com a famosa personalidade de gato. Sim, o Chow Chow é conhecido por assemelhar seu comportamento muitas vezes com o de um gato.
Quando você chegar em casa, dificilmente o seu Chow Chow vai te receber ou fazer aquela festa com sua chegada. Quando você interagir com ele, pode ser que ele não demonstre nada – nem uma balançada de rabo. Mas, isso não faz dele um cão “sem coração”. Pelo contrário! Você pode condicioná-lo a usar esta personalidade a favor de um bom relacionamento.
Vamos explorar cada um destes pontos a partir de agora.
A inteligência do Chow Chow ajuda no desenvolvimento comportamental
Como você sabe, o Chow Chow tem inteligência acima da média. Ele é um cachorro muito inteligente. E isto pode ser tanto positivo, quanto negativo. E talvez você esteja se perguntando o motivo de isto soar inclusive como negativo, não é mesmo? Pois bem, um cão inteligente pode achar que é dono do pedaço. E isto não é bom.
O animal, quando condiciona-se rapidamente a qualquer situação, tende a tê-la como uma regra. Por isso, um animal inteligente precisa de muita atenção para que não crie manias que sejam ruins para ele e para o tutor. Afinal, imagine ter um cão que decide o que ele pode ou não fazer… ruim, não é mesmo?
E o Chow Chow, se não tiver acompanhamento, pode desempenhar exatamente este tipo de comportamento. Por isso, cabe a você utilizar a inteligência dele a favor dele mesmo. Por exemplo, você pode iniciar o condicionamento mental dele desde cedo. E recomendamos que você faça isso.
Ensine para ele o que ele pode, o que não pode, quais são as palavras de ordem que ele precisa entender, onde é o lugar certo do xixi (embora ele seja um cão bem higiênico), etc. Tudo isso ajudará você a criar um cão menos ansioso e estressado. E, automaticamente, um cão com mais qualidade de vida.
No caso do Chow Chow, a inteligência ajudará a tornar o processo ainda mais rápido.
Ele é um cão que não gosta de muito grude
Não adianta. Por mais que você acredite que todo cão adora um cafuné, essa regra não se aplica a esta raça. O temperamento do Chow Chow faz com que ele tenha personalidade de gato, como explicamos anteriormente. Ou seja, ele não faz muita questão de algumas coisas no dia a dia.
Sabemos que o pêlo macio, grande e confortável é extremamente convidativo para passar a mão. E muitas vezes, não resistimos a isso. Mas, saiba que para proporcionar qualidade de vida ao seu Chow Chow, é preciso deixá-lo à vontade em diversos aspectos. E este é um deles.
Por isso, evite de ficar encostando nele, abraçando, pegando no colo ou interagindo de formas invasivas ao que ele considera bom. Quanto mais você “provocar” o cão neste sentido, mais ele poderá se tornar um cachorro estressado, ansioso e até mesmo mal educado.
O temperamento do Chow Chow faz com que ele ofereça o máximo de dignidade ao dono: protege a casa, late quando necessário e não incomoda. Agora, se você passar a incomodá-lo com coisas que ele não gosta, saiba que ele poderá retribuir na mesma moeda de alguma forma. Lembra que falamos da inteligência acima da média? Pois bem, ele sabe o que fazer para irritar o tutor.
O Chow Chow late muito?
Não. Pelo contrário. O Chow Chow late pouquíssimo. E isto está completamente relacionado a personalidade de gato que ele tem – não que um gato vá latir, obviamente, mas um gato é muito mais discreto e tranquilo. Por isso, caso você esteja procurando um cachorro com estas condições, saiba que esta raça é extremamente tranquila.
O Chow Chow é um cão de caça e ainda tem isso no instinto dele. Logo, um cão que late demais, espanta as presas. Ou, talvez você já tenha ouvido aquele famoso ditado, “cão que ladra, não morde”. No caso do Chow Chow, isto é completamente ao contrário. O cão não late. Mas ele pode morder. E muito.
Este cão vai latir somente para situações extremamente urgentes e realmente importantes para ele. Por exemplo, quando algum estranho entra na sua casa, quando algo está fora da normalidade, etc. E, mesmo assim, serão latidos direcionais, quase que contados. Essa forma de poupar energia, no inconsciente dele, ajudará durante a caça.
Leia também: Cão latindo: Quais os principais motivos e como fazê-lo parar?
Ele tem tendência a destruir objetos e móveis?
Um dos pontos mais claros sobre o temperamento do Chow Chow, é sua necessidade de dominar algumas situações depois de adulto. Portanto, ele pode desenvolver uma tendência a querer morder móveis, portas, objetos e destruir alguns itens como almofadas e sofás.
Enquanto filhote, o animal não demonstra estas necessidades (enquanto outros cães, nesta fase, demonstram). Já o Chow Chow, depois de adulto, sente algumas necessidades de manter seus dentes afiados e sua boca preparada para atacar as presas – lembra que ele é um cão de caça?
Por isso, se você está pensando em adquirir esta raça, saiba que é preciso alguns cuidados pontuais e treinamentos exclusivos para canalizar esta energia. Fazer o cão parar de roer objetos não é fácil. Ainda mais um cão inteligente, que condicionou aquilo a sua realidade. Por isso, o ideal é trabalhar para prevenir que isto aconteça.
Ensinar o cão desde cedo que ele não pode morder ou roer objetos da casa é fundamental para que a vida dele seja menos estressante. Afinal, tirar um vício pode ser realmente estressante para você e, claro, para o animal.
Como o Chow Chow se comporta com crianças e pessoas estranhas?
De forma geral, o temperamento do Chow Chow faz com que ele não goste de crianças e nem de pessoas estranhas. Como ele é um excelente cão de guarda, ele realmente vai prezar somente por aquilo que lhe interessa. E nesta lista não estão pessoas estranhas e nem crianças – pois crianças adoram interagir e brincar com os animais.
Lembra que estes cães não gostam de carinho excessivo, grude, abraços, etc? Pois é. As crianças adoram este tipo de contato com os cães. E, se elas não forem instruídas a não fazer, o cachorro pode realmente ficar irritado e estressado com a situação. Inclusive, acidentes podem acontecer. A frieza dele pode fazer com que você nem perceba o que está por vir.
Caso você queria criar um Chow Chow de uma forma confortável, agradável e que ele tenha muita qualidade de vida, evite fazê-lo interagir com crianças que não o conhecem. Esta situação somente pode ser resolvida (evitada, na verdade), caso haja a socialização do cão desde cedo.
Faça-o entender que ele precisa conviver com outras pessoas e até mesmo outros animais. Isto faz com que ele sinta-se mais completo e menos frio com relação a estes relacionamentos. Quando o animal é treinado desde filhote a conviver com o que ele não gosta, o processo é mais natural e menos estressante para o cão.
A prática de exercícios não é o forte do Chow Chow – embora ele precise
Sabemos que todo cão precisa praticar exercícios. Isto é normal e necessário. Agora, se você estiver pensando em ter um cão desta raça, saiba que ele não é fã do gasto de energia. Ele prefere poupar para uma possível grande batalha entre ele e a caça – é assim que funciona a mente dele.
O temperamento do Chow Chow fará com que ele fique deitado boa parte do dia. Igual um gato, que adora encontrar um cantinho para dormir diversas horas seguidas. Embora seja da natureza do cão, dormir e descansar demais não é bom. Você precisa acostumá-lo desde cedo a praticar exercícios. Mesmo que de forma esporádica.
Fazer caminhadas é uma boa dica para que seu Chow Chow não desenvolva doenças ou transforme-se em um cão sedentário. Além disso, você pode levá-lo ao parque ou praticar exercícios ainda mais controlados, com ajuda de adestradores ou treinadores.
Mas lembre-se, caso você leve ele para rua ou parque: é preciso uma socialização prévia para que seu cão não envolva-se em acidentes ou situações que saiam do seu controle. Seja líder do seu cão e evite acidentes.
O Chow Chow adora ficar perto do tutor
Esta talvez seja uma das características mais comuns entre todos os cães. Afinal, eles adoram o seu tutor e fazem de tudo para darem orgulho (embora o Chow Chow nem tanto). Porém, o fato é que o temperamento do Chow Chow faz com que ele procure ficar próximo do seu dono um bom tempo.
Porém, isto não quer dizer que ele precise disso, ok? Ele somente gosta de sentir que está próximo de quem ele precisa proteger. Mas ele pode muito bem passar um bom tempo sozinho e em outro cômodo. Porém, é preciso ficar atento para que o animal não sofra em alguns aspectos. Vou explicar.
Se você acostumar o seu Chow Chow com sua presença o tempo inteiro, ele pode facilmente se condicionar a ser um cão dependente demais de sua presença. E com o tempo, ele pode desenvolver a síndrome da ansiedade da separação, caso você passe muito tempo fora de casa. Ou seja, todo cuidado é pouco para manter o cão feliz e saudável mentalmente.
Ele é um cão que não esboça muitas reações como alguns outros cães
O temperamento do Chow Chow faz com que ele não esboce muitas reações. Infelizmente ou felizmente para alguns tutores, este é um cachorro extremamente “na dele”. A personalidade de gato que mencionamos anteriormente, pode ser extremamente comprovada através destas situações.
Este é o tipo de cachorro que somente vai latir quando ele realmente precisar latir. Ele vai economizar o máximo de energia possível para casos de urgência que talvez possam nunca acontecer. Então, quando você ouvir seu cão latindo, saiba que algo está muito fora do normal.
A teimosia talvez seja um dos pontos mais evidentes desta raça
A inteligência avançada do Chow Chow faz com que ele seja um cachorro extremamente teimoso. Cães teimosos têm algumas características em comum. E uma destas características é justamente a necessidade de sentir-se no poder. Se você não socializar seu cachorro desde cedo, saiba que ele poderá facilmente se acostumar com práticas negativas para a saúde dele.
E com isto, vamos direto para nossa última recomendação para quem quer ter um Chow Chow. Acompanhe.
Procure fazer a socialização e adestramento ainda quando filhote
Como você pôde acompanhar até aqui, entendeu que o temperamento do Chow Chow pode ser extremamente tranquilo e dominador em algumas situações. Por isso, recomendamos fortemente que você faça um adestramento de cachorro o quanto antes (ainda filhote). Esta é uma forma de prover uma qualidade de vida maior ao seu cão no futuro.
Conforme ele vai entendendo o que pode e o que não pode, fica muito mais fácil de lidar e ele tem muito menos preocupações durante o dia. Ter um Chow Chow é o mesmo que sentir amor a primeira vista. Eles são cães adoráveis que, com um pouco de cuidado e treino, tornam-se guardiões do seu lar e companheiros por alguns bons anos.
Por mais que tenham uma personalidade áspera em algumas situações, cabe a você entender, aceitar e tratá-los da melhor forma possível.
Leia também: