Com a chegada da estação mais quente do ano, as altas temperaturas podem atingir não somente o bem estar dos seres humanos. Mas também a integridade física dos animais. Por isso, é indispensável tomar alguns cuidados durante o verão com pets.

Mais comum do que se imagina, a insolação nos mascotes acaba deixando muitos tutores surpresos nesse período. Chamada ainda como hipertermia, o problema ocorre quando o bichinho fica exposto a muito calor. A condição pode afetar os pets em ocasiões do dia a dia sem que a pessoa sequer perceba.

A insolação pode ocorrer durante um passeio no parque, na praia ou até mesmo em alguma parte da casa ao ar livre. Nessa estação, esses espaços podem passar por um aumento de temperatura repentino. Segundo os especialistas, os animais não suam. Porque não contam com glândulas sudoríparas, só que transpiram tanto pelo focinho quanto pelas patas.

Verão com pets

Foto: Freepik

Portanto, é essencial que o tutor preste atenção no comportamento do seu animal. No verão com pets, se deve ficar de olho na respiração acelerada, boca aberta, fraqueza ou qualquer ação fora do comum. Caso você note algum desses sinais, o ideal é buscar pela ajuda de um médico veterinário prontamente.

Além disso, o tutor pode averiguar se o bichinho de estimação está passando por um quadro de insolação ao medir a temperatura corporal. A medida adequada varia entre 37°C e 38°C. Se, por ventura, ela apresentar uma temperatura acima de 41ºC, é indicativo de problema.

Assim, o seu bichinho está com uma insolação de nível moderado. Essa condição demanda cuidado imediato. Caso a temperatura esteja ainda mais elevada, é fundamental levar o seu bichinho para ser avaliado por um veterinário mais rápido possível.

Dicas para o verão com pets

  • Impeça que essa situação arriscada aconteça com seu animal selecionado bem os horários para os passeios;
  • Opte por sair para passear em momentos em que o sol está menos quente;
  • Os especialistas recomendam que as voltinhas se sucedam antes das 10h e depois das 16h,
  • Procure trocar o asfalto pela grama para que o seu companheirinho de quatro patas não fique com queimaduras ou machucados nas patas.