Você sabe qual é a raça de cachorro mais inteligente? Ele é fofo, dócil e, além desse doguinho, existem outras raças super inteligentes que você pode conhecer aqui neste post. Tem cachorros que dão um show quando o assunto é inteligência, na verdade, a maioria das raças de cães atendem ao adestramento de forma positiva.

Além disso, por serem da família dos lobos, possuem instintos de caçadores e protetores, seguindo o líder da matilha ou, no caso, o tutor. Se você adora curiosidades sobre os pets, então continue a sua leitura e veja uma lista de cães super inteligentes!

raça de cachorro inteligente

Cão atento ouvindo o tutor – Foto: Freepik

Raça de cachorro mais inteligente – Descubra quais estão nesta lista

Existem cachorros com tamanha personalidade que, se pudessem falar, seriam uns tagarelas. Assim como aqueles que atendem perfeitamente aos comandos. Sendo assim, se você está a procura ou possui um cachorro em casa, saiba qual raça de cachorro é mais inteligente, classificadas segundo estudos de personalidades do livro “Inteligência dos Cães”.

Raça Border Collie

Criada na Grã-Bretanha, a raça Border Collie é uma das raças mais inteligentes do mundo, muito usada como cão pastoreio por sua inteligência e obediência.

Poodle

A raça Poodle é bem popular nos lares de todo o mundo, e não é para menos. Os cãezinhos são fofos e também bem obedientes. Na história da sua raça, os poodles já foram cães-guia, puxadores de carroça, caçadores e até hoje são ótimos companheiros.

Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma raça bem famosa no cinema, estrelando os filmes de cachorro e aparecendo em clássicos como no filme “Eu sou a lenda”. Além disso, é um cão muito forte e corajoso, por isso, costuma ajudar as equipes de salvamento dos bombeiros e trabalhos com a polícia.

Pastor Belga

Assim como o Pastor Alemão, o Pastor Belga é muito esperto, também é uma das raças preferidas pela polícia norte-americana.

Raça Schipperke

Os cães da raça Schipperke ocupam a 15ª posição na lista dos cachorros mais inteligentes. É um doguinho gentil com as crianças e ótimo caçador de ratos.

Pastor de Shetland

Com origem Escocesa, o Pastor de Shetland é um cachorro pastoreio, costuma ser gentil, leal e bastante ativo, ideal para ser adestrado e estar com a família.

Boiadeiro Australiano ou Austrian Cattle Dog

O Boiadeiro Australiano, Austrian Cattle Dog ou Blue Heeler é uma raça Australiana muito inteligente, sendo de personalidade cautelosa, obediente e corajosa.

raça de cachorro inteligente

Cão pegando a bolinha – Foto: Freepik

Raça de cachorro mais inteligente – Welsh Corgi Pembroke

O Corgi, apesar do seu tamanho, é considerado um cachorro pastoreio, muito famoso por ser o “cão da rainha”, e claro, por suas qualidades de brincalhão, amigável e protetor.

Golden Retriever

Essa é uma das raças mais queridas, podendo servir de cão-guia, pois atendem perfeitamente aos comandos. É confiável e inteligente.

Raça de cachorro mais inteligente – Labrador Retriever

Assim como os cães da raça Golden, o Labrador Retriever também pode ser usado como cão-guia, mas também é ótimo em trabalhos como a polícia, como ferejador de drogas, por exemplo.

Doberman

Os cães da raça Doberman são vistos em muitas competições caninas e servem como cachorro de guarda por sua agilidade, esperteza e força para atividades mais intensas.

Raça de cachorro mais inteligente – Rottweiler

Com uma personalidade forte e capacidade de permanecer em estado de alerta, o Rottweiler também entra na lista de cães mais inteligentes.

Papillon

A raça Papillon ou Spaniel Anão Continental é um cãozinho com aparência fofa, que é muito obediente, amigável e atento. Apesar de parecer um cão de origem espanhola, o Spaniel Anão é um dog de origem francesa, sendo a tradução do seu nome “borboleta” em francês.

Raça de cachorro mais inteligente – Springer Spaniel

De origem Inglesa, o Springer Spaniel é um doguinho que foi usado para auxiliar caçadores, por conta de sua inteligência, atenção e agilidade.

Cachorros SRD também estão na lista dos mais inteligentes

Não poderíamos deixar de citar nessa lista os “cães sem raça definida”, pois em sua grande maioria podem ser excelentes cães de guarda, ágeis e ótimos companheiros. Contudo, ter uma raça de cachorro mais inteligente ajuda bastante na hora de adestrar e cuidar da família. Além, claro, de viver momentos incríveis ao lado do pet.

Lembrando que esta lista não é uma lista definitiva. Ou seja, não é porque um cão não está listado, que ele não é inteligente, ok? Todos os cães podem ser adestrados e condicionados a comportamentos inteligentes. Lembre-se disso!