Existe sim cão bravo, e alguns deles já nascem agressivos, dependendo da raça e de como são tratados, como por exemplo, o Rottweiller que é uma raça de extrema ferocidade e as pessoas geralmente se apavoram só pelo olhar deles. Além de que, agem de acordo com o que foi estimulado à eles. Outro exemplo de cão bravo é o Chow Chow, considerado um cachorro muito bravo e já noticiado ser uma raça na qual morde o seu próprio dono.

Porém, não são todos os cães que nascem agressivos. E mesmo os que são, como mencionado acima, muitas vezes se tornam agressivos pelos maus tratos do dono. Ou, por falta de alimento e até mesmo, quando estão em um ambiente no qual sentem medo. Mas, um cão bravo não significa que ele seja, de fato, bravo. E sim que necessite de ajuda, treinamento ou mais atenção para se tornar mais dócil e menos complicado de lidar.

Quanto a esse tipo de comportamento no animal, eles costumam achar que tudo ao seu redor é dele. Desde a possessividade com seu dono até nos seus potes de comida ou no lugar onde dormem, deixam-no enfurecido. Ou seja, eles se tornam cães possessivos.

cão bravo

Foto: Freepik

Cão bravo – Vale a pena treiná-lo?

Procurar ajuda de um especialista sempre é bem vindo. Mesmo o cão não sendo manso, o amor e carinho sempre prevalecerão. Além de que, queremos o melhor ao nosso bichinho de estimação. Com o treinamento especializado, o cão aprenderá a ser mais obediente, educado e sociável. Tanto com os próprios donos quanto com estranhos.

O cãozinho precisa ter o seu psicológico sempre em movimento, na qual é estimulado através de treinamentos e repetições do aprendizado. Além de ele exercitar seu psicológico fisicamente – para equilibrar e gastar as suas energias – exercita também a parte emocional – para lidar com outros animais -. Isso fará dele um cão mais dócil, sociável e de fácil adaptação em qualquer lugar.

Entretanto, quando o cão obtiver o focinho franzido, o rabo levantado e tiver concentrado olhando fixamente para um lugar, já o barre, pois é um sinal de que irá avançar. Mas calma, continue lendo o texto que te darei algumas dicas de como deixá-lo calmo, sendo que o adestramento de cachorro é o primeiro passo.

cão bravo

Foto: Freepik

  1. O que fazer com um cão bravo?

Como nenhum tipo de animal sabe falar, eles se expressam de maneiras diferentes, ou seja, através da linguagem corporal. Eles lhe mostram que se não estão curtindo ou até mesmo se continuares a fazer o que não estão gostando, obviamente eles irão avançar. Assim como citado anteriormente, estes dão os sinais que eles demonstram. Existem várias maneiras de prevenir. E a primeira delas, é respeitar o animal para que você não se machuque, e nem ele.

  1. Evitando agressividade dos cães

Quando você perceber que seu cãozinho está estranho e perceber nele os sinais de que estão bravos, o melhor a se fazer no momento é afastar-se.

Caso perceba que o “alvo” é você, não chegue perto. Deixe-o sozinho até se acalmar. Porém, caso perceba que o que está deixando ele frustrado é outro animal, pessoa ou objeto, retire-o dali e leve-o para outro ambiente, onde ele se sinta mais confortável e protegido. Afinal, um cachorro com medo também estimula reflexos do instinto mais selvagem.

cão bravo

Foto: Freepik

  1. Quando e como corrigir comportamentos agressivos?

Quanto mais tempo nós, tutores, passarmos a mão na cabeça deles e deixarmos o tempo “consertar”, mais difícil será para converter esta situação. Então, quanto antes buscar auxílio para mudar essas agressividades caninas, melhor será o resultado final.

Mas, como posso corrigir os comportamentos agressivos do meu cão? Vamos te dar uma dica bem legal. Você pode desfrutar de “reforços positivos”. Assim sendo, seu cãozinho passa a não prestar atenção daquilo que antes era o estímulo dele. Não entendeu? É simples.

Se um dos estímulos do seu cão bravo é ver uma pessoa andando de bicicleta, tenha em mãos algo que ele goste – por exemplo, comida. Então, quando você estiver dando uma volta com seu dog e um ciclista estiver se aproximando e o cachorro começar a demonstrar sinais de agressividade, dê para ele a comida que estás carregando consigo. E faça isso sempre. Assim, com o passar do tempo, ele vai começar a gostar daquilo que antes se sentia incomodado.

Você só precisa ter paciência. Assim sendo, verá que ao longo do tempo seu cão que, antes era bravo, se tornará um cão dócil e sociável. Respeite o tempo do animal e boa sorte!