A maioria dos cães é mais do tipo relaxado, mas há situações e fases na vida em que eles precisam de calmante para cachorro. Pode ser o caso, por exemplo, da passagem de ano, quando o barulho dos fogos estressa os animais ou outras circunstâncias que causam medo no animal.

Os gatilhos para essas reações geralmente podem ser encontrados em circunstâncias externas. Isso inclui, por exemplo, mudanças no ambiente, um ambiente desconhecido ou a sensação do animal de estar sozinho.

Quais situações são estressantes para o cachorro?

cachorro com insônia

cachorro com insônia – Foto: Freepik

Para muitos cães, eles se sentem estressados quando precisam candar no carro com seu dono ou dona. A situação pouco familiar de uma longa viagem pode causar tensão excessiva e desconforto no animal.

Mas viajar de avião também é um grande problema para muitos amigos de quatro patas. Os cães muitas vezes são colocados em uma caixa de transporte no avião.

Outros cães têm medo de ir ao veterinário. Os muitos animais estranhos na sala de espera, os cheiros estranhos e os exames por uma pessoa estranha podem causar grandes medos nos animais.

 

Vantagens e desvantagens do calmante para cachorro

posse responsável

Cachorro olhando para a câmera – Foto: Freepik

Para deixar o animal um pouco mais calmo e relaxado nessas situações, alguns donos de animais recorrem a calmante para cachorro. Mas o sedativo farmacêutico para cães não traz apenas vantagens. As vantagens e desvantagens mais importantes estão listadas aqui.

Vantagens

  • Uma grande variedade de formas de medicamentos estão disponíveis no mercado: comprimidos, sprays ou mesmo misturas de ervas
  • Para aqueles que querem ficar sem produtos químicos, também existem muitos sedativos à base de plantas para cães em oferta
  • Geralmente muito fácil de dosar

Desvantagens de calmante para cachorro

  • Os tranquilizantes só devem ser usados ​​quando necessário. Além disso, deve-se usar tranquilizantes apenas por um período de tempo muito limitado (nunca por anos de uso contínuo)
  • Ao usar calmante para cachorro, os sintomas de ansiedade podem ser aliviados, mas as causas básicas permanecem inalteradas
  • Sedativos (incluindo preparações à base de ervas) podem ter efeitos colaterais e só devem ser usados ​​em consulta com um médico veterinário
  • O uso de calmante para cachorro deve ser apenas o último recurso, pois os efeitos colaterais podem ser graves

Como acalmar um cachorro por meios naturais?

cachorro feliz

Cachorro recebendo carinho – Foto: Freepik

Os cães adoram uma rotina e horários específicos que não mudam muito. Muitos donos cometem o erro de constantemente introduzir novos estímulos aos seus cães: viagens a novos lugares, novos jogos, nova comida. Acho que todos concordamos que a incerteza constante sobre o que nos espera no dia seguinte pode ser desconfortável.

É uma boa ideia estabelecer uma programação de dias fixos para o seu cão. Refeições e caminhadas no mesmo horário são mínimas. A falta de consistência e de ritmo repetitivo costuma ser uma fonte de excitação e nervosismo.

Se o seu cão está alerta o tempo todo e pula assim que você se levanta, isso pode ser um motivo para falta de rotina.

dicas de nome para springer spaniel

Cachorro Springer Spaniel dormindo deitado no chão. Foto: Freepik

A paz também é muito importante. Um cão pode adorar ser acariciado por outras pessoas, mas muitos cães preferem se esconder em algum lugar. O seu cão tem acesso a um local tranquilo para descansar?

Costuma-se dizer que um cão precisa de novos estímulos e variedade. Isso é verdade na maioria das vezes, mas você também precisa ser moderado. Bombardear constantemente seu cão pode ter um impacto negativo em seu comportamento.

Os cães precisam de atividade mental

Cachorro com brinquedo na boca

Cachorro com brinquedo na boca – Foto: Freepik

Muitas vezes, os cuidadores se concentram na atividade física, mas ignoram a atividade mental. A estimulação mental não é apenas muito necessária para seu cão, mas também pode ajudar com muitos problemas. Principalmente aquelas resultantes de estresse e hiperatividade.

O trabalho mental e olfativo exige que o cão se concentre, mas ao mesmo tempo não o faz ficar nervoso ou excitado. Pelo contrário, este tipo de atividade cansa e tem efeito calmante para o cachorro. Portanto, é uma solução ideal para problemas com estresse e nervosismo.

Além disso, os jogos olfativos ou educacionais exigem que o cão trabalhe de forma independente, e isso tem um efeito positivo na autoconfiança, o que é especialmente importante em cães que têm medo.

Fontes: Site Rover  e Site Petmd