Será que cachorro pode tomar leite? Esta é uma dúvida bem comum que a grande maioria dos tutores de primeira viagem (e até os mais experientes) tem. Afinal, a gente parte do princípio de que o leite é um alimento completo, equilibrado e que faz parte da vida do cachorro quando ele é filhote. E por isso, muita gente pensa que o animal pode continuar a beber leite mesmo depois de adulto.

Mas, não é bem assim. E vamos entender tudo sobre o assunto a partir de agora. Então, continue a sua leitura.

Cachorro pode tomar leite de caixinha e de vaca?

cachorro pode tomar leite

Leite na mesa. – Foto:Freepik

Não, não podem. Ou pelo menos, não deveriam tomar. Esta é a resposta mais clara para entender se o cachorro pode tomar leite, uma vez que há muitos meandros que devem ser levados em consideração para entender isso de maneira mais completa. Afinal, como cachorro não pode tomar leite, se este é o alimento principal deles quando filhotes?

A verdade é que quando o cão está na fase de filhote, ele precisa da sua mãe para se alimentar. E ela, obviamente, o alimenta com leite. Só que nesta fase da vida do cachorro, ele ainda está se desenvolvendo. Ou seja, eles ainda tem a presença da enzima que quebra a lactose para a digestão, fazendo com que o leite possa ser digerido de maneira bem natural.

Só que com o passar dos anos, os cães vão perdendo a capacidade de quebrar as enzimas da lactose, de forma que o leite passe a ser um alimento bastante tóxico para o animal, pois ele vai apresentar diversas dores e problemas no organismo. Então, evite ao máximo dar leite de vaca para o cachorro, visto que isto pode fazer bem mal a ele.

Além de fazer mal do ponto de vista metabólico (pois o organismo não processa mais a lactose), pode fazer mal do ponto de vista físico. Mas, como assim? O leite é um alimento bem gorduroso e que apresenta vários nutrientes para o corpo. Só que tudo isso só é aproveitado, de fato, quando o corpo consegue absorver. Quando ele não precisa e não consegue mais absorver os benefícios do leite, o cão pode ficar obeso e, a partir disso, desenvolver vários problemas, como a diabetes canina.

Então, o leite para cães adultos pode ser maléfico de vários pontos de vista. Por isso, não dê ao animal, ok?

Como saber se o meu cachorro tem intolerância a lactose?

cachorro pode tomar leite

Filhotes mamando na mãe. Foto-Freepik

Agora que você já entendeu que o cachorro não pode (ou não deveria) tomar leite de vaca depois de adulto, é bem importante entender os motivos disso. Entre os principais, está a questão da intolerância a lactose e também as questões de saúde física. O leite pode deixar um cão obeso e com vários problemas de saúde, visto que a melhor alimentação para ele sempre vai ser a ração comercial, que já tem todos os nutrientes que ele precisa.

E se você deu leite ao cachorro e agora não sabe se ele vai ficar mal, como identificar uma possível intoxicação? Recomendamos que você verifique os seguintes sintomas no seu cachorro, que poderão identificar que ele tem intolerância a lactose. Veja:

Veja se ele apresenta vômitos

Os vômitos são bem comuns. Se você deu leite ao cachorro adulto e ele vomitou, certamente ele tem intolerância a lactose e você precisa evitar de dar novamente. Além do leite, o cachorro pode vomitar por outros tipos de alimentos que contém leite, tipo iogurte ou queijos. Portanto, nada disso na alimentação do pet, ok?

Leia mais sobre vômitos.

As diarréias podem ser bem comuns

Outro tipo de problema bem comum que você pode notar no cachorro após a ingestão de leite de vaca, é a diarréia. Assim como o vômito, a diarréia é uma forma que o corpo encontra para expulsar aquilo que não está fazendo bem. E a intolerância a lactose, claro, é algo que não faz nada bem ao cachorro. Portanto, se você notar que o cão está com diarréia, busque entender o que ele comeu minutos antes.

Dores abdominais podem aparecer após a ingestão do leite

Se o cão não está com diarréia e nem está vomitando depois de ingerir leite, pode ser que ele ainda tenha enzimas que fazem a quebra da lactose. Afinal, alguns cães carregam estas enzimas por muito tempo. E isto pode fazer com que, ao ingerir leite, o cão não demonstre nada de errado, no máximo algumas dores abdominais. Então, apalpe a barriga do cãozinho e veja se ele reclama de alguma coisa. Se acontecer, pode ser que ele esteja com dor de barriga ou algo do tipo.

Cachorro pode tomar leite – Intolerância a lactose pode deixar o cão com gases

E por fim, o cão ainda pode apresentar sérios quadros de gases, que é o corpo tentando eliminar de todas as maneiras algum alimento no intestino. Os gases podem ser bem desconfortáveis para o tutor e, claro, para o cão, visto que ele vai ficar com a barriga inchada e muitas vezes vai sentir bastante dor abdominal. Este é mais um motivo pelo qual você não deve dar leite de vaca para cachorro.

Alimentos derivados do leite podem fazer parte da dieta do cachorro?

cachorro pode tomar leite

Tutor e seu cão – Foto: Freepik

Não. Evite qualquer tipo de alimentos derivados do leite para o cachorro. Além de fazer mal do ponto de vista da lactose (pois os cães são intolerantes a lactose), vai fazer mal para a saúde de forma geral. Evite queijos, iogurtes e outros tipos de comidas que tenham leite na composição, pois elas não agregam na nutrição do seu cachorro. Opte sempre por rações comerciais premium, que são bem completas e oferecem toda a energia que o cachorro precisa para o dia a dia.

Cuide do seu dog para que ele não fique doente e nem sofra com alimentos processados e que não fazem parte da dieta dele. Oferecer só um petisco, mesmo que nas melhores intenções de agradar, infelizmente pode machucar bastante o organismo do seu cão.