Se você está morrendo de vontade de ter sua própria família de cachorros, mas está preocupado com o tempo necessário, considere adquirir uma dessas raças de cães de baixa manutenção.

Você costuma ouvir as pessoas se referindo a seus animais de estimação como sua “família” ou a seus cães como seus “bebês”. Para alguém que não possui um cão, essa comparação pode parecer um pouco exagerada, mas, na realidade, cuidar de um cachorro não é nada fácil.

1. Chihuahua

Deixar o cão com um amigo

Foto: Freepik

Um dos filhotes de menor manutenção do mercado é o Chihuahua, o que os torna ideais para quem está preocupado com a quantidade de tempo que pode dedicar à manutenção de cães.

Em termos de energia, os chihuahuas gostam de brincar, mas depois que as brincadeiras terminam, eles adoram se esconder em uma cama aconchegante ou se aquecer ao sol.

Esses filhotes são relativamente baixos na escala de energia, facilitando o acompanhamento da rotina de exercícios. Além disso, por serem cães pequenos, você pode facilmente jogar uma bola para eles na sala enquanto faz multitarefa em casa.

Cuidar de um chihuahua também é uma tarefa rápida e fácil. É importante observar que existem chihuahuas de pelo liso (ou pelo curto) e chihuahuas de pelo comprido. A versão de cabelos compridos da raça exigirá mais manutenção em termos de aparência.

Basta escovar o seu Chihuahua a cada poucos dias para manter a higiene adequada.

Outra razão pela qual a rotina de limpeza do Chihuahua é baixa manutenção é devido ao formato de suas orelhas.

Os chihuahuas têm orelhas pontudas e alegres, em vez de orelhas flexíveis, o que as torna menos propensas a infecções.

Finalmente, os chihuahuas costumam ter uma vida longa, variando de 12 a 18 anos. No entanto, como muitos cães pequenos de raça pura, eles podem ser propensos a problemas de saúde.

2. Galgo italiano

cachorros que adoram o calor

Foto: Freepik

Uma das melhores raças de cães de baixa manutenção é o galgo italiano . Os galgos italianos são os menores cães de caça e são ideais para quem procura um companheiro fácil de cuidar. Os galgos italianos desfrutam de uma quantidade moderada de jogo. Mas na maioria das vezes eles se contentam em relaxar no sofá, de preferência no colo do proprietário.

Se você puder dedicar tempo para uma caminhada rápida e um jogo de busca, terá um cão feliz em suas mãos. Os galgos italianos têm níveis de energia leves a moderados. Mas são cães sensíveis que nem sempre se dão bem com grandes grupos ou crianças.

Se você está procurando um cão de companhia, um galgo pode ser o filhote perfeito para você.

Quando se trata de preparar um galgo italiano, esta raça está entre os cães mais fáceis de cuidar. Eles tem pelos extremamente finos, levando a praticamente nenhuma perda de pelo.

Além disso, eles raramente precisam de um banho. Assim como todos os cães, eles devem ter as unhas cortadas e os dentes escovados rotineiramente, mas em termos de pelagem, os galgos italianos são muito fáceis de cuidar.

Os galgos italianos são cães muito saudáveis. Eles têm baixo teor de gordura, o que é bom para a saúde. Em geral, os galgos italianos são cães de companhia felizes e saudáveis.

3. Buldogue francês é um dos melhores cães de baixa manutenção

cachorro puxando a coleira

Foto: Freepik

Outra raça maravilhosa de cães de baixa manutenção é o Buldogue Francês. Estes cães são conhecidos por suas disposições amigáveis, adaptáveis ​​e inteligentes, tornando-os uma das raças de cães mais populares da atualidade.

O buldogue francês gosta de brincar, mas na maioria das vezes tem pouca energia. Esse estilo de vida de baixa energia facilita o atendimento do buldogue francês em termos de manutenção. Se você se comprometer a levar o seu francês para passear e brincar com ele uma vez por dia, seu filhote ficará relaxado pelo resto do dia.

O Buldogue Francês também é de baixa manutenção quando se trata de higiene. Eles têm pelos curtos e requerem apenas escovação e limpeza ocasionais. É importante verificar se há infecções nas orelhas em forma de morcego e garantir que as unhas não fiquem cobertas de sujeira. No entanto, além da limpeza regular que todos os cães devem ter, eles são fáceis de cuidar.

4. Cavalier King Charles Spaniel

orelhas do cachorro

Cavalier King Charles – Foto: Pixabay

Quer um cachorro que vai se parecer com um cachorrinho para sempre? O Cavalier é um cão de boas maneiras, gentil, afetuoso e adaptável. Este é um cão de pequeno a médio porte que geralmente fica mais feliz quando está ao lado de um humano ou outro cão.

Cavaliers são fáceis de manusear e treinar. Normalmente são animais de estimação saudáveis, embora alguns possam herdar ou desenvolver problemas cardíacos. 

O Cavalier tem algumas necessidades de beleza, como escovar o pelo regularmente e limpar as orelhas.

5. Pug é um dos melhores cães de baixa manutenção

pug

Foto: Freepik

Os Pugs são conhecidos por serem amorosos, peculiares e fáceis de cuidar, tornando-os uma raça popular. Devido ao seu tamanho pequeno, os Pugs podem viver principalmente em ambientes fechados, mas adoram se exercitar.

Embora seus níveis de energia sejam baixos a moderados, eles são cães curiosos que gostam de explorar. Dedicar algumas caminhadas rápidas e longas ao seu Pug o manterá feliz e saudável.

Além da rotina de exercícios de baixa manutenção, os Pugs têm pelos curtos e são fáceis de cuidar. Escovar semanalmente e tomar banho ocasionalmente é tudo o que um Pug precisa para manter seu pelo saudável. Esteja atento a unhas crescidas ou acúmulo de cera nos ouvidos, mas, além da manutenção regular, os Pugs não precisam de cuidados extras.