Um cão magro pode ser reflexo de uma série de consequências. Não necessariamente ele está doente e não necessariamente ele está com a saúde em dia. Afinal, sabemos que todo excesso na verdade é uma forma de demonstrar uma falta. Ou seja, um cachorro magro demais pode representar algum desequilíbrio no corpo. Para entender melhor, acompanhe o texto.

Cão magro – como fazê-lo engordar?

Seu cão é magro e você tem sem preocupado com isso? Pois bem, é ótimo você entender que assim como a obesidade canina é ruim para o animal, a magreza também. Ou seja, um cão precisa estar com o peso equilibrado e normal para que consequentemente ele esteja bem.

Se um cachorro estiver magro demais, é de suma importância que você antes de qualquer ação, procure um veterinário ou um profissional de nutrição animal.

Para fazê-lo engordar é preciso atentar-se a uma série de sinais. Somente enchê-lo de comidas calóricas e sem valor nutricional (calorias vazias) não vai resolver. Na verdade, ele poderá até engordar. Mas o processo não será saudável.

Seja a alimentação natural para cães ou via ração, é importante alimentá-lo de uma forma que os nutrientes sejam suficientes. Acompanhe o texto.

alimentação

Foto: Freepik

A alimentação é a base de tudo

Talvez você já tenha ouvido aquele ditado que diz: “nós somos o que comemos”, não é mesmo? Pois bem, ele é uma verdade para seres humanos e também para os cães.

Um cão magro muitas vezes é reflexo de questões alimentares. Se ele não estiver consumindo as quantidades calóricas corretas, ele poderá facilmente perder massa magra. E isto pode acarretar na perda de peso e, consequentemente, no visual “esquelético”.

Por isso, nunca descarte uma boa alimentação para o seu animal. Cada raça é única e não há “receita” para uma dieta que ajude a engordar de forma generalizada. Pois isto deve ser feito de forma saudável, pensada e balanceada. Por isso, não hesite em contratar um profissional para lhe ajudar nas medições e no preparo das comidas.

cão magro

Foto: Freepik

A prática de exercícios precisa acontecer de forma equilibrada

A prática de exercícios é fundamental para os cães. Por exemplo, correr com o cachorro poderá fazer com que ele desenvolva uma resistência muito boa com o passar do tempo. Entretanto, esta também é uma atividade que requer muita energia do animal.

Ou seja, se você optar por exercícios aeróbicos na companhia do seu cãozinho, não esqueça de solicitar junto ao veterinário ou nutricionista animal, uma dieta balanceada para que o cachorro não perca energia que não consiga repor.

No efeito do longo prazo, toda energia perdida e não reposta será refletido em um corpo mais magro. E se não houver controle, isto não é positivo para o animal.

cão magro

Foto: Freepik

Verifique o gasto energético do cão magro

Esta questão está diretamente relacionada a questão anterior. Um cão magro pode ter iniciado o processo de emagrecimento justamente no déficit de energia no corpo. Ou seja, se ele gastar (por exemplo) mil calorias em um dia e consumir somente 500 calorias neste mesmo dia, no longo prazo esta falta de compensação acarretará no emagrecimento.

Este tipo de dieta ocorre em animais que estão em fase de emagrecimento. Porém, de forma pensada e controlada. Quando isto ocorre sem conhecimento do dono, é preciso prestar atenção aos sinais e reequilibrar a comida do seu dog!

alimentação

Foto: Freepik

Questões relacionadas a estresse podem fazê-lo emagrecer

Além da alimentação, um cão magro também é reflexo de motivos de estresse. Assim sendo, um cachorro estressado pode facilmente perder peso devido ao gasto calórico. Por isso, procure sempre proporcionar um ambiente tranquilo, de bem estar e de muito conforto para o cachorro. Desta forma ele poderá viver feliz, em paz e saudável.