Ter o cachorro pulando na visita não é, nem de longe, uma coisa agradável: nem para o tutor, nem para a visita. Por mais que muitas vezes o cão possa fazer isso como uma forma de brincar ou de receber os convidados, nunca é agradável ter que intervir em uma situação que o cachorro pula, suja e eventualmente até machuca as visitas em nossa casa.

Mas o que a gente pode fazer para resolver este problema? É possível fazer com que o cachorro pare de pular nas visitas? É o que vamos entender a partir de agora. Então, continue a sua leitura para entender tudo sobre o assunto e, quem sabe, ajudar o seu cãozinho a respeitar melhor as pessoas.

Vamos lá?

Cachorro pulando na visita – 5 dicas para ajudar o cão a não fazer mais isso

cachorro pulando na visita

Cão pulando – Foto: Freepik

O cachorro pulando na visita certamente é uma das situações mais desagradáveis que nós, tutores, passamos. Afinal, é sempre um momento muito constrangedor quando a gente chama, pede e interage com o cachorro e ele não está nem aí, e continua a pular na pessoa que acabou de chegar dentro da nossa casa.

Não existe uma receita e nem uma fórmula mágica para corrigir isso. Você precisa, antes de mais nada, entender que este tipo de comportamento é reflexo de outros tipos de aceitações e comportamentos no dia a dia. Ou seja, o cachorro pode ser facilmente corrompido, quando a sua rotina é desajustada, com lacunas em adestramento e falta de educação – coisas que o tutor precisa se responsabilizar.

Para te ajudar, separamos 5 passos indispensáveis para ajudar o seu cãozinho a entender que ele não pode pular nas visitas – e nem em ninguém na rua. Continue lendo.

  1. Treine bastante o cachorro com reforço positivo quando você chegar em casa;
  2. Faça passeios ou brincadeiras com o cão antes de a visita chegar;
  3. Não interaja positivamente com o animal quando ele pular em você (ou na visita);
  4. Tenha muitos brinquedos diferentes para enriquecer o ambiente para o cão;
  5. Seja líder do seu cão de modo que ele respeite seus comandos;

Confuso? Não se preocupe, pois vamos explicar cada um dos itens acima de maneira mais aprofundada a partir de agora. Então, continue a sua leitura por aqui.

Treine bastante o cachorro com reforço positivo quando você chegar em casa

O cachorro pulando na visita nada mais é do que um comportamento inadequado do ponto de vista de adestramento e educação. Pode ser que o cachorro faça isso para brincar e pode ser que ele faça isso para “mostrar quem manda”. E você, tutor, precisa agir para que este tipo de situação não aconteça. Afinal, muitas vezes só tirar o cachorro não vai adiantar, pois ele vai continuar fazendo.

Então, é bem importante que você adote técnicas de reforço positivo, de modo que o cachorro entenda o que ele pode e não pode fazer. Ou seja, é muito melhor que você eduque o cachorro para ele repetir coisas positivas, do que perder a paciência e brigar com ele por algo negativo que ele tenha feito – pois ele não vai entender e o comportamento pode piorar.

Ensine comandos como “senta”, de modo que quando o cachorro realizar o comportamento, você entregue um biscoito ou algum agradinho. Isto ajuda a criar um comportamento adequado, sem que você precise brigar, xingar ou agir com força contra o animal – coisas que não devem ser feitas, pois reforçam negativamente a condição de pular.

Faça passeios ou brincadeiras com o cão antes de a visita chegar

cachorro pulando na visita

Cão pulando na estrada – Foto: Freepik

Uma das coisas que ajudam muito um cachorro a ter comportamentos inadequados, é o excesso de energia. Um cão muito energizado pode facilmente não entender um comando e agir de maneira incorreta, pois o organismo dele está repleto de energia que precisa ser gasta.

Então, uma dica muito importante para conseguir fazer o cachorro parar de pular na visita, é fazer passeios e brincadeiras com ele antes de os convidados chegarem. Isto ajuda a deixar o cão cansado e, consequentemente, ele não terá vontade de pular e agir de forma desrespeitosa – pois ele vai preferir descansar e o instinto vai querer que ele poupe energia.

Você pode brincar com o cachorro em casa, com brinquedos que ele goste ou com atividades de controle mental, onde ele precisa raciocinar e pensar em soluções. Isto também ajuda a gastar energia de maneira saudável. Veja também: Brincadeiras para Cachorro.

Não interaja positivamente com o animal quando ele pular em você (ou na visita)

Um dos erros mais comuns e que muitas vezes são instintivos, é interagir positivamente com o cachorro depois que ele começa a pular. A visita, desconsertada, pode agir de maneira carinhosa, como forma de ser recíproca a recepção do cachorro.

Só que isto é bastante maléfico e pode fazer o cão nunca perder o costume de pular – pois quando alguém fala fofo com ele durante esta atitude, ele acha que isto está correto e continua a repetir.

Portanto, sempre que o cachorro pular em você ou na visita, dê um passo para trás, de modo que você mostre para o cachorro que isto não é legal. Virar as costas também pode ser uma atitude positiva, pois o animal não tem reciprocidade e ele tenderá a entender que o que ele faz é errado.

Instrua as visitas a fazer isso quando chegarem ou, pelo menos, instrua-os para não interagir de maneira fofa durante os pulos.

Cachorro pulando na visita – Tenha muitos brinquedos diferentes para enriquecer o ambiente para o cão

cachorro pulando na visita

Cão pulando e dançando – Foto: Freepik

Outra coisa que você pode fazer com o cachorro pulando na visita, é criar um ambiente altamente enriquecido para ele, de modo que vocês possam se divertir um pouco antes da chegada dos convidados. Isto está diretamente ligado com o gasto energético, de modo que o cão possa liberar as energias que usaria para ficar pulando nas pessoas.

Quanto mais brinquedos diferentes você tiver, maior será a aceitação do cachorro para estes momentos. Pois ele vai ficar confuso e vai querer verificar e entender melhor aquela peça. E isto é ótimo para fazer com que ele não pule ou, pelo menos, comece a reduzir esta atitude aos poucos.

Leia mais sobre enriquecimento de ambientes para cachorros.

Cachorro pulando na visita – Seja líder do seu cão de modo que ele respeite seus comandos

Qualquer cachorro precisa de um líder. Do ponto de vista natural, o instinto deles sempre vai buscar por um líder, de forma que ele possa seguir e ser instruído para as situações em si. E você precisa ser este líder, para ajudar o cachorro a entender o que ele pode e não pode fazer. Faça com que o cachorro consiga respeitar e entender os seus comandos, de modo que você ensine ele o que é certo e o que é errado.

Ser líder do cachorro não é uma tarefa fácil, pois vocês precisam se entender e o animal precisa ser condicionado a vários critérios de adestramento. Caso contrário, a conexão de liderança não vai acontecer. Então, recomendamos que você busque ajuda profissional para um adestramento correto, de modo a ajudar o seu cãozinho de verdade.

Leia aqui sobre como ser líder do seu cão e cuide bem dele para que ele pare de pular nas visitas e vocês possam ter uma melhor convivência.