Certamente você já viu ou ouviu falar da coleira com identificação pra cachorro. Trata-se daquelas coleiras com uma plaquinha com informações do tutor. Isto ajuda o cão a ser resgatado, caso ele fuja e alguém o encontre.

No texto de hoje, vamo entender mais sobre este assunto para que você possa estabelecer um uso correto e seguro deste tipo de coleira para o cachorro. Afinal, para que a coleira com plaquinha realmente tenha alguma serventia, é muito importante fazê-la da forma correta!

Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto.

Coleira com identificação – Por que é tão importante que o cachorro use?

coleira com identificação

Colocando a coleira no cão – Foto: Freepik

Quando o cachorro usa a coleira com identificação, ele está muito mais seguro do que se ele não usasse. Isto, provavelmente, já está muito claro para a grande maioria dos tutores. Colocar uma coleira dessa no cachorro, além de ser um ato de responsabilidade, é um ato de amor.

Por que? Porque se o seu cachorro se perder ou fugir, quem o localizar já saberá o que fazer: ligar para o tutor vir resgatá-lo. Uma atitude extremamente simples pode fazer com que seu cão fique seguro.

Inclusive, cachorros com coleira andando sozinhos pela rua chamam muito a atenção das pessoas. Elas logo pensam: “acho que ele fugiu de alguém!”. E assim, acabam por olhar a plaquinha de identificação e o resgate pode ser feito pelo tutor.

Além disso, quem ganha com esta simples atitude é, também, a saúde mental do tutor.

Afinal, se o seu cachorro fugir mas você sabe que ele tem uma coleira com identificação, poderá esperar até que alguém entre em contato para você resgatá-lo. Enquanto que se o cão não tivesse identificação, a ansiedade e o medo seriam ainda maiores.

Portanto, não hesite: compre ou faça uma identificação para a coleira do seu doguinho!

Onde e quando usar a coleira com identificação

coleira com identificação

Cão com coleira – Foto: Freepik

Para manter a segurança do seu cachorro sempre em dia, recomendamos que a coleira com identificação nunca saia do pescoço do animal.

Salvo excessões em que o animal toma banho ou passa por algum procedimento veterinário, a coleira precisa ficar sempre ajustada em seu pescoço.

Afinal, não podemos abrir mão da segurança do animal nem por alguns poucos minutos. Pois a gente nunca sabe quando o cachorro pode resolver fugir ou dar uma passeio escondido, não é mesmo?

Por exemplo: se o seu cachorro estiver sozinho em casa, sem a coleira de identificação, e se assustar com qualquer coisa, pode ser que ele fuja para “se proteger”.

Alguns animais têm este reflexo. Portanto, a coleira de segurança e identificação precisa ficar sempre muito bem ajustada no pescoço dele, ok?

Leia mais sobre coleiras: Coleira de Cachorro: Descubra quais as melhores coleiras para o seu cachorro.

O que deve ter de informações na coleira com identificação?

cãozinho posando pra foto

Cão com plaquinha de identificação – Foto: Freepik

Até aqui já entendemos a importância geral da coleira com identificação para cachorros. Só que ainda não entendemos como podemos fazer a plaquinha, não é mesmo?

Pois bem, existem algumas formas de fazer uma plaquinha de identificação. Você pode personalizar do jeito que quiser e pode usar a cor que mais combina com seu dog. No entanto, o mais importante de tudo, é: faça letras legíveis e coloque apenas informações relevantes.

Veja duas opções de coleira com plaquinha de identificação:

Modelo tradicional

O mais recomendado é ter o seu nome, o seu telefone e o nome do seu cachorro. Isto já vai ser mais do que suficiente para que o eventual resgate possa acontecer. Opte, também, por um material resistente e que não estrague com as mudanças climáticas.

É muito importante que as letras sejam absolutamente legíveis. De preferência, mande gravar as informações na peça ou então opte por algum tipo de adesivo impermeável e durável. Lembre-se: a plaquinha não é um acessório estético. É uma fonte de informações!

Modelo com tecnologia

Hoje em dia, a tecnologia pode fazer parte da segurança do seu cachorro. E por isso, a plaquinha de identificação do seu dog pode ser feita com ajuda da tecnologia – você pode usar, por exemplo, um QR Code estampado no material.

Este QR Code poderá fornecer as informações necessárias para que quem encontrar o seu cão, possa entrar em contato com você. O QR Code pode ser uma forma simples de abrir um link de WhatsApp, por exemplo. Basta apontar a câmera do celular pra ele e pronto.

Por mais que isto pareça simples e muito legal, é preciso ter cuidado. Afinal, se quem encontrar o seu dog na rua não estiver com o celular no momento, o contato não poderá ser feito. Além disso, a pessoa poderá não saber como usar o QR Code.

Então, escolha bem o que vai usar como fonte de informação na plaquinha.

Outras formas de manter seu cachorro seguro

cão com coleira

Cão com plaquinha de identificação – Foto: Freepik

Além da placa de identificação, que é uma excelente forma de manter seu cachorro seguro para que ele possa ser encontrado rapidamente, há ainda outras formas de ajudá-lo.

Você, tutor, pode escolher entre diversos tipos de tecnologias e estratégias para manter o cão sempre seguro.

Veja algumas dicas:

  • Chip para cachorro;
  • Guias confortáveis;
  • Adestramento e socialização;
  • Grades de proteção em casa;

Abaixo, vamos detalhar e entender um pouco mais sobre cada item da lista. Continue lendo.

Chip para cachorro

Uma das alternativas mais legais e interessantes para quem busca manter o cão seguro, é implementar um chip nele.

O chip canino é uma forma eficiente de buscar o animal quando ele se perde e, assim, resgatá-lo o quanto antes. É muito interessante e seguro. Vale a pena testar.

Nós já escrevemos sobre isso aqui no site, leia mais sobre: Chip para Cachorro – É útil? Como funciona?

Guias confortáveis

Usar guias confortáveis no seu cão é fundamental. Sem guias confortáveis, o cachorro poderá ficar ansioso e estressado e, claro, isto é bem prejudicial para a própria segurança dele.

Escolha uma guia que seja adequada para o tamanho, peso e formato anatômico do seu cachorro. Evite que a guia seja um elemento estético, com excesso de costuras ou detalhes. Ela precisa ser funcional, segura e confortável.

Adestramento e socialização

Todos os cachorros precisam de adestramento e socialização canina. Isto é fundamental para que eles possam ser cães mais saudáveis do ponto de vista mental. Consequentemente, serão cães mais seguros em diversos aspectos.

Grades de proteção em casa

E por fim, tenha grades de proteção nas janelas e também no quintal. Isto vai manter o cão protegido para que ele não fuja e, eventualmente, se perca.

Use todas estas dicas de segurança sempre em conjunto com a utilização da coleira com plaquinha de identificação. Isto vai fazer com que seu cachorro tenha níveis de segurança bem grandes.

Mesmo que algum problema aconteça, com a plaquinha ele poderá ser identificado rapidamente.

Mantenha a coleira com identificação todos os dias no seu pet. Retire somente em casos específicos ou quando o cão está em um ambiente bem seguro e fechado – em que não haja possibilidades de fuga.

Assim, você terá a certeza de manter o seu doguinho sempre seguro e, consequentemente, aumentará a qualidade de vida dele.

Cuide do seu dog!