Aprender como eliminar pulga e carrapato de casa é fundamental. Afinal, esses bichinhos podem ser altamente prejudiciais para a qualidade de vida de todos em casa – e principalmente do cachorro.

Se você não sabe o que fazer ou mesmo se você quer aprender mais sobre o assunto para quando precisar lidar com isso, seja bem-vindo.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar a entender tudo sobre o tema. Entenda como e o que fazer para eliminar pulga e carrapato de casa. E o mais importante de tudo: veja como prevenir a invasão!

Acompanhe!

Como eliminar pulga e carrapato de casa

Como eliminar pulga e carrapato de casa

Cachorro olhando – Foto: Freepik

Existem muitas formas de como eliminar pulga e carrapato de casa. É muito importante que você considere esse processo como um dos fatores mais importantes da qualidade de vida do cachorro.

Afinal, pulgas e carrapatos, quando infestam o animal, deixam ele realmente irritado e sensível. Coceiras, doenças, alergias e ansiedade podem afetar o pet. Por isso, fique atento aos sinais.

Caso a sua casa já esteja enfestada desses parasitas ou mesmo se você notou a presença de alguns deles, eis o que fazer:

  • Aspire as pulgas e carrapatos.
  • Limpador a vapor (água quente + sabão).
  • A roupa de cama deve ser limpa (sua e do cão).
  • Intensifique algum tratamento nos pelos do cachorro.
  • Prefira prevenir do que remediar.

A seguir, entenda na prática cada uma dessas dicas.

Como eliminar pulga e carrapato de casa – Aspire as pulgas e carrapatos

Uma das melhores maneiras de como eliminar pulga e carrapato de casa, é fazendo a aspiração desses parasitas. No entanto, essa aspiração não pode ser feita de qualquer jeito.

Você pode, sim, usar o aspirador normal que você usa para a limpeza rotineira. No entanto, simplesmente mandar os parasitas para dentro do saco de lixo no aspirador, não é indicado. Afinal, os bichos vão se proliferar lá dentro.

Por isso, quando você aspirar os parasitas, é fundamental remover o saco de lixo interno no aspirador. Jogue no lixo. Preferencialmente, não abra-o quando for removê-lo. Afinal, os parasitas estarão lá dentro e poderão pular fora.

Limpador a vapor (água quente + sabão)

Outra dica bem interessante de como eliminar pulga e carrapato de casa, é fazendo uma limpeza com vapor. Ou seja, use um vaporizador nos ambientes que estão as pulgas e carrapatos.

Pulgas e carrapatos não gostam de calor excessivo e, uma mistura com sabão, se torna uma mistura ultra eficaz contra esses insetos indesejados.

Ou seja, faça o seu vaporizador vaporar água com sabão – e não apenas água normal. Isso fará com que os parasitas sejam eliminados em poucos minutos.

Como eliminar pulga e carrapato de casa

Parasita – Foto: Freepik

A roupa de cama deve ser limpa (sua e do cão)

Se você está em um processo de eliminar pulgas e carrapatos, saiba que esse processo não acaba simplesmente eliminado os parasitas. É preciso garantir que eles sejam, de fato, levados para longe.

Qualquer resíduo pode ser o suficiente para o problema recomeçar. Então, lave todas as roupas de cama da casa. Principalmente as pulgas podem se esconder muito bem nesses lugares.

Lave tanto a sua roupa de cama, como a roupa de cama onde o cachorro dorme. É fundamental que esses lugares estejam cem por cento higienizados após uma varredura completa das pulgas e carrapatos.

Veja também: Coleira Anti-pulgas é um acessório que vale a pena?

Intensifique algum tratamento nos pelos do cachorro

Se você quer eliminar de vez todas as pulgas e carrapatos de um ambiente, é fundamental fazer um tratamento, inclusive, nos pelos do cachorro.

Afinal, se restarem ovos ou pulgas nos pelos do cachorro, mesmo que você desinfecte a casa inteira, o problema pode voltar em pouquíssimo tempo. Afinal, as pulgas vão procriar.

Existem inúmeros produtos que podem ser usados no pelo do cachorro para o combate das pulgas e carrapatos. Sprays ou remédios em gotas podem ser usados.

Além disso, você pode usar coleiras anti-pulgas e vários outros recursos interessantes.

Veja: Remédio caseiro para pulga.

Como eliminar pulga e carrapato de casa – Prefira prevenir do que remediar

A prevenção é sempre melhor do que qualquer tipo de remédio, não é mesmo? Por isso, é muito importante que você evite que o seu cachorro tenha pulgas e carrapatos.

Essa prevenção ocorre tanto do ponto de vista de higiene, como do ponto de vista de medicação ou coleira anti-pulga. É bem importante agir de maneira racional quando o assunto é saúde do seu cachorro.

A seguir, veja algumas dicas de como evitar que pulgas e carrapatos se proliferem na sua casa.

carrapato na planta

Carrapato na planta – Foto: Freepik

Como evitar que pulga e carrapato habitem sua casa

As pulgas e carrapatos vão habitar a sua casa de um jeito ou de outro se você prover um ambiente confortável para esses parasitas. Ou seja, se você não evitar que os parasitas morem no seu terreno, eles vão morar.

É preciso agir ativamente para garantir que o seu cachorro fique confortável e saudável no longo prazo. E uma dessas ações é justamente a prevenção de pulgas e carrapatos.

Como fazer isso, sendo que são bichos tão pequenos que quase não podemos ver? Veja algumas dicas práticas:

  • Ambientes quentes e úmidos são ótimos.
  • Sempre limpe as patas do cachorro ao chegar de um passeio.
  • Não deixe lixo armazenado do lado de fora.
  • Mantenha o quintal limpo e com a grama aparada.
  • Cuidado com as beiradas da casa/muro.

A seguir, entenda como colocar essas dicas em prática.

Como eliminar pulga e carrapato de casa – Ambientes quentes e úmidos são ótimos

Os melhores locais para procriar pulgas e carrapatos são ambientes úmidos e quentinhos. Ou seja, esses lugares são verdadeiras zonas de conforto para que os parasitas vivam, sobrevivam e procriem.

Portanto, se você mora em um lugar quente e úmido ao mesmo tempo, é importante garantir que o quintal esteja sempre limpo e higienizado. Caso contrário, as pulgas e carrapatos podem facilmente se procriar por ali.

Entulho, tecidos e outros tipos de materiais que eventualmente estão amontoados no terreno, devem ser eliminados. Em dias quentes e úmidos, esse lugar pode virar um hotel de pulgas e carrapatos.

Sempre limpe as patas do cachorro ao chegar de um passeio

Sempre que você chega de um passeio com o cachorro, traz junto uma série de bactérias e parasitas que estavam na rua. Alguns deles inofensivos e outros um pouco mais complicados.

Por isso, sempre que voltar de um passeio na rua, faça uma limpeza nas patas do cachorro. Preferencialmente, faça uma extensão dessa limpeza também para os pelos do animal.

Faça uma análise e observe a pelagem do animal. Pode ser que ele esteja trazendo um carrapato de carona em um lugar escondido. Se o carrapato não for retirado, ele vai fixar moradia por ali.

cachorro e gato

Cachorro e gato – Foto: Freepik

Não deixe lixo armazenado do lado de fora

O lixo armazenado do lado de fora da casa pode ser uma moradia fantástica para pulgas e carrapatos. Por isso, se você quer aprender como eliminar pulga e carrapato de casa, é fundamental manter o quintal sempre limpo.

Pulgas e carrapatos gostam de calor e umidade. Portanto, se o clima estiver nessas condições e houver qualquer lugar escurinho e escondido no quintal, esse lugar vai ser ótimo para que pulgas e carrapatos procriem.

Qualquer tipo de resíduo que está do lado de fora da casa pode se tornar um potencial residencial para esses parasitas. Faça uma limpeza regular.

Mantenha o quintal limpo e com a grama aparada

Além de manter o quintal limpo e sem lixo, conforme a dica anterior, você precisa garantir que a grama também esteja bem aparada. Não deixe que a grama cresça demais, de modo a se tornar um lugar com alto risco de procriação de parasitas.

Faça a roçada da grama regularmente. Se você não puder fazer, contrate alguém para fazer. Caso contrário, poderá ser muito fácil para que seu pet encontre moradores indesejados na sua pelagem.

Cuidado com as beiradas da casa/muro

Os cantinhos e as beiradas da casa são ótimos lugares para que os parasitas se concentrem e fixem moradia. Esses são lugares seguros e confortáveis, pois há ali uma proteção do clima e eles conseguem se procriar.

Portanto, se você tem grama em casa, um cuidado especial com as beiradas de muros e das paredes da própria casa. Se puder, coloque brita ou concreto nessas beiradas. Assim você evita que os cantinhos sejam moradia de pulgas e carrapatos.

Por que pulgas e carrapatos fazem mal

Existem muitas doenças que são importantes de se considerar. O cão pode sofrer de várias maneiras ao contrair pulgas e carrapatos. Alguns problemas:

  • Transmissão de doenças.
  • Desconforto físico do cachorro.
  • Infestação da casa e pet.

Ou seja, é fundamental que você tome cuidado para que seu cachorro não seja infectado com esses parasitas. E se isso acontecer, é importante começar um processo de desinfecção.

A limpeza do ambiente é um dos fatores mais importantes de todos. Assim você evita que os parasitas se procriem.

No entanto, remediar é também importante, caso o pet já esteja infectado. Procure um veterinário para ele indicar a melhor solução para o caso do seu cãozinho.

Cuide bem do seu cachorro hoje e sempre!