Entre as curiosidades sobre a raça Border Collie está o destaque da sua inteligência, sendo assim considerado o cachorro mais inteligente do mundo. Veja essa e mais curiosidades sobre o Border Collie aqui neste post do Portal do Dog!

O Border Collie é um cachorro de raça dócil, adora crianças e possui uma beleza incrível. Não é à toa que é uma das raças mais queridas de cães para conviver com toda a família.

Dependendo do canil de criação, um filhote de Border Collie custa entre R$ 1.800,00 a R$ 4.000,00. Um valor considerável para tudo que a raça representa.

Portanto, se você tem vontade de criar um doguinho como esse, confira aqui quais são as 15 curiosidades sobre a raça Border Collie!

15 curiosidades sobre a raça Border Collie!

Border Collie brincando – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Border Collie

Apesar de todas as grandes curiosidades sobre a raça Border Collie, ele não é um cãozinho popular aqui no Brasil. Ocupando, assim, a 17ª colocação de cães preferidos pelos brasileiros.

Mas isso não quer dizer que a raça não tem atributos para oferecer. Na verdade, os Border Collies são incríveis e inteligentes para tutores que desejam ter um contato a mais com essa raça de cachorro.

Desta forma, conheça as principais curiosidades sobre a raça Border Collie e se surpreenda com as características dessa raça canina.

1- Considerada a raça de cachorro mais inteligente que existe

A primeira curiosidade sobre a raça Border Collie é, sem dúvida, sua inteligência, já que foi considerada a raça de cachorro mais inteligente que existe.

Esse ranking de cães inteligentes foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren, que também lançou um livro chamado “A inteligência dos Cães”, com a raça Border Collie no pódio.

Desta forma, a raça Border Collie é a mais inteligente do mundo devido à sua facilidade em aprender truques e obedecer comandos.

2- Raça de cão usada para pastorear ovelhas em rebanhos

Outro fato sobre esse cachorro queridinho é que ela é uma raça de cão usada para pastorear ovelhas em rebanhos.

Afinal, como o Border Collie é um cachorro esperto, ágil e inteligente, eles eram bastante usados em trabalhos no campo como o pastoreio de ovelhas.

Mas além da agilidade e esperteza, o cachorro dessa raça também costuma não latir muito. E ao contrário de outras raças de cães usadas para pastorear no ano de 1800 na Grã-Bretanha, o Border Collie não mordia os rebanhos, apenas intimidava os animais.

Assim sendo, os Collies se destacam no pastoreio devido à técnica chamada “the eye”, responsável por intimidar os rebanhos e invasores.

3- Cães Border Collie são destaque em competições caninas

Os cães Border Collie são destaque em competições caninas, sendo essa mais uma das curiosidades sobre a raça.

Isto é, ao longo dos anos, a raça Border Collie passou a participar de diversos eventos caninos, inclusive, competições que destacam a sua inteligência e habilidades únicas.

Um dos cães mais famosos da raça é o Hemp, um cãozinho que ganhou uma competição de cães pastoreio de ovelhas.

4- É uma raça de cachorro com energia para dar e vender

Entre os fatos curiosos, saiba que esta é uma raça de cachorro com energia para dar e vender. Por isso, não é recomendado como pet de apartamento e casas pequenas.

Se os Border Collies fossem humanos, esses seriam atletas olímpicos devido à qualidade de ser um bom corredor.

Assim sendo, esse pet precisa de tempo para se exercitar através de brincadeiras, jogos desafiantes e passeios.

Separe pelo menos 90 minutos do seu dia para brincar e interagir com um Collie, evitando assim que o doguinho fique estressado, ansioso e triste.

15 curiosidades sobre a raça Border Collie!

Border Collie no parque – Foto: Freepik

5- Existe uma grande variedade de pelagens do Border Collie

Uma das principais características da raça são as cores dos seus pelos. Principalmente encontrados nas versões preto e branco.

Assim sendo, saiba que raramente você encontrará um Collie de uma única cor. Mas fique ciente que existe uma grande variedade de pelagens do Border Collie.

Encontre versões de Border Collies nas cores castanho, creme, prata, cinza e nas misturas com as pelagens tradicionais no branco e no preto.

6- Curiosidades sobre a raça Border Collie: socializam com crianças

Uma das curiosidades sobre a raça Border Collie é que eles amam socializar com crianças, principalmente as maiores, para realizar diversas brincadeiras.

Desta forma, por mais que com estranhos eles possam parecer desconfiados, os Collies se soltam com as crianças e adoram jogos e brincadeiras.

Com as crianças menores essa raça pode até brincar. Mas precisa de supervisão para a melhor convivência de crianças com cachorros.

Afinal, assim como qualquer outra raça, crianças e cães precisam aprender os limites um do outro, tornando esta uma amizade para o longo da vida.

7- Uma das raças de cães preferidas pela rainha Vitória

Durante o século 19, essa foi uma das raças de cães preferidas pela rainha Vitória, assim como os cães da raça Corgi.

A rainha do Reino Unido tinha vários cães da raça Collie. A maioria deles ilustrados em fotografias e pinturas da época.

Um dos cães da raça Border Collie favorito da rainha era um doguinho chamado Sharp, falecido aos 15 anos no ano de 1879.

Para se ter uma ideia do favoritismo de Sharp, após o falecimento do pet da rainha Vitória, foi construído um memorial na cidade de Windsor, na Inglaterra.

Curiosidades sobre a raça border collie: 8- Podem sentir medo de ruídos

Apesar do espírito valente e intimidador da raça, saiba que os Border Collies podem sentir medo de ruídos. Como por exemplo, foguete e rojão.

Os Collies estão sempre em estado de alerta. Por isso, ouvir barulhos como fogos de artifício, podem deixá-lo com medo.

O ideal é proteger o cãozinho durante as festas de ano novo e poupá-lo ao máximo de situações onde possam estar submetidos a barulhos estrondosos.

Veja também: Cachorro com medo de barulho: Por que isso acontece? O que fazer?

lindo cão

Border Collie passeando – Foto: Freepik

9- Significado do nome Border Collie faz jus às suas habilidades

O significado do nome Border Collie faz jus às suas habilidades. A palavra Border em tradução livre do inglês significa “fronteira”, já a palavra Collie significa “útil”.

Assim sendo, juntando essas duas palavras, tem tudo a ver com a raça. Primeiro, que o cãozinho é originário da fronteira entre Escócia e Inglaterra. Segundo, que é uma raça bastante usada devido às suas principais habilidades.

O Border Collie é um ótimo cão pastoreio. Inclusive, já esteve presente no cinema devido à sua inteligência e também participou de ações de salvamento.

10- Por mais que sejam espertos, eles precisam de adestramento

Além de todas essas grandes características da raça, os Border Collies precisam de adestramento desde cedo.

Por mais que sejam espertos, os Collies precisam entender limites e aprender habilidades de boa convivência.

Sendo assim, ensine o Border Collie a fazer xixi no local correto, evite problemas com latidos frequentes e ensine truques para aproveitar a inteligência nata do pet.

Curiosidades sobre a raça border collie: 11- Podem ter heterocromia canina

Além das variadas cores do pelo da raça, os Border Collies podem ter heterocromia canina. Isto é, uma alteração na coloração da íris resultante em um olho de cada cor.

Saiba que esta é uma condição genética que não possui cura. Inclusive, a visão do cachorro Border Collie com heterocromia não é afetada.

Os filhotes podem nascer com cores diferentes em um ou nos dois olhos, resultando em uma aparência única e muito bela.

12- Cachorro da raça já conseguiu identificar mais de mil objetos

Para você ter uma ideia da inteligência do Border Collie, um cachorro da raça já conseguiu identificar mais de mil objetos.

Uma cachorrinha chamada Chaser foi quem participou de um estudo dirigido por psicólogos da Universidade de Wofford, nos Estados Unidos.

Essa pesquisa tentava entender a extensão do vocabulário canino, fazendo com que a cadelinha Chaser passasse por um treinamento de 3 anos.

O resultado foi surpreendente, ela identificava nada mais, nada menos, do que 1022 objetos pelo seu respectivo nome.

belo cão no parque

Belo cão no parque – Foto: Freepik

13- Raça de cachorro reconhecida no livro dos recordes mundiais

Além da cadelinha chamada Chaser mostrar sua inteligência, a raça de cachorro é reconhecida no livro dos recordes mundiais.

Um desses nomes destaques de Collies é o cãozinho chamado Strike, da Hungria, que conseguiu abrir uma janela de carro com 11,34 segundos, apenas.

Outro cãozinho chamado Jumpy também está no livro dos recordes mundiais, sendo reconhecido como um cachorro que anda de skate. O cãozinho da raça Border Collie anda 100 metros em menos de 20 segundos.

14- Old Hemp é o cãozinho considerado pai dessa raça

Não poderíamos deixar de fora das nossas curiosidades sobre a raça Border Collie o cachorrinho chamado Old Hemp, um cãozinho considerado o pai dessa raça.

Afinal, devido à sua habilidade de pastorear ovelhas e campeão de competições, o cachorro foi usado para procriação.

Do progenitor Hemp nasceram mais de 200 cachorros da raça Border Collie, marcando a história e intitulando Hemp como o pai dos Collies.

15- Curiosidades sobre a raça Border Collie: são usados em resgate

A última curiosidade sobre o Border Collie é que a raça já foi usada como cães de resgate de pessoas.

Um fato curioso é que um Border Collie chamado de Blitz salvou uma mulher de 51 anos que estava desaparecida.

O cachorro farejou até o local onde a vítima estava desacordada em meio às folhagens em determinada região.

Depois de conhecer essas curiosidades sobre a raça Border Collie talvez você irá querer ter um cãozinho dessa raça tão querida.

Afinal, é um cão especial, muito amigo e parceiro do tutor.

No entanto, é preciso considerar todas as características de convivência para oferecer um habitat seguro e de bem-estar para o dog.

Assim sendo, lembre-se que cada cão é único e precisa de cuidados especiais para ter saúde física e mental.

Cuide do seu dog!