Quer conhecer as curiosidades sobre a raça Boxer? No post de hoje, separamos 15 delas para você se surpreender com os fatos curiosos dessa raça de cachorro grande e tão querida.

Os cães da raça Boxer tem uma aparência peculiar. Afinal, sua cabeça é pequena, focinho braquicefálico e um rostinho mais bravinho.

Porém, não julgue um livro pela capa, pois os cachorros da raça Boxer são bastante dóceis, brincalhões e fiéis aos seus tutores.

Uma das curiosidades sobre a raça Boxer é que eles demoram para crescer mentalmente, formando um cachorro de grande porte bastante desajeitado.

Assim sendo, confira esses e outros fatos sobre o Boxer aqui neste post do Portal do Dog!

curiosidades sobre a raça boxer

Cão Boxer deitado no chão – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Boxer – Conheça as principais

Se você deseja um cachorro forte, leal e carinhoso, a raça possui todos esses atributos. Os cães Boxer são criados a partir de uma raça extinta e têm muita coisa bacana para saber sobre eles!

Por isso, conheça as 20 curiosidades sobre a raça Boxer que estão relacionadas a sua origem, personalidade e outros fatos surpreendentes.

1- Curiosidades sobre a raça Boxer: originários da Alemanha

Entre as curiosidades sobre a raça Boxer está a sua origem. Afinal, são originários da Alemanha. A raça foi criada a partir de uma raça extinta, os Bullenbeisser, que significa “mordedores de touros”.

Essa raça de cachorro antiga era usada para enfrentar animais selvagens como os ursos e javalis na Alemanha.

No ano de 1895, criou-se o primeiro clube de tutores de Boxer na Alemanha para estabelecer os padrões da raça, na cidade de Munique.

2- Raça Boxer foi resultado do cruzamento com Bulldogue Inglês

Ainda sobre a origem do cachorro, acredita-se que a raça Boxer foi resultado do cruzamento com o Bulldogue Inglês com o já extinto Bullenbeisser.

Segundo estudos sobre as raças de cães, o cruzamento do Boxer moderno aconteceu na Alemanha em 1890. Isto é, mais de 100 anos atrás.

3- Suas ruguinhas na face precisam de cuidados especiais

Saiba que as suas ruguinhas na face precisam de cuidados especiais para evitar a proliferação de fungos e bactérias que possam causar infecções.

No entanto, apesar de hoje não ter funcionalidade, essas ruguinhas eram essenciais anos atrás. Afinal, elas protegiam os olhos do cachorro do sangue de animais, já que o dogão era um verdadeiro cão-caçador.

curiosidades sobre a raça boxer

Cão Boxer no parque – Foto: Freepik

4- Possuem atributos que fazem jus ao nome

Algo curioso é que a raça Boxer possui atributos que fazem jus ao nome do cachorro. Mas nada é comprovado historicamente.

Os cães dessa raça têm um ótimo “gancho de direita”. Isto é, nas brincadeiras podem ficar apoiados nas patas traseiras e se movimentam com as dianteiras como um lutador faria.

No entanto, essa façanha está muito mais relacionada com um mito do que necessariamente um fato.

Inclusive, veja também se cachorro Boxer é bravo.

5- São considerados cachorros de raças braquicefálicas

Com um rosto achatado, os Boxers são considerados cachorros de raças braquicefálicas. Isto é, uma versão de porte grande que difere do tamanho dos Shih Tzus e Buldogues, por exemplo.

Assim como os demais cães braquicefálicos, os Boxers tendem a desenvolver com mais facilidade problemas respiratórios decorrentes dessa condição física natural.

6- Tem formato da cabeça anatomicamente desenvolvido para caça

Além da anatomia dos focinhos, os cães Boxers têm formato da cabeça anatomicamente desenvolvido para caça.

O focinho com rugas compreendendo a metade do crânio, era capaz de morder e segurar as presas até a chegada dos tutores. Protegendo, assim, os olhos do contato com sangue dos bichos e ajudando na respiração do cachorro.

7- Boxer sofre de “Síndrome de Peter Pan” em cães

Mais uma curiosidade sobre a raça Boxer é que eles sofrem da Síndrome de Peter Pan em cães. Isto é, mesmo com o crescimento do corpo, a mentalidade do Boxer ainda é de filhote.

A raça pode demorar até três anos para atingir a maturidade canina, apresentando comportamentos para buscar a atenção do tutor, necessitando interações através de brincadeira e desafios.

Por isso, a raça de cachorro Boxer é considerada uma das mais brincalhonas. Afinal, ela necessita de atenção e adestramento para melhor convivência com o cão.

lindo cão

Cão Boxer em linda paisagem – Foto: Freepik

8- Uma das raças de cães usadas nas Guerras Mundiais

Assim como os cães da raça Pastor Alemão, uma das raças de cães usadas nas Guerras Mundiais foi também o Boxer.

Ele ocupa uma das 7 raças utilizadas para auxiliar os soldados. Assim sendo, na Segunda Guerra Mundial, os Boxers eram usados pelos soldados estadunidenses para envio de mensagens, transporte de suprimentos e ajudavam a localizar soldados feridos.

9- Está no ranking de cachorros mais populares nos EUA

Nos Estados Unidos, o Boxer é uma das raças de cães mais queridinhas. Afinal, ele ocupa a 11ª raça de cachorro com pedigree mais popular em território norte-americano.

Além disso, é considerada a 2ª raça de cachorro trabalhador mais popular, ficando atrás apenas dos cães da raça Rottweiler.

10- Boxers são adorados por estrelas de cinema

Saiba que os Boxers são adorados por estrelas de cinema, sendo essa uma raça de cachorro porte grande preferida de diversas celebridades.

Nessa lista de celebridades que adoram os Boxers estão: a atriz Cameron Diaz, Jessica Biel, Ryan Reynolds e até o cantor Justin Timberlake.

Desta forma, essa popularidade entre as estrelas de cinema e música ocorre devido à personalidade da raça, bastante amorosa e fiel a sua família.

11- Raça não é muito ativa no cinema internacional e nacional

Por mais que os cães Boxers sejam queridinhos das celebridades, a raça não é muito ativa no cinema internacional e nacional como é o caso das raças Pastor Alemão e o Jack Russell Terrier.

No entanto, em filmes como “Perdidos em San Francisco” (1996) e “Aventuras no Alasca” (2001), é possível ter uma “palhinha” na raça na tela de cinema.

Inclusive, veja também os cachorros mais famosos do cinema.

12- Raça de cachorro que contribui com a ciência humana

Os Boxers têm, infelizmente, predisposição para a doença cardiomiopatia arritmogênica do ventrículo direito (CAVD), relacionada a um ritmo anormal das batidas do coração do cachorro durante a fase adulta.

Assim sendo, por causa dessa doença cardíaca que pode resultar na morte do cão, a raça de cachorro contribui com a ciência humana, já que o coração do cachorro têm semelhanças com os humanos.

Desta forma, estudar esse tipo de doença cardíaca em cães é uma forma de entender a doença que também afeta as pessoas.

cão no parque

Cão no parque – Foto: Freepik

13- Eram usados para lutar com touros

A raça de cachorro ser usada para lutar com touros, quando esses cães ainda eram considerados caçadores, é mais uma das curiosidades sobre a raça Boxer.

Por causa do formato da cabeça e focinho, os cães dessa raça têm uma mandíbula larga e forte, permitindo segurar a presa até a chegada do tutor, sem matar o animal.

No entanto, por causa da sua força física, essa raça também era usada para competir em rinhas contra touros.

14- Cães da raça Boxer podem ser encontrados em versões brancas

Existe uma grande variedade de cores de cães desta raça. Entre eles estão os cachorros Boxers nas versões brancas.

Acredita-se que a versão branca do Boxer é um distúrbio de pele chamado albinismo. Mas em alguns casos é somente uma mutação genética que faz algumas áreas com pelos mais claros e com manchas escuras.

15- Curiosidades sobre a raça Boxer: São protetores!

Os cães da raça Boxers tendem a ser superprotetores. Eles amam estar com a família e receber carinho de crianças.

No entanto, pode apresentar comportamentos de teimosia, mas nada que bons ensinamentos não resolvam, pois ele adora agradar seus tutores.

Uma dica para as brincadeiras com crianças é sempre estar supervisionando, ensinando as crianças os limites do cão e monitorando as brincadeiras agressivas.

16- Cães da raça Boxer não latem muito

Com um temperamento calmo e dócil, os cães da raça Boxer não latem muito. Afinal, eles costumam ser silenciosos se comparados a outras raças de cachorro porte grande.

Contudo, eles têm um instinto protetor e agem quando necessário. Por isso, é importante verificar o local quando eles estão inquietos e latem.

17- Podem apresentar comportamentos de teimosia e fazer sapequices

Devido à síndrome de Peter Pan em cachorros, os cães da raça Boxer podem apresentar comportamentos de teimosia e fazer sapequices.

Quando não colocado os limites ao cachorro, principalmente durante a infância, ele pode ter comportamentos impulsivos. Como por exemplo, roer chinelos e derrubar o lixo do banheiro.

18- Cachorro da raça Boxer tem formato do corpo desnivelado

Outra curiosidade sobre a raça é que o cachorro Boxer tem formato do corpo desnivelado. Isto é, as patas traseiras são mais baixas que as dianteiras.

Sendo assim, os cães dessa raça tendem a desenvolver com mais facilidade a displasia no quadril, que consequentemente causa problemas de locomoção.

19- Essa raça de cachorro possui sua lenda própria

Saiba que essa raça de cachorro possui sua lenda própria. Quando Deus criou as raças de cachorros, pensou em fazer um cão que reunisse as seguintes qualidades: nobreza, poder, bondade, rapidez e coragem e pegou um pouco de argila para criar a raça Boxer.

Durante a formação da raça, viu que o barro era macio e deixou ele de lado, assim, o Boxer ouviu tudo que Deus disse e começou a agir com altivez com os outros cães.

Os cães ficaram revoltados e ofenderam o Boxer, mas ele orgulhoso revidou e partiu para cima das outras raças.

Como o barro não estava seco, acabou batendo o focinho, o deixando achatado. Foi aí que Deus decidiu deixar a raça dessa maneira, para lembrar do mito e aprender a lição.

20- Boxers não gostam de temperaturas altas

O último tópico da nossa lista de curiosidades sobre a raça Boxer é que eles não gostam de temperaturas altas.

Seu pelo não é desenvolvido para dias muito frios e seu focinho tem predisposição para problemas respiratórios. Ele não aguenta muito calor.