As curiosidades sobre a raça Shih Tzu irão te surpreender, já que essa raça de cão é uma das mais populares no Brasil devido à sua fofura e características autênticas. Mesmo que seja confundido com o Lhasa Apso, essas são raças totalmente distintas.

Assim sendo, se você busca um cachorro companheiro, fiel e dócil, os cães da raça Shih Tzu são excelentes opções.

Afinal, eles são reconhecidos pela sua personalidade dócil, amiga e de fácil adaptação. Porém, tende a ser um cachorro bastante sensível.

Além disso, o apego ao tutor está entre as curiosidades sobre a raça Shih Tzu que você vai poder conferir ao longo desse post de hoje do Portal do Dog. Boa leitura!

18 Curiosidades sobre a raça Shih Tzu

Lindo Shih Tzu – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Shih Tzu – Acompanhe a seguir

Não poderíamos deixar de citar entre as curiosidades sobre a raça Shih Tzu, a sua origem. Ele é considerado um cachorro chinês e uma das raças mais antigas de cães.

Para saber mais sobre a história e particularidades da raça, te convidamos a conferir 18 curiosidades sobre a raça Shih Tzu.

1- Considerada uma das raças de cães mais antigas

O primeiro fato curioso sobre o Shih Tzu é que ele é considerado uma das raças de cães mais antigas que já existiu.

Esse fato pode ser comprovado através de pinturas e objetos encontrados há milhares de anos. Inclusive, alguns documentos sugerem que a raça esteve presente na época do Império Bizantino na China, comprovando a sua ancestralidade.

2- Curiosidades sobre a raça Shih Tzu: originários da China

Além de serem considerados os cães mais antigos do mundo, outra curiosidade sobre a raça Shih Tzu é a raça ser originária da China.

Afinal, pesquisas e estudos apontam que o Shih Tzu tem origem da região do Tibete, vivia entre os monges, chegando a ser considerado um “cão sagrado”.

Diante disso, a história da raça ainda sugere que os Shih Tzus eram os cães de estimação da Família Real Chinesa durante a dinastia Ming.

3- Sua pelagem pode ter inúmeras combinações de tons

A pelagem do Shih Tzu é uma das características mais marcantes da raça, tornando este um cãozinho bastante fofo.

Mas saiba que uma das curiosidades do raça Shih Tzu é sua pelagem. Afinal, ela pode ter inúmeras combinações de tons, chegando a 19 modos diferentes de cores dos pelos.

Desta forma, as cores mais comuns do pelo dos Shih Tzus são o preto e branco. Mas também pode ser encontrado com pelagem dourada, marrom, chocolate, vermelha e cinza.

No entanto, geralmente na ponta da cauda e na altura da cabeça é possível observar uma faixa branca no cachorro dessa raça.

18 Curiosidades sobre a raça Shih Tzu

Cão deitado – Foto: Freepik

4- Entre as características está a sensibilidade ocular do Shih Tzu

Saiba que entre as características do Shih Tzu está a sensibilidade ocular da raça. Afinal, isso se deve ao formato do olho do animal, estando exposto ao ambiente.

Devido ao tamanho avantajado e exposição, o Shih Tzu tem tendência a desenvolver problemas oculares como inflamações na córnea e ressecamento dos olhos.

5- Shih Tzu é reconhecido pelo seu companheirismo e lealdade

Mais um fato curioso do Shih Tzu: ele é reconhecido pelo seu companheirismo e lealdade com o tutor.

Afinal, ele vai querer interagir com toda a família, brincando, pedindo carinho e passeando ao ar livre.

Mas além disso, é uma raça de cão indicada para casas com crianças, mas sempre tomando os devidos cuidados com as brincadeiras.

Curiosidades sobre a raça shih tzu: 6- Raça de cão considerada um pouco teimosa

Apesar de ser leal ao tutor, o Shih Tzu é uma raça de cão considerada um pouco teimosa, se comparada a outros animais de raça chinesa.

Por isso, o aconselhável é começar desde cedo com o adestramento do filhote, desenvolvendo um trabalho com paciência e amor pelo doguinho.

Curiosidades sobre a raça shih tzu: 7- Uma raça de cachorro para viver em apartamento

Uma das curiosidades sobre a raça Shih Tzu é que eles são uma raça de cachorro indicada para viver em apartamento.

Os Shih Tzus são amigáveis, dóceis e não latem muito. Assim sendo, essas características são ideais para cachorros de apartamento.

Outro ponto é que, em nível de inteligência, os cães dessa raça ocupam a 70º posição. Isto é, são cães com ótimo desempenho de guarda, emitindo sons de alerta quando necessário.

8- Tem tendência a desenvolver ansiedade por separação

Como os cães da raça Shih Tzu são apegados aos tutores, eles têm uma maior tendência a desenvolver ansiedade por separação.

Portanto, essas não são as raças de cães indicadas para viver no quintal, bem como, também não são ideais para tutores que não tem tempo para cuidar do pet.

Desta forma, a dica é que desde filhote o Shih Tzu passe por uma socialização e adestramento. Inclusive, é preciso socializar o cachorro com a chegada de um bebê ou outro animal de estimação.

9- Curiosidades sobre a raça Shih Tzu: significado do nome

O significado do nome está entre as curiosidades sobre a raça Shih Tzu. Afinal, o nome da raça está relacionado à sua aparência.

Esse nome significa “cão leão”, atribuído a sua pelagem semelhante ao felino e a lenda da origem da raça em terras chinesas.

A lenda diz que Buda viajava em cima de um leão, relacionando assim a filosofia budista disseminada pelos chineses à origem do cachorro Shih Tzu.

cão fofo

Cão com a língua de fora – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça shih tzu: 10- Está entre as raças mais queridas pelos brasileiros

A popularidade dos Shih Tzus é grande, já que está entre as raças mais queridas pelos brasileiros. Segundo algumas pesquisas, o Shih Tzu ocupa a segunda e terceira posições de rankings dos cachorros mais queridos do Brasil.

Por isso, é bem comum encontrar essa raça de cães fazendo parte dos lares brasileiros, e não era para menos. Afinal, eles são fofos e extremamente queridos para conviver.

11- Faixa de preço de um cachorrinho da raça Shih Tzu

Mesmo com a popularidade da raça, a faixa de preço de um cachorrinho da raça Shih Tzu é bastante elevada.

Alguns canis e pet shop vendem os filhotes de Shih Tzu entre R$ 1.500 a R$ 4.000. Mas isso irá depender das cores da pelagem e demais características da raça.

Lembre-se que essa é uma raça de cachorro que demanda bastantes cuidados, como vacinas, consultas periódicas ao veterinário e cuidados diários.

12- Shih Tzu possui uma expectativa de vida alta

Para os fãs dessa raça, um dos pontos mais positivos é que o Shih Tzu possui uma expectativa de vida alta.

Afinal, um cão da raça Shih Tzu pode viver entre 10 e 15 anos, desde que seja tomado os devidos cuidados como vacinas, check up canino, alimentação saudável e muito amor.

Assim como os Pugs e Buldogue Francês, o Shih Tzu tem um focinho achatado, necessitando assim de cuidados com mudanças de temperatura, brincadeiras ao ar livre e outras atividades.

13- Considerado uma raça de cachorro amigável com outros animais

Além de serem queridos entre os humanos, o Shih Tzu é considerado uma raça de cachorro amigável com outros animais domésticos.

Neste sentido, o cãozinho convive bem com gatos e outras raças de cachorro, desde que seja feita a socialização dos mesmos.

Desta forma, impor os limites e respeito entre os animais é de extrema importância. Ainda mais se você quiser proporcionar um ambiente harmônico para a sua família.

belo cão fofo

Belo cão fofo – Foto: Freepik

14- Não é uma raça de cão com tanta energia para brincar

Mesmo que uma das curiosidades sobre a raça Shih Tzu seja a adaptação de uma casa com crianças e outros animais, o Shih Tzu não é uma raça de cão com tanta energia para brincar.

Mas isso não quer dizer que o dog não gosta de brincar. Pelo contrário. Bolinhas são seus brinquedos prediletos!

Na verdade, ele vai querer brincar e passear sempre que você sugerir. Porém, ele não aguenta passeios muito longos e sempre que puder, vai dar uma descansada.

15- Já foi considerado semelhante à raça de cão Lhasa Apso

Por algum tempo, a raça já foi considerada semelhante à raça de cão Lhasa Apso. Mas com o tempo se comprovou a distinção entre eles.

No ano de 1935, os Shih Tzus pertenciam ao grupo dos Lhasa Apso. E após algumas pesquisas, percebeu-se as diferenças entre temperamento, comportamento e características físicas da raça.

Uma característica que difere o Shih Tzu do Lhasa Apso é a personalidade. Afinal, o primeiro é mais dócil e simpático com estranhos.

16- Necessitam de banhos regularmente devido à pelagem

Na rotina de cuidados de um Shih Tzu a higiene é bastante importante. Afinal, eles necessitam de banhos regulares devido à pelagem.

Assim como os olhos do Shih Tzu, a pelagem é bastante sensível e precisa de cuidados especiais com os produtos indicados para a raça.

17- Shih Tzus possuem fortes tendências às complicações respiratórias

Por causa da característica braquicefálica do focinho, os cães da raça Shih Tzu possuem fortes tendências às complicações respiratórias.

Assim sendo, o formato do focinho dificulta a respiração do cachorro. Portanto, não é recomendado exercícios físicos muito intensos.

Mas além disso, sua pele é sensível às mudanças de temperatura, não adaptando muito bem a climas muito intensos (de frio e calor).

18- Conheça a lenda do cachorrinho Shih Tzu

A última da nossa lista de curiosidades sobre a raça Shih Tzu é que, em relação à raça, existe uma lenda bem interessante.

Os Shih Tzus surgiram no Tibete no século 17. Segundo a lenda, ele simboliza o “amor impossível” entre uma princesa chinesa e um representante do povo tibetano (conhecido como mongol).

Sendo assim, para simbolizar o matrimônio do casal, eles cruzaram um cachorro da raça Pequinês e um Lhasa Apso, tornando o Shih Tzu um cão que simboliza o amor entre os dois.

Cuide do seu dog e compartilhe este artigo!