Os mitos e verdades sobre Akita são incríveis, visto que essa é uma raça de cão conhecida em filmes e também adorada pelos tutores devido à sua lealdade.

A raça de cão Akita Inu é conhecida pela sua característica física. Afinal, o dog de porte médio e grande parece mais um ursinho de pelúcia.

De origem japonesa, os cães dessa raça já foram tratados como cães de caça e também reconhecidos como tesouros naturais do Japão.

Entre os mitos e verdades sobre Akita está que a raça pode ser agressiva. Bem como, que sua pelagem é impermeável. Mas será que isso é verdade ou mito?

O Portal do Dog te conta. Continue lendo!

Mitos e verdades sobre Akita

Lindo Akita feliz – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre Akita – Confira aqui

Há muitos mitos e verdades sobre Akita.

Mas como sempre, em histórias de mitos e verdades, têm questões que dependem muito do contexto para responder com exatidão.

Desta forma, já adiantamos que no caso do Akita ser brincalhão, tudo vai depender da forma que ele é socializado.

Assim sendo, a ideia é relacionar os mitos e verdades sobre a raça Akita com base no seu instinto e o que espera desse estilo de cão. Confira os próximos tópicos.

Mitos e verdades sobre akita: 1- Cães da raça Akita não comem qualquer alimento

Verdade. Os cães da raça Akita Inu não comem qualquer tipo de alimento. Aliás, os cachorros devem ter uma alimentação adequada para sua saúde e espécie.

Desta forma, no caso dos Akitas, a relação com a comida pode ser um pouco dificultosa. Afinal, eles enjoam facilmente de comer uma mesma ração.

A dica é ir testando os tipos de ração para cachorro desse porte, considerando sempre os valores nutricionais necessários e a qualidade da marca.

Assim sendo, experimente usar molhos para variar a ração seca. Mas não exagere na dose ou quantidade no dia para evitar problemas de saúde do seu pet.

2- São cães um pouco difíceis de socializar com humanos e pets

Verdade. Os Akitas são cães um pouco difíceis de socializar com humanos e pets. Afinal, eles têm uma personalidade desconfiada.

Desta forma, o Akita Inu é uma espécie de cachorro primitivo, sendo natural haver desconfiança com pessoas estranhas e outros animais.

Por isso, o mais aconselhável é fazer a socialização do Akita com outras pessoas, como visitas de pessoas frequentes em sua casa.

A convivência com outros animais também é dificultosa, mas pode acontecer, desde que seja feita com respeito às particularidades do pet.

Na verdade, o Akita vai querer mesmo é se relacionar com sua família de tutores. Já os demais pets, você pode ter uma dificuldade maior com os cães de raças territorialistas.

3- Mitos e verdades sobre Akita: Conhecidos como cão-gato

Verdade. Entre os mitos e verdades sobre Akita mais curiosos sobre a raça, é que os Akitas são conhecidos como cão-gato pelos japoneses.

Esse apelido carinhoso do Akita é derivado de seus comportamentos de higiene. Afinal, o cachorro costuma se lamber para se limpar com frequência.

Para se ter uma ideia, os Akitas gostam muito de se sentirem limpos, não ficam com cheiro de cachorro-molhado e não gostam de se sujar.

Só para você ter uma ideia, é difícil ver um Akita brincar no barro e areia. Alguns exemplares da raça nem gostam de pisar no local onde fazem suas necessidades!

Mitos e verdades sobre Akita

Cão deitado – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre akita: 4- Akitas são uma raça de cachorro agressiva

Mito. Os cães Akita não são de uma raça de cachorro agressiva. Sendo assim reconhecidos como cães de companhia.

O que na verdade se confunde, é que os Akitas são territorialistas e podem apresentar dificuldades de se relacionar com outros cães e animais de estimação.

Contudo, os cães desta raça precisam de limites, regras e reconhecimento de quem é o líder: o tutor.

Assim sendo, desde pequenos, os filhotes de Akita podem ser criados em uma família com crianças e outros animais. Basta ensiná-los a conviver tranquilamente com seus pares.

5- Cães da raça Akita não costumam latir tanto

Depende. Os cães da raça Akita podem e não podem latir com frequência. Afinal, tudo depende de como ele foi ensinado.

De fato, um dos modos de comunicação dele, é o latido. Assim sendo, como não são considerados cães de guarda, os Akitas não deixam de avisar situações estranhas para ele.

Portanto, você vai ouvir o Akita latir para pessoas estranhas, animais e demais situações que eles desejam avisar que algo está acontecendo.

6- Já foi considerado um dos cães mais famosos do Japão

Verdade. O Akita já foi considerado um dos cães mais famosos do Japão devido à sua história ter sido representada em filme.

O filme “Para sempre ao seu lado” conta a história real de Hachiko, um cão da raça Akita que esperava seu tutor em uma estação de trem em Tóquio.

Até mesmo após a morte do tutor o doguinho esperou o seu amigo até o fim da sua vida. No local onde o Hachiko esperava o tutor, foi feito um monumento em sua homenagem, tornando este o cão mais famoso do Japão.

7- Uma raça de cachorro impermeável à prova de frio

Verdade. Os cães dessa raça japonesa têm os pelos impermeáveis e a prova do frio. Isto é, servindo para isolar sua pele durante o contato com a neve e água.

Desta forma, a raça era bastante usada para caça na região montanhosa do Japão e em combates com outros animais devido a sua força.

Para se ter uma ideia, a força da mordida do Akita Inu é bem potente para sua estatura: apresentando aproximadamente 25-28,1 kgf/cm2 (quilograma-força por centímetro quadrado).

cão sentado

Com deitado com a língua de fora – Foto: Freepik

8- Não existe Akita puro com uma pelagem em efeito tigrado

Mito. Na verdade, existem variadas cores de Akita além do vermelho-fulvo. Desta forma, os Akitas podem ser encontrados com um efeito tigrado.

Talvez o Akita Tigrado não seja uma versão tão popular. Mas é fato que a aparência dessa pelagem é incrivelmente bonita.

O efeito tigrado é resultado de uma mistura de cor sólida, listras pretas e tons prateados, fazendo dessa cor de pelagem um diferencial para essa raça de cachorro.

9- Considerada uma raça de cachorro para viver dentro de casa

Verdade. Muita gente acredita que cães de médio e grande porte não convivem bem dentro de casa. Porém, o Akita é, sim, uma raça de cachorro para conviver dentro do lar.

O Akita não é um cachorro para ficar o tempo todo no quintal, já que ele gosta de conviver na companhia do seu tutor.

Assim sendo, ele pode viver em apartamento. Mas saiba que será preciso mantê-lo em ambiente fechado e ainda ter disposição para passeios diários.

10- Akita pode apresentar comportamentos de teimosia

Verdade. O cachorro Akita pode apresentar comportamentos de teimosia. Afinal, o seu instinto é de um cachorro de dominância.

Diante disso, em alguns momentos ele pode apresentar um comportamento mais resistente aos comandos. Mas nada que paciência, amor e perseverança não resolvam.

Mostre para o dog quem dita as regras, agindo sempre com carinho e respeitando as particularidades da raça.

11- Não é uma raça de cachorro bastante brincalhona

Depende. Falar que o Akita não é uma raça de cachorro brincalhona tem as suas exceções. Afinal, ele adora a companhia do tutor e tem instinto protetor.

Desta forma, em alguns momentos ele pode ter uma predisposição às brincadeiras bastante agitadas. Mas quando quer ficar quieto no seu canto, ele assim fará.

Saiba que o Akita é inteligente e precisa de incentivos na hora do adestramento, como por exemplo, os reforços positivos usados nessas atividades.

cão com criança

Cão com criança – Foto: Freepik

12- Raça não recomendada para pessoas que nunca tiveram um cão

Verdade. Essa é uma raça de cachorro não recomendada para pessoas que nunca tiveram um cão de estimação.

A personalidade do Akita é autêntica e precisa de orientação para realizar a sua socialização e adestramento adequado.

Assim como todo cachorro, a melhor fase para começar os comandos e treinamentos é a partir dos dois meses de vida.

13- Cadela da raça Akita pode ter até 8 filhotes em uma ninhada

Verdade. Considerado um cachorro de porte médio ao grande, a cadela da raça Akita pode ter até 8 filhotes em uma única ninhada.

Contudo, alguns especialistas salientam que o mais adequado é a fêmea criar entre 4 a 6 filhotes por vez para evitar complicações após a cria.

Além disso, fica mais fácil cuidar da cria, alimentando-os com naturalidade até que estejam prontos para socializar após o período de cachorro recém-nascido.

14- O Akita é uma das raças de cães mais difíceis de cuidar

Mito. O Akita não é uma raça de cão difícil de cuidar. Mas assim como outras raças, ele precisa de uma atenção.

Como dissemos no tópico 3 de mitos e verdades sobre Akita, a raça é conhecida por sua higiene. Ele mesmo se encarrega de limpar sua pelagem e partes do corpo.

No entanto, também é preciso cuidar da alimentação, saúde e rotina do Akita, apostando em exercícios físicos diários e adestramento.

Mitos e verdades sobre akita: 15- Um cachorro que vai estar sempre ao seu lado

Verdade. Como diz o título do filme sobre a raça, o Akita é um cachorro que vai estar “sempre ao seu lado”.

Eles são cheios de energia, têm lealdade e adoram receber e dar carinho para seus tutores. Desta forma, tornando-se um cachorro para marcar a vida de sua família.

Se você vai adotar um Akita, lembre-se de procurar um canil especializado. Além disso, procure um veterinário para te ajudar com dicas e recomendações do dia a dia para a raça.

Afinal, cada raça é única e terá suas necessidades específicas, que devem ser levadas em consideração.

Gostou dos mitos e verdades sobre Akita? Comenta aqui embaixo qual dos tópicos mais te surpreendeu.