Veja aqui os mitos e verdades sobre Poodle, uma raça de cão adorável para conviver com você e sua família. Tire suas dúvidas acerca da personalidade, comportamentos e pelagem do Poodle que são as principais características da raça.

Se você busca um filhote de cachorro companheiro, fiel e obediente, o Poodle é uma excelente raça para ter em casa.

E não é à toa que o cãozinho é uma das raças mais populares aqui no Brasil e no mundo, principalmente em categorias como cães para apartamento.

Uma das curiosidades da raça é que o Poodle possui três tamanhos diferentes, ideais para qualquer estilo de família.

Para completar a sua escolha pelo pet, confira quais são os mitos e verdades sobre Poodle aqui no post de hoje do Portal do Dog.

15 Mitos e verdades sobre Poodle

Poodle com a língua de fora – Foto: Freepik

Mitos e verdades sobre Poodle – Descubra aqui

As particularidades dessa raça estão na nossa lista de mitos e verdades sobre Poodle, entre elas, a sua personalidade dócil, esperteza e carisma.

Desta forma, é um dos cães mais fofos do mundo é o Poodle. Um cãozinho extremamente inteligente, ficando em segundo lugar no ranking de cães mais inteligentes do mundo.

Descubra os mitos e verdades sobre Poodle e amplie seus conhecimentos acerca dessa raça de cachorro tão amável.

1- Cães da raça Poodle não gostam de pessoas estranhas

Verdade. Apesar da simpatia e amabilidade, os cães da raça Poodle não gostam de pessoas estranhas.

Eles podem se sentir desconfortáveis na presença de pessoas que nunca viram na vida. Por isso, apresentam dificuldades de permanecerem na creche de cães.

Contudo, nada que uma socialização não resolva. Afinal, é da personalidade do Poodle estranhar a presença de pessoas estranhas.

Mas de maneira nenhuma eles irão ficar agressivos, o que pode ocorrer, na verdade, são os latidos constantes do cão.

2- É uma raça de cachorro com tendência a ser ciumenta

Verdade. O Poodle é uma raça de cachorro com tendência a ser ciumenta, eles são bastante apegados aos donos.

Desta forma, sua fidelidade pode ultrapassar limites, tendo a ter dificuldades de se relacionar com outros pets.

A socialização do cachorro é bem importante, devendo acontecer desde a infância do doguinho para melhor convivência com os demais além do tutor.

Do mesmo modo que estranha as pessoas, o Poodle ao ter ciúmes do tutor pode latir com mais frequência.

3- Mitos e verdades sobre Poodle: São de origem Alemã

Verdade. Talvez esse tópico de mitos e verdades sobre Poodle seja, em partes, verdade. Mas os cães da raça Poodle, podem sim, ter origem Alemã.

Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e outros pesquisadores, os Poodles vieram da França.

Em terras francesas, o doguinho era conhecido como “Caniche” ou “Cão caçador de águas aquáticas”.

Mas sua origem é contestada, devido à presença de exemplares da raça na Alemanha, sendo conhecido como “Pudel” ou “Cão d’água”.

15 Mitos e verdades sobre Poodle

Cão deitado – Foto: Freepik

4- Uma raça de cachorro que adora gastar energia

Verdade. Entre os fatos curiosos de mitos e verdades sobre Poodle, saiba que a raça adora gastar energia.

O Poodle é um cãozinho brincalhão e cheio de energia, não importa seu tamanho, ele sempre vai querer interagir com seu tutor.

Mesmo que seja um cachorro de apartamento, tranquilo e quieto, o Poodle precisa gastar suas energias passeando e brincando ao ar livre.

5- Existem tipos de Poodle mini e até Poodle gigantes

Verdade. Saiba que existem tipos de Poodle mini e até Poodle gigantes para você escolher o porte para criar.

O grupo dos cachorros Poodle compreendem as raças toy, anão, médio e grande (standard). Cada uma delas com a personalidade e características físicas da raça canina.

Além do tamanho diferenciado dos Poodles, eles também possuem cores de pelagem diferentes como preto, vermelho, cinza e até marrom.

6- Poodles foram uma raça de cachorro criada para trabalho

Verdade. Os Poodles foram uma raça de cachorro criada para trabalho há mais de 400 anos.

Devido às suas habilidades, os cães dessa raça foram criados para caçar patos por causa de seu comportamento atlético, agilidade, inteligência e suporte físico.

Desta forma, seus pelos são ótimos para trabalhos dentro da água. Inclusive, seu porte pequeno, naquela época, era ideal para os trabalhos de caça de aves.

Ainda sobre sua pelagem, ela é capaz de proteger o doguinho do frio, mesmo em situações onde precisa entrar e sair da água.

Mitos e verdades sobre poodle: 7- Os Poodles não são cães tão inteligentes

Mito. Segundo o ranking das raças mais inteligentes do mundo, os Poodles ocupam a 2ª posição de cães mais inteligentes.

O primeiro lugar do pódio vai para o Border Collie, uma raça de cachorro muito usada para pastorear ovelhas em rebanhos.

Segundo a pesquisa, os cães mais inteligentes são capazes de responder 95% de um novo comando. Assim sendo uma excelente velocidade de raciocínio.

Mas ainda segundo o resultado dessa pesquisa, os cães mais inteligentes do mundo tendem a aprender em até 5 vezes a repetição de um truque ensinado.

cão sentado

Cão sentado – Foto: Freepik

8- Cães da raça Poodle não sabem e nem gostam de nadar

Mito. Os cães da raça Poodle sabem e adoram nadar. A verdade é que a raça de cachorro foi criada para caçar patos e entrar na água sem passar tanto frio quanto outras raças de cães.

Não se engane com o rostinho fofo do Poodle. Afinal, ele é uma raça de cachorro esperto, ágil e forte. Isto é, qualidades ideais para um caçador nato.

Como vimos no tópico 3, o Poodle é originário da França e da Alemanha. Sendo assim reconhecidos nos dois países pelas suas habilidades de caça.

Mitos e verdades sobre poodle: 9- Mitos e verdades sobre Poodle: Vivem menos

Mito. Nem todas as versões do Poodle vivem menos. Para se ter uma ideia, o Poodle Toy tem uma estimativa de vida de 18 anos.

Os Poodles anão, por sua vez, podem viver até 15 anos. Já os Poodles Standard ou médio vivem entre 10 a 14 anos, como os demais cachorros desse porte.

Para garantir a saúde do seu amiguinho, consulte sempre um veterinário, ofereça uma alimentação saudável, rotina de exercícios físicos e muitas outras práticas que contribuem com a qualidade de vida do cachorro.

10- A tosa clássica do Poodle é apenas padrão de beleza

Mito. A tosa clássica do Poodle não é apenas um padrão de beleza. Mas uma forma de adaptação do pet, não pesando quando ele entra na água.

A tosa Kennel Poodle, como é conhecida, é feita com a tesoura formando um topete alto e o corpo com um corte mais curtinho do pelo.

Nas orelhas e cauda, os pelos ficam mais compridos, deixando a região íntima mais higiênica com cortes curtos.

11- É considerada uma raça de cachorro agitada

Verdade. O Poodle é considerado uma raça de cachorro agitado. Afinal, eles adoram brincar e participar de jogos com desafios.

Os Poodles se adaptam com crianças, principalmente as grandes, que proporcionam momentos de descontração e gasto de energia.

Desta forma, aproveite os momentos de lazer com o doguinho para brincar de bolinha, corridas e entre outras brincadeiras divertidas para fazer com seu cão.

12- Poodle pode se tornar um cachorro bagunceiro e teimoso

Verdade. O Poodle pode se tornar um cachorro bagunceiro e teimoso se não houver disciplina e treinamento desde cedo.

Afinal, eles são cães que adoram brincar. Mas também sabem responder muito bem aos comandos. Até porque, ele é a segunda raça de cachorro mais inteligente do mundo.

O ideal é desde filhote socializar e adestrar o Poodle, ensinando bons modos de convivência, inclusive com outros animais.

Como citamos acima, outro ponto importante entre os mitos e verdades sobre Poodle é que a raça pode desenvolver emoções como o ciúmes do tutor.

cão fofo

Poodle fofo – Foto: Freepik

13- A pelagem do Poodle mantém a mesma até adulto

Verdade. A pelagem do Poodle mantém a mesma coloração até sua fase adulta, diferente de outros tipos de raças de cães.

São encontrados Poodles com pelos nas cores: branco, champanhe, preto, azul, creme, prata, marrom, vermelho, sable e abricot.

Além das cores variadas da raça, os tamanhos do Poodle também variam, sendo encontrados nas versões toy, anão, médio e grande.

14- Pelo do Poodle fica enrolado após a primeira tosa

Verdade. Um fato sobre a raça é que o pelo do Poodle fica enrolado após a primeira tosa, resultando em uma das principais características da raça.

Aos 4 meses do filhote, você já pode marcar a primeira tosa do Poodle, que deve ser feita com bastante cuidado.

Mas isso não é regra, somente faça a tosa por sua vontade ou se o pelo do Poodle estiver embaraçado.

As raças como o Poodle e o Bichon Frisé estão entre as únicas raças que passam pela modificação da estrutura do pelo do cachorro.

Mitos e verdades sobre poodle: 15- Não existe o tipo de Poodle Micro Toy

Verdade. Os veterinários e especialistas orientam que não existe o tipo de Poodle Micro Toy.

As estaturas conhecidas dos Poodles são o Toy, Anão, Médio e o Gigante. Assim sendo, a versão micro é modificada e não incluída pela CBKC.

Contudo, o Poodle Micro Toy pode ser encontrado facilmente em canis e vendedores autônomos, necessitando de bastante cuidado na hora de comprar.

Aliás, essa é uma raça de Poodle bastante frágil, necessitando de cuidados especiais do tutor.

Esses foram os mitos e verdades sobre Poodle. Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre a raça.