Quem tem cachorro, provavelmente, já teve a impressão de estar sendo observado mesmo no escurinho da noite. Parece que os cães conseguem nos ver mesmo sem qualquer sinal de claridade, não é? Mas será que os cachorros realmente enxergam no escuro?

  • Os cães têm visão noturna 5x melhor que os humanos, enquanto os gatos têm visão 6x melhor. Mas isso não significa que você deva deixar as luzes apagadas.
  • Os cães ainda não conseguem enxergar na escuridão total, e sua capacidade de enxergar se deteriora com a idade.
  • Enquanto a visão humana é 20/20, a visão de um cão é 20/80, o que significa que a visão de longa distância é ruim.

Como funciona a visão noturna do cão?

cachorros enxergam no escuro

Foto: Pixabay

Os cães não têm visão noturna no sentido de poderem ver quando está muito escuro ou não há luz.

O olho de um cão é constituído por uma córnea, pupila, lente e retina, que contém fotorreceptores compostos por hastes que absorvem luz e cones para absorver cor e brilho.

O segredo da visão noturna de um cão que lhes permite ver melhor do que os humanos em situações de pouca luz é uma grande quantidade de hastes sensíveis à luz encontrados na retina que coletam luz. Em salas escuras, a luz é capturada pela pupila, que é o centro de controle da luz do olho.

A retina dominante do cão coleta essa luz. E, usando um tecido fino atrás da retina chamado tapetum lucidum, amplifica e reflete a luz de volta para a lente semelhante à câmera, focada no que o cão está olhando.

Os cães podem ver muito melhor do que as pessoas em algumas situações, mas lembre-se de não deixá-lo em locais muito escuros. Ele verá o mínimo que um olho humano puder em áreas escuras.

Os cachorros enxergam no escuro? O que ajuda um cão a ver à noite?

cachorros enxergam no escuro

Foto: Pixabay

A visão de um cão desenvolve várias maneiras de formar uma imagem do que está à sua volta à noite. Mas como os cães não possuem uma grande porcentagem de cones na retina para capturar brilho e cor, os olhos confiam nos seguintes recursos para a visão noturna:

  • Detector de movimento
  • Sensibilidade à luz
  • Perspectiva visual
  • O campo visual de visão
  • Percepção de profundidade
  • Acuidade visual
  • Percepção de cores
  • Nitidez da forma

Por que os olhos do seu cão brilham

cachorro no escuro

Foto: Pixabay

Tenho certeza que você notou que, quando a luz atinge os olhos de seu cão, você pode ver um brilho verde refletindo de volta para você (geralmente com resultados assustadores). Mas o que você está vendo é chamado de Tapetum, e é uma das vantagens evolutivas dos cães.

Quando nossos olhos processam a luz, ela tem uma chance de inserir nossos fotorreceptores a serem processados. Mas os cães têm uma segunda chance espelhando a luz do Tapetum (localizado na parte posterior do olho) e voltando ao fotorreceptor. Esse processo secundário oferece uma visão noturna aprimorada.

Embora seja ideal em um ambiente escuro, esse processo de reflexão também dispersa a luz, o que causa alguma degradação geral da visão.

Raças diferentes têm visão diferente?

Tecnicamente falando, existem algumas diferenças. Algumas raças têm melhor genética ocular do que outras. Isso significa que elas estão mais propensas a ter uma visão melhor do que um cão que ficou cego aos dois anos por causa de catarata juvenil.

E certas raças são mais propensas a perder a visão ou desenvolver problemas oculares.

Além dos problemas visuais causados ​​pelo envelhecimento ou pela doença, não há indicação de que diferentes raças de cães (ou mesmo lobos) tenham níveis variáveis ​​na visão.

6 fatos sobre a visão do cão

  • Os cães têm visão dicromática. Isso significa que os cães vêem a cor, embora sem brilho e principalmente em azul-violeta, amarelo e tons de cinza. A menor porcentagem de cones significa que os cães têm uma absorção de cores diminuída e perdem os detalhes visuais.
  • Os olhos de um cão brilham verde no escuro quando a luz brilha porque reflete no tapetum lucidum, que os humanos não possuem.
  • A posição dos olhos de um cão na cabeça oferece um campo de visão periférico mais amplo. Assim, varia entre 240 e 270 graus, dependendo da raça.
  • Devido ao alto volume de hastes sensíveis à luz no olho de um cão, os cães são capazes de detectar movimentos muito mais rapidamente, com até 80 imagens capturadas por segundo, contra 60 imagens por segundo para humanos.
  • A visão não é um sentido primário para os cães, que dependem principalmente do olfato para navegar no mundo.
  • Ao contrário da visão das pessoas em 20/20, os cães têm uma acuidade visual de 20/80.

Os cachorros enxergam no escuro? Deixe a luz acesa para o seu cão!

cachorro no escuro

Foto: Pixabay

A estrutura da visão canina é diferente da nossa e entender essas diferenças estruturais ajuda a acabar com esse mito.

Os cães têm pupilas maiores, têm mais hastes em retinas mais largas e um tecido chamado tapetum lucidum por trás dessas retinas. Assim, através desses mecanismos que os cães parecem que enxergam no escuro.

Os cachorros não conseguem enxergar na completa escuridão, assim como os humanos. O segredo da visão noturna canina é que eles fazem um melhor uso de qualquer luz que esteja disponível, por menor que seja.

Por causa da maneira que os olhos dos cães são estruturados, eles usam qualquer luz que exista de maneira duplicada, ou seja, processando a luz assim que ela entra em seus olhos e depois refletindo novamente qualquer excesso.

Isso significa que a visão dos cães à noite ou em qualquer situação com pouca iluminação, pode ser borrada ou menos distinta. Mas eles são capazes de perceber qualquer movimento, seja de uma pessoa, um animal ou até mesmo um objeto caindo.

Mas não deixe seu cão na escuridão total, pois mesmo sabendo que os cachorros enxergam no escuro, a visão não é perfeita. Lembre-se de que cães mais velhos podem não ver também.