Se você é daqueles que adora agarrar o seu cachorro e cheirar bastante o animal, com certeza já reparou que as patinhas deles têm um cheirinho bem diferente, mesmo quando eles estão limpinhos. Veja porque as patas dos cachorros têm cheiro de salgadinho.

Muitos tutores acham que as patas de seus cães têm um cheiro bem parecido com os de snacks e salgadinhos, daqueles industrializados que vem em pacotinhos. E é exatamente isso mesmo. Dependendo do olfato da pessoa, ela pode sentir o cheiro das patinhas dos cães como de salgadinhos ou até de pipoca.

patas de cachorro

pata de cachorro – Foto: Freepik

Apesar de ser um cheiro bastante peculiar, que pode ser bastante agradável para umas pessoas e bem ruim para outras, é normal que as patas dos cães tenham esse aroma.

Patas dos cachorros têm cheiro de salgadinho: causa

Esse cheiro é, provavelmente, causado pelos microrganismos que se proliferam de forma natural nas patas destes animais, entre elas as bactérias Pseudomonas e Proteus.

Os cães só suam em poucas partes de seu corpo, pelo focinho, pela respiração mais ofegante (quando expulsam o ar quente enquanto respiram um mais frio) e pelas almofadas das patas, local onde crescem muitos pelos.

A junção desse suor das almofadas com os pelos que nascem entre os dedos dos cães fornece o ambiente perfeito para abrigar microrganismos e fazer com que algumas bactérias que ocasionam o cheiro de salgadinho se proliferem nas patas dos animais.

patas de cachorro

patas de cachorro – Foto: Freepik

Mas, calma tutores, as patas dos cachorros têm cheiro de salgadinho é normal.

Se você não acha esse aroma dos mais agradáveis, algumas atitudes podem ajudar a diminuir o nível do cheirinho, como lavar e secar bem as patas dos cães e manter os pelos entre os dedos sempre curtinhos ou tosados.

Apesar de um cheirinho de salgadinho ser normal, é preciso ficar atento se esse cheiro ficar muito forte. É bom também observar se o aroma vem acompanhado de algum corrimento ou inchaço nas patas, pois pode ser sinal de infecção, que deve ser tratada por um médico veterinário.

Fonte: IFL Science