Cuidar das patas do cachorro adequadamente é extremamente importante para protegê-lo de patologias que possam acometer essa parte do corpo.

Sendo assim, a equipe do Portal do Dog desenvolveu este conteúdo com uma série de dicas que podem ajudá-lo nessa missão. Não deixe de conferir!

almofadinha

Almofadinha fofa – Foto: Canva

Dicas de como cuidar das patas do cachorro

De maneira geral, você pode considerar as seguintes dicas para já começar a cuidar das patas do cachorro:

  • Fique atento à temperatura do solo/calçada;
  • Higienize a pata regularmente;
  • Faça uma inspeção regularmente para detectar se há lesões;
  • Mantenha as unhas aparadas;
  • Cuidado com a aspereza das superfícies onde a caminhada ocorre;
  • Invista no hidratante para patas;
  • Mantenha o ambiente sempre limpo e sem objetos pontiagudos;
  • Cuide do peso corporal do cachorro;
  • Considere o uso de sapatinhos para proteger cães em recuperação;
  • A alimentação também é importante;
  • Visitas regulares ao veterinário.

Apesar de serem cuidados relativamente simples, eles requerem recorrência, para que a saúde do cachorro seja sempre mantida. Veja só mais detalhes sobre cada um dos pontos que assinalamos acima:

almofadinha

C̣o dando a patinha para o tutor РFoto: Canva

1. Fique atento à temperatura do solo/calçada

Quando você sai para caminhar com o seu cachorro, possivelmente você coloca um bom tênis de exercícios, não é mesmo? Isso protege o seu pé e mantém o seu conforto durante todo o treino.

No entanto, os cachorros caminham descalços na rua e nas calçadas. Portanto, o ideal é que você sempre observe a temperatura do solo em questão. Se ela estiver muito quente, o pet poderá queimar a sola das suas patinhas. Se ela estiver muito gelada, poderá ser bastante desconfortável a caminhada.

Sendo assim, quando essas situações acontecerem, tente mudar o local de passeio que você costuma ter com o seu cachorro, pois isso poderá mantê-lo mais seguro e protegido. Ou então, caso isso não seja possível, considere mudar, ao menos, o horário da caminhada, adaptando de acordo com aqueles momentos em que a superfície do solo está mais agradável para quem anda descalço sobre ele.

Como cuidar das patas do cachorro – 2. Higienize a pata regularmente

A higiene da pata do cachorro também tem a sua importância. Como a patinha pode acumular sujeira, e também excesso de pelos e outros tipos de resíduos, ela pode ficar muito propensa à proliferação de fungos e bactérias.

Além do mais, esse acúmulo de resíduos também pode causar lesões na pata do cachorro, o que seria extremamente prejudicial para o bem-estar dele.

Por conta desses fatores, procure manter uma rotina de higienização das patinhas, sempre avaliando como está a limpeza e se há algum excesso que deva ser removido.

3. Faça uma inspeção regularmente para detectar se há lesões

A inspeção regular também é uma das formas de cuidar das patas do cachorro de maneira efetiva. Isso porque, às vezes, o cão pode estar com algum tipo de lesão, mesmo que não demonstre isso por meio dos seus comportamentos.

Sendo assim, avaliar a integridade das patinhas para analisar se há a necessidade de intervir com algum medicamento prescrito pelo veterinário, é bem importante.

Se possível, faça essa visualização diariamente, pois isso pode fazer toda a diferença no bem-estar do bichinho.

pata do cão

C̣o dando a patinha para o tutor РFoto: Canva

4. Mantenha as unhas aparadas

Em alguns casos, manter as unhas aparadas é extremamente importante para a saúde do cachorro. Isso decorre do fato de que alguns pets podem sofrer com um crescimento exagerado das unhas, o que pode prejudicar a parte de baixo das patinhas, causando lesões.

Além disso, quando as unhas crescem excessivamente, elas também podem atrapalhar a postura do cachorro, trazendo outros prejuízos para a sua saúde. Portanto, ficar atento a esse tipo de situação é uma das formas de como cuidar das patas do cachorro.

5. Cuidado com a aspereza das superfícies onde a caminhada ocorre

Caminhar com o cachorro é extremamente importante e traz muitos benefícios para a saúde do pet. No entanto, esse tipo de exercício deve ser feito da forma correta para garantir a segurança do seu cachorro.

É o caso de fazer a avaliação das superfícies nas quais o pet caminhará. Pois, por exemplo, superfícies muito ásperas, com pedrinhas pontiagudas, podem prejudicar a integridade da patinha do cachorro, causando dor, desconforto e até mesmo lesões.

Portanto, fazer uma inspeção nesse sentido é fundamental. Nunca se esqueça de que o cachorro não está usando um sapato como você.

Como cuidar das patas do cachorro – 6. Invista no hidratante para patas

Alguns cães podem ter as patinhas mais ressecadas, por uma série de motivos. Nesses casos, o tutor pode cuidar das patas do cachorro aplicando um hidratante específico para esse fim.

Mas cuidado: nada de aplicar hidratantes de humanos no cachorro, hein? Esse comportamento do tutor pode colocar a saúde do pet em risco.

Primeiro porque a absorção dos componentes hidratantes pode levá-los à corrente sanguínea do cachorro, causando malefícios para a sua saúde. Segundo que essa absorção pode ser ainda mais rápida, quando o cachorro lambe a substância em sua pata. E terceiro que ela pode causar reações alérgicas, como ardência e coceira.

Por isso, adquirir um hidratante específico para cães e recomendado por especialistas é fundamental.

Veja também: Pode usar shampoo de humano em cachorro? Entenda!

cuidar das patas do cachorro

Patinha do cachorro com as almofadinhas a mostra – Foto: Canva

7. Mantenha o ambiente sempre limpo e sem objetos pontiagudos

O local onde o cachorro costuma passar a maior parte do tempo também deve ser inspecionado com uma certa frequência.

Verifique constantemente se não há nenhum tipo de objeto pontiagudo ou sujeiras que possam causar malefícios para a saúde do cachorro.

Lembre-se de que os pets podem ser bem curiosos, portanto, mesmo que você acredite que ele não irá mexer em determinados tipos de produtos, ele poderá mexer sim.

Portanto, manter o local sempre limpo, organizado e livre de objetos e produtos que possam prejudicar a saúde é indispensável.

Como cuidar das patas do cachorro – 8. Cuide do peso corporal do cachorro

Muitas pessoas acham super fofinho deixar o cachorro ficar bem gordinho. Só que a verdade é que esse tipo de comportamento dos tutores pode prejudicar a saúde do cão. E quando pensamos em como cuidar das patas do cachorro, não é diferente.

O pet pode começar a sentir dores nas patas e nas articulações, como também o seu peso corporal pode ocasionar uma espécie de pressão nos pezinhos.

Tudo isso pode diminuir a qualidade de vida do cão, causando prejuízos para o seu bem-estar.

Além do mais, o excesso de peso pode fazer com que movimentos simples sejam difíceis de serem executados pelos cães, como no caso de subir e descer escadas. Se o cachorro não se exercitar da forma correta, poderá ter ainda mais risco de machucar as patas e outras partes do corpo.

Sendo assim, nada de cair na tentação de deixar o cachorro bem gordinho só porque você gosta de vê-lo dessa forma, hein?

Veja também: Cão com excesso de peso: 5 Maneiras de ajudar. Confira!

9. Considere o uso de sapatinhos para proteger cães em recuperação

Em algumas circunstâncias, o cachorro pode machucar a patinha por uma série de motivos. Seja um corte ou outro tipo de acidente, isso prejudica o bem-estar do pet. Nesses casos, o tutor pode aderir ao uso de sapatinhos para proteger essas áreas e trazer mais conforto para o cachorro.

Claro que o ideal é conversar com o veterinário para verificar se, de fato, esse tipo de cuidado fará bem ao cachorro, tendo em vista que algumas lesões precisam “respirar” para cicatrizar.

Porém, quando pensamos em como cuidar das patas do cachorro, essa é uma possibilidade que pode vir à mente e que vale a pena ser conversada com o profissional veterinário.

cuidar das patas do cachorro

C̣o deitado no cḥo de forma engra̤ada РFoto: Canva

10. A alimentação também é importante

O corpo do cachorro precisa de nutrientes, vitaminas e minerais para se manter sempre saudável e forte. Isso quer dizer que uma alimentação de qualidade também ajuda a cuidar das patas do cachorro.

É por meio da alimentação que o pet pode fortalecer não somente os tecidos do corpo, como o próprio sistema imunológico, sendo este extremamente importante para a proteção do pet e a inibição de problemas de saúde que podem ser ocasionados ao ele sofrer uma lesão na pata, por exemplo.

Assim sendo, converse com o veterinário, caso tenha dúvidas, sobre que tipo de ração e qual rotina de alimentação pode ser mais adequada ao seu amigo de quatro patas.

Assim, será possível estabelecer uma rotina de ingestão de nutrientes e vitaminas que proteja não só as patinhas, como o corpinho todo do cachorro.

11. Visitas regulares ao veterinário

Por fim, não podemos deixar de citar a importância das visitas regulares ao veterinário quando pensamos em formas eficazes de cuidar das patas do cachorro.

Afinal de contas, o profissional possui toda a experiência e expertise para avaliar a caminhada do pet, a integridade das patas e outros sinais que ele pode estar apresentando e que, às vezes, o tutor nem se deu conta.

Por conta desses fatores, agendar uma visita periódica ao veterinário, ao menos uma vez ao ano, é de extrema importância para proteger a saúde do seu amiguinho.

Até porque, esse tipo de ação, acima de tudo, pode ser encarada como uma verdadeira demonstração de amor pelo seu melhor amigo. Portanto, não hesite na hora de colocar isso em prática. O seu companheiro agradece!