Se você deseja manter os pelos do cachorro sempre bonitos, é importante colocar em prática alguns cuidados – especialmente no caso de pets com pelagem mais comprida.

Por isso, nós do Portal do Dog, reunimos dicas e considerações que podem ajudá-lo a cuidar dos pelos do seu amigo de quatro patas. Não deixe de conferir!

manter os pelos do cachorro sempre bonitos

C̣o deitado РFoto: Canva

Dicas para manter os pelos do cachorro sempre bonitos

Antes de nos aprofundarmos no tema, veja só, de forma resumida, as nossas dicas para manter os pelos do cachorro sempre bonitos:

  • Leve o pet para tosar o pelo regularmente.
  • Use produtos de higiene adequados à pelagem do pet.
  • Escove os pelos do cachorro com certa frequência.
  • Mantenha os pelos da região íntima sempre aparados.
  • Evite deixar o cachorro em ambientes muito sujos e insalubres.
  • Não use produtos de humanos no cachorro.
  • Evite ficar prendendo muitos acessórios no pelo.
  • Forneça uma alimentação saudável.
  • Não exagere na quantidade de banhos.
  • Leve o pet ao veterinário regularmente.
  • Fique atento ao aparecimento de nós nos pelos.
  • Estimule o cão a beber água.
  • Depois do banho, seque bem os pelos do cachorro.
  • Não deixe resíduos de produtos nos pelos do cão.

Seguindo essas dicas, você conseguirá cuidar dos pelinhos do cachorro, deixando-o ainda mais charmoso do que ele já é.

A seguir, daremos mais detalhes sobre cada um dos cuidados que citamos acima. Continue lendo!

Veja também: Dicas para escovar os pelos do cachorro.

1. Leve o pet para tosar o pelo regularmente

Especialmente no caso de cachorros com pelos mais compridos, a tosa é muito importante e ajuda a manter a beleza e o conforto do pet.

Com o passar do tempo, os pelos compridos podem ficar sujos com facilidade, além de engatar em objetos, causando dor no cão.

Além disso, cortar os pelos ajuda a “retirar” aquela pelagem que já está mais “velha”, igual acontece quando cortamos apenas as pontinhas do nosso cabelo.

Assim, os pelos tendem a ficar mais macios e bonitos, crescendo fortes e saudáveis.

Para saber o tempo adequado de pausa entre uma tosa e outra, converse com um profissional, para que ele avalie as características do seu melhor amigo e dê orientações mais precisas nesse sentido.

manter os pelos do cachorro sempre bonitos

Tutora com seu c̣o РFoto: Canva

2. Use produtos de higiene adequados à pelagem do pet

Os produtos de higiene usados no banho do seu cãozinho devem ser adequados à pelagem dele. Hoje em dia, é possível encontrar muitos produtos diferentes, que ajudam a minimizar os nós, além de que hidratam o pelo e os deixam mais bonitos e fortes.

Sendo assim, pesquise em lojas de pet da sua cidade quais são as opções mais interessantes para os pelos do seu cachorro, investindo em algo que contribua para o bem-estar e para a beleza dele.

3. Escove os pelos do cachorro com certa frequência

Escovar o pelo diariamente é muito importante. Essa escovação evita que os fios fiquem embaraçados, sendo que esse embaraçamento pode causar dores e desconfortos no cão.

Além disso, a escovação ajuda a remover os pelos que estão soltinhos, fazendo com que o cachorro não acabe liberando esses pelos pela casa e pelos ambientes pelos quais circula, por exemplo.

A escovação dos pelos também é um momento para inspecionar a pele do seu amigo de quatro patas, avaliando se está tudo correto com ela.

Além disso, escovar os pelos também proporciona o benefício de você se aproximar do seu amigo de quatro patas. Ou seja, a escovação pode contribuir de diferentes formas, inclusive para os cuidados com a beleza dos pelos!

Veja também: Cachorros que soltam menos pelos: Quais são eles?

4. Mantenha os pelos da região íntima sempre aparados

Os pelos próximos da região íntima do pet também devem ser aparados com uma certa frequência. Afinal de contas, eles podem ficar bastante sujinhos por conta das necessidades do pet, o que o deixaria desconfortável e até mesmo propenso à proliferação de bactérias na região íntima.

Por isso, é muito importante sempre inspecionar o tamanho do pelo nessa região, oferecendo ao seu cãozinho um cuidado especial que forneça saúde, bem-estar e conforto.

E mais: quem é que gostaria de ficar retirando fezes do pelo do cão, não é mesmo? Por conta disso, aparar os pelos pode ser muito melhor – e deixará o pet mais bonito.

5. Evite deixar o cachorro em ambientes muito sujos e insalubres

Os ambientes onde o cachorro circula também devem ser inspecionados com certa frequência. Pois pare e pense: como seria possível manter os pelos do cachorro sempre bonitos se você o deixa em um espaço sujo, com lama e diversos tipos de plantas que podem grudar nos pelinhos dele? Pois é!

Embora o cão possa sim se sujar de vez em quando, brincando ao ar livre, isso não quer dizer que ele deva viver em um ambiente que seja sujo e insalubre.

Manter a higiene no canil ou na casinha do cachorro é indispensável! Além de fazer com que os pelos do pet fiquem mais limpinhos e bonitos, isso também fornece uma proteção a mais para a saúde do cão.

Afinal, ambientes sujos e insalubres podem proliferar bactérias e microrganismos que podem causar efeitos negativos na saúde do animal.

manutenção dos pelos do cachorro

Limpando os pelos do cachorro – Foto: Canva

6. Não use produtos de humanos no cachorro

Sabe aquela máscara capilar que você ama usar no seu cabelo? Então… ela não é apropriada para o pelo do cachorro.

Por mais que você possa achar que os resultados da máscara sejam incríveis no seu cabelo, é importante você nunca se esquecer de que os produtos feitos para os humanos podem conter uma série de substâncias prejudiciais para a saúde do cachorro e dos animais no geral.

É por isso que não devemos usar esse tipo de produto no nosso amigo de quatro patas, mas, sim, sempre devemos investir em opções feitas especificamente para os cachorros.

Inclusive, não recomendamos que você use produtos exclusivos para gatos em cachorros, e vice-versa, pois assim como nosso organismo é diferente do organismo dos cães, há também uma diferenciação entre os animais de classes distintas. Fique atento a isso antes de comprar qualquer produtinho, ok?

7. Evite ficar prendendo muitos acessórios no pelo

Apesar de os acessórios serem realmente bonitinhos e deixarem o pet ainda mais fofo, é necessário tomar alguns cuidados para manter os pelos do cachorro sempre bonitos. Veja algumas considerações nesse sentido:

  • Evite usar acessórios muito apertados e que fiquem puxando os pelos, pois pode danificar a raiz deles.
  • Não exagere na quantidade, pois pode causar peso nos pelos, ocasionando desconfortos no seu amiguinho.
  • Fique atento ao tipo de acessório: se for usar com cola, certifique-se de que é algo que não irá prejudicar a saúde dos pelos ou da pele do animal.
  • Se o seu cachorro vive tirando os acessórios, não insista em colocar de volta, pois isso pode causar estresse e ansiedade desnecessários no cão.
  • Fique de olho no que o seu cachorro faz com o acessório, pois se ele engolir o item, poderá ter complicações de saúde.

Veja também: Por que os pelos do meu cachorro estão caindo?

8. Forneça uma alimentação saudável

A alimentação do cachorro também tem tudo a ver com a saúde dos seus pelos. Afinal, é por meio da alimentação que nutrientes, vitaminas e minerais chegam até a raiz da pelagem.

Por isso, seguir as recomendações que são dadas pelo veterinário, fornecendo rações de qualidade ao cão, é indispensável.

Caso contrário, além de os pelos ficarem mais frágeis e ressecados, a má alimentação também poderá acarretar problemas de saúde diversos.

E como sabemos que o seu propósito é manter a saúde e o bem-estar do pet, fica aqui a dica de oferecer uma alimentação adequada às necessidades do seu amiguinho.

cão fofo

C̣o fofo РFoto: Canva

9. Não exagere na quantidade de banhos

Você sabia que não é necessário dar banho todos os dias no cachorro? Pode ser que, para você, essa informação até seja óbvia, mas você sabia que existem pessoas que acreditam que eles precisam de banhos diários? Pois é!

Porém, os banhos em excesso podem causar o ressecamento da pele dos cachorros e, consequentemente, os pelos também podem sofrer por conta disso.

Sendo assim, se o seu intuito é manter os pelos do cachorro sempre bonitos, converse com o veterinário para saber quantos banhos mensais o seu amigo precisa, de verdade.

Para você já ter uma ideia, a estimativa é que cães com pelos curtos tomem banho a cada 15 dias, e cães de pelo longo tomem banho a cada 7 dias. Claro que pode haver banhos extras caso o cachorro se suje, mas o ideal é evitar o excesso e também não dar banhos muito longos, que também causariam efeitos negativos na saúde do pelo do cão.

10. Leve o pet ao veterinário regularmente

As idas ao veterinário não devem acontecer apenas quando o seu cachorro começa a apresentar algum sinal de que algo não vai bem. Na realidade, o ideal é que você crie o hábito de levá-lo regularmente, para fazer check-ups e também manter a rotina de vacinas sempre em dia.

Nessas visitas, você também pode tirar dúvidas com o veterinário, questionando acerca dos produtos ideais para a pelagem do seu cachorro. Também pode perguntar sobre a frequência de banho e tosa, entre outros detalhes que ajudam a manter os pelos do cachorro sempre bonitos.

Assim, tudo será feito com mais segurança e sempre de acordo com as características únicas do seu cãozinho.

11. Fique atento ao aparecimento de nós nos pelos

Outro ponto que deve ser avaliado com atenção é se há nós nos pelos do cachorro. Como comentamos no tópico de escovação dos pelos, os nós podem causar dores e desconfortos, além de aumentarem as chances de o cachorro se prender em alguma coisa por conta dos pelos.

Por isso, sempre fique de olho e faça aquela análise geral para ver se não há nenhum tipo de nó presente nos pelos. Se houver, tente desembaraçar com a escova e, em casos extremos, corte a parte do pelo que está muito enosado.

12. Estimule o cão a beber água

Assim como você pode usar máscaras hidratantes (específicas para cães) para manter os pelos do cachorro sempre bonitos, a água que ele bebe também precisa entrar nessa equação.

Até porque, os pelos são hidratados de fora para dentro (na parte comprida) e de dentro para fora (na parte que cresce da raiz).

Por conta desse fator, manter uma ingestão de água adequada para o cachorro é bem importante. Para isso, limpe sempre os potes de água e mantenha-os cheios de água fresca e sempre limpa. Também posicione esses potes em locais acessíveis e visíveis, para que o cachorro os veja e beba água limpa com frequência.

tutora com seu cão

Tutora com seu c̣o РFoto: Canva

13. Depois do banho, seque bem os pelos do cachorro

Quando você der banho no seu cão, certifique-se de deixá-lo com a pelagem bem seca. Você pode caminhar com ele no sol ou usar um secador não muito barulhento para esse fim. Dessa maneira, deixará tudo bem sequinho e impedirá que fungos e bactérias acabem se proliferando nos pelos.

Afinal, a umidade em excesso, especialmente em pelos mais longos, pode ser a porta de entrada para problemas na saúde do pet. Portanto, nada de deixar a preguiça vencer: se deu banho, seque!

14. Não deixe resíduos de produtos nos pelos do cão

Por fim, também relacionado ao banho do seu amigo de quatro patas, você precisa enxaguar bem a pelagem depois de usar produtos, como shampoo ou hidratantes para cães.

Não deixe resíduos nos pelos, pois isso pode deixá-los com aspecto de sujo e pesado. Além disso, esses produtos podem acabar fechando os poros do cão, causando uma série de complicações na saúde cutânea e, consequentemente, impactando a pelagem.

Por conta disso, não caia no equívoco de achar que “deixar um pouquinho” do produto nos fios fará bem, porque não é bem assim que funciona, ok?

Enxague em abundância, sempre protegendo ouvidos, orelhas, olhos e o focinho do cachorro.

Seguindo essas dicas de como manter os pelos do cachorro sempre bonitos, você poderá aumentar ainda mais a beleza do seu amigo, ao mesmo tempo em que protege a saúde e o bem-estar dele.

Qualquer dúvida, lembre-se de conversar sempre com o veterinário que você confia, combinado?