Translator

 

Os cuidados com a higiene do gato não são muito difíceis de serem colocados em prática. Ainda assim, é comum que algumas pessoas tenham algumas dúvidas sobre o que fazer ou não fazer no dia a dia com os felinos.

Pensando nisso, nós do Portal do Dog preparamos este guia com diversas dicas que vão te ajudar a oferecer o que há de melhor para o seu amigo peludo. Não deixe de conferir!

cuidados com a higiene do gato

Gatinho fofo com óculos de sol e presilhas na cabeça. Foto: Canva.

Dicas de cuidados com a higiene do gato

Como mencionamos, os cuidados com a higiene do gato não têm muito mistério. No entanto, é importante darmos um pouco de atenção a esse fator para que possamos oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos pets.

Embora não seja necessário investir em mil e um produtos de higiene, devemos estar atentos às necessidades reais de cada felino. Afinal, pode ser que um pet precise de mais banho do que outro, por exemplo.

Nos tópicos abaixo, descrevemos mais detalhes quanto a isso:

1. Cuidados com a higiene do gato: Banho na quantidade certa

cuidados com a higiene do gato

Tutor dando banho no gatinho. Foto: Canva.

O banho que o próprio gato “toma” sozinho, com suas lambeduras, normalmente é o suficiente para manter a pelagem limpinha e sem cheiro ruim. Porém, é claro que isso não quer dizer que o gato nunca vai precisar tomar um banho com água e shampoo, pois tudo depende do contexto.

Pois pare e pense: se o seu amigo peludo se sujar um monte em um local com lama, você vai deixar que ele fique lambendo toda essa sujeira, com o risco de se contaminar? Ou ainda, vai permitir que ele entre em casa todo sujinho e espalhe essa lama nos seus móveis e tapetes? Acreditamos que não.

Portanto, pode ser que, sim, eventualmente o gato precise tomar banho. Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar nessa quantidade. Afinal, diferentemente de nós, humanos, os pets não precisam de banhos diários, e o excesso de limpeza pode acabar causando alergias, redução na oleosidade natural da pele, e assim por diante.

A melhor forma, portanto, de banhar o seu amigo para manter os cuidados com a higiene do gato, é conversando com o veterinário. Ele poderá orientar você quanto à frequência ideal de acordo com as características do seu pet e a pelagem dele.

Veja também: Veterinária explica por que não é recomendado dar banho em gato

2. Escovação regular dos pelos

A escovação dos pelos também faz parte dos cuidados com a higiene do gato. Essa escovação é importante por uma série de motivos, e por promover alguns benefícios bem legais, como:

  • Remover os pelos que iriam cair e se espalhar pela casa, deixando os cômodos mais limpinhos;
  • Permitir que sujidades que estão grudadinhas nos pelos também sejam removidas por meio da escovação suave;
  • Promover um momento de interação e conexão entre o tutor e o pet;
  • Promover um momento de relaxamento e bem-estar para o seu amigo peludo, proporcionando a ele mais qualidade de vida;
  • Reduzir os problemas com nós nos pelos, que muitas vezes pode acabar causando dor e bastante desconforto no animal;
  • Prevenir as temidas bolas de pelo que os gatinhos têm de vez em quando;
  • Manter os pelinhos sempre alinhados e bonitos, uma vez que os mortos são removidos e dão passagem para os pelos com vitalidade.

Perceba que a escovação tem muitas vantagens. No entanto, novamente, não há necessidade de escovar todo tipo de gato todos os dias. Tudo dependerá das características dele.

Obviamente, gatos com pelagem longa podem precisar dessa escovação diária para evitar emaranhados. Mas, na dúvida, converse com o veterinário para encontrar a frequência ideal.

3. Cuidados com a higiene do gato: Cortar as unhas regularmente

cuidados com a higiene do gato

Tutora cortando a unha do gatinho. Foto: Canva.

As unhas dos gatinhos podem acabar ficando muito longas e afiadas com o passar dos dias. Por conta disso, incluir esse cuidado na rotina de higiene é bem importante.

A periodicidade do corte da unha sempre dependerá da velocidade na qual elas crescem, é claro. E cabe a você avaliar isso juntamente com o veterinário do seu amigo peludo.

Além disso, lembre-se de que o corte das unhas dos gatos não deve ser feito de qualquer maneira. Existe uma parte das unhas que têm sensibilidade, e que se você cortar nessa altura, acabará causando dor e ferimentos no gato.

Por isso, o mais recomendado é que você conte com o auxílio de um profissional, caso nunca tenha cortado as unhas de um bichano. Assim é possível evitar contratempos e manter a integridade da saúde do pet.

E lembre-se, ainda, de que esse é considerado um dos cuidados com a higiene do gato, pois as unhas grandes podem acumular sujeira, mas também causar acidentes, como o pet ficar preso em algum tecido ou mesmo se perfurar quando a unha cresce de forma errada.

Veja mais: 7 Alimentos Perigosos para gatos – o que evitar para garantir a saúde do seu felino

4. Limpeza das orelhas

As orelinhas do seu amigo peludo também precisam de atenção. Isso porque, essa é uma região do corpo que pode ser bastante sensível, e que quando acumula muita sujeira, pode acabar desenvolvendo otites e outros problemas de saúde.

Entretanto, trata-se de uma área extremamente sensível, e que não pode ser tratada de qualquer maneira. Se você usar cotonete ou mesmo molhar o ouvido do gato, poderá causar danos graves à saúde dele.

O ideal é usar produtos específicos para a limpeza das orelhas, sempre limpando a parte externa e nunca forçando para limpar dentro. Além disso, cuidado para não exagerar nessa higienização.

O mais prudente, nesse caso, é conversar com o veterinário para entender as necessidades reais do seu pet. Assim, você aprende a limpar adequadamente a orelha dele, e cria um cronograma de limpeza mais personalizado. Dessa maneira, torna-se possível manter o pet sempre limpinho, e sem o risco de acabar causando prejuízos à saúde dele.

5. Cuidados com a higiene do gato: Cuidados com a higiene bucal

A saúde bucal do pet deve ser um ponto de atenção nos cuidados com a higiene do gato. Mas, o que considerar nesses casos? Existem algumas formas de cuidar da higiene bucal:

  • Escovação semanal: Usar escovas de dentes específicas para pets, com creme dental também específico, é fundamental para higienizar bem os dentinhos e evitar o acúmulo de tártaro. Dessa maneira, é possível combater e prevenir possíveis infecções e inflamações bucais, mantendo a qualidade de vida do animal;
  • Petiscos específicos para os dentes: Existem alguns petiscos que são vendidos especificamente para cuidar da saúde bucal dos gatos. Encontre esse tipo de opção e converse com o veterinário sobre a quantidade que pode ser oferecida para o seu pet;
  • Mordedores: Além dos petiscos, os mordedores para gatos também podem ser usados para cuidar da higiene bucal. Embora não substituam a escovação, eles ajudam a “raspar” os dentinhos, eliminando as placas bacterianas que podem se acumular por ali.

Os dentinhos dos gatos precisam de cuidados, para que não sofram com os efeitos das bactérias presentes na boca que podem acabar levando a problemas sérios de saúde, que vão além de uma mera dor de dente e afetam outras partes do corpinho do animal.

Confira também: Como proteger os pets dos carrapatos?

6. Limpeza da caixa de areia

cuidados com a higiene do gato

Gatinho usando a caixa de areia. Foto: Canva.

Com que frequência você limpa a caixa de areia do seu gato? Se você nunca pensou sobre isso, este é um bom momento para refletir sobre o assunto. Afinal, mesmo que não se trate de algo relacionado diretamente ao corpinho do seu gato, ainda assim tem tudo a ver com a higiene dele.

Um gatinho precisa de uma caixa de areia limpa, que permaneça seca e em um ambiente ventilado e seguro. Dessa maneira, evita-se que o acúmulo de sujeira acabe proliferando bactérias que possam prejudicar a saúde do animal.

Portanto, crie o hábito de sempre limpar a caixa do seu gato, pelo menos uma vez ao dia. E lembre-se de retirar toda a areia, uma vez por semana, para lavar bem a caixa, usando produtos de limpeza específicos para itens que têm contato com pets.

7. Cuidados com a higiene do gato: Higiene dos olhos

Dependendo das características do seu pet ou das condições de saúde dele, pode ser que você acabe se deparando com um pouquinho de sujeira nos olhos dele.

Essas sujeirinhas, às vezes, podem ter relação com inflamações que merecem atenção. Por isso, sempre converse com o veterinário do seu gato se você observar esse tipo de situação, ok?

Além disso, lembre-se de sempre fazer a higienização adequada, usando produtos específicos para a limpeza dos olhos do gato. E, ah! Cuidado durante o processo, ok? Nada de usar muita pressão no olhinho do pet, pois isso pode irritá-lo e até mesmo machucá-lo.

Use sempre uma gaze limpa embebida em um produto específico para esse fim, evitando usar itens improvisados que possam acabar prejudicando a saúde do pet. Afinal, o olho é uma “porta de entrada” para o corpinho do animal, logo, não faz sentido usar algo que possa contaminá-lo, concorda?

Veja mais: Erros de segurança que podem prejudicar o pet

8. Higiene das patinhas quando necessário

cuidados com a higiene do gato

Gatinho se lambendo. Foto: Canva.

As patinhas do gato podem precisar de um cuidado extra eventualmente. Por exemplo, se você passear com o seu gatinho, corre-se o risco de ele caminhar em alguma área que esteja um pouco suja.

Para evitar que ele leve essa sujeira para dentro de casa, e ainda acabe lambendo sem nenhum cuidado, considere fazer a higienização com um lenço umedecido feito especialmente para pets.

O mesmo vale para quando você perceber que há muita areia da caixinha dele presa na patinha. O ideal é manter a “almofadinha” limpinha para evitar irritação e outros problemas.

9. Cuidados com a higiene do gato: Atenção ao ambiente

Por fim, lembre-se sempre de que o ambiente onde o gato vive influencia diretamente na sua higiene. Por isso, sempre mantenha o chão e os móveis limpos, evitando agentes que possam grudar nos pelinhos e causar algum tipo de desconforto.

Dessa forma, você protege a saúde do animal e ainda o mantém mais feliz e confortável. Afinal, os cuidados com a higiene do gato também são uma forma de oferecer carinho a eles, uma vez que esses pets adoram ambientes limpinhos.

E não se esqueça, em caso de dúvidas sobre o que é melhor para o seu gato em específico, converse com o veterinário. 🙂

Veja agora: