A Semana da Virada Animal chegou a sua terceira edição na capital de Santa Catarina. O evento divulgou as boas praticas ambientais e o respeito às formas de vida. Tudo de acordo com a Lei Municipal 10.324/2018 de autoria da vereadora Maria da Graça Dutra (MDB).

Assim, as ações da Semana da Virada Animal aconteceram entre os dias 5 e 12 de outubro. Afinal, o acontecimento foi promovido por associações públicas e privadas, além do engajamento de voluntários na causa animal. A abertura se sucedeu no Parque Ponta da Ilhota e seguiu com uma benção aos animais.

No decorrer da semana, foram efetuadas palestras, exposições, homenagens e atividades em várias instituições de ensino municipal. Isso porque o evento acredita que a educação pode ser usada como principal agente de transformação na sociedade. Os assuntos englobados foram direitos, saúde, bem-estar animal, proteção da fauna silvestre e preservação da vida marinha.

Programação da 3ª Semana da Virada Animal

No dia 7 de outubro, a Associação R3 Animal promoveu uma exposição no Instituto Estadual de Educação na área central de Florianópolis. A exposição foi direcionada para estudantes do ensino fundamental e ensino médio para reflexão sobre a influencia do lixo na vida marinha.

As palestras ficaram sob responsabilidade de Marcelo Cunha, gerente da Diretoria do Bem-Estar Animal (DIBEA), que reforçou a posse saudável, forma de combater e reportar maus-tratos aos animais na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen (Estreito), Escola Professor Henrique Stodieck (Centro), Instituto Estadual de Educação (Centro) e Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal (Coqueiros).

3ª Semana da Virada Animal foi realizada em Florianópolis

Foto: FreePik

Já a coordenadora do Canil Municipal, Gioconda Dalsasso, participou de um evento fechado no dia 8 de outubro. O foco do encontro foi o bem estar animal no Plenarinho da Câmara Municipal, para os participantes do projeto Vereadores Mirins. Além disso, algumas pessoas envolvidas na defesa dos animais foram homenageadas pela atuação voluntária na região.

A conclusão da Semana da Virada Animal se sucedeu no dia 12, Dia das Crianças, em um estabelecimento comercial. O local recebeu uma grande feira de adoção de animais. O intuito foi sensibilizar os moradores para a relevância de uma adoção responsável.

Intuito da Semana da Virada Animal

É importante frisar que a 3ª Semana da Virada Animal teve o objetivo de exaltar duas datas memoráveis. O Dia Internacional dos Animais e de São Francisco de Assis, comemorados no dia 4 de outubro. O evento de 2019 foi apoiado novamente pela Prefeitura de Florianópolis, escolas da rede municipal e estadual de educação, associação, entidades e órgãos de proteção aos animais.