Muitos donos de cães se perguntam se o cachorro tem pesadelo quando estão dormindo. Você também já fez essa pergunta?

Como seres humanos, os cães começam a sonhar quando atingem o estágio profundo dos sonhos.

Mas, os sonhos incluem pesadelos? Neste artigo explicaremos se os cães têm pesadelo ou não. Também forneceremos alguns detalhes sobre o sono canino, boa leitura!

Quanto tempo os cães dormem?

As horas de sono são essenciais para um cão. Pois seu corpo e mente precisam descansar para repor a energia e manter um metabolismo equilibrado.

Assim, como donos, é nossa responsabilidade garantir que nossos melhores amigos tenham um ambiente calmo, onde possam relaxar e dormir bem.

cachorro dormindo

Foto: Freepik

No entanto, muitos donos se perguntam se é normal que seus cães durmam tanto. Na verdade, os cães tendem a dormir mais que os humanos, mas nunca o fazem continuamente.

Por exemplo, a quantidade de sono que cada indivíduo precisa depende da idade e de fatores ambientais, como clima ou estação do ano.

Os filhotes podem dormir cerca de 20 horas por dia durante os primeiros três a quatro meses de vida.

Um cão adulto geralmente dorme entre 8 e 13 horas por dia. Mas isso é dependendo do metabolismo e da época do ano, porque costuma dormir mais durante o inverno. Enquanto cães com mais de 8 ou 10 anos de idade podem dormir de 15 a 18 horas.

Com o que os cães estão sonhando?

Agora que você sabe que os cães sonham, é provável que esteja se perguntando como são os sonhos caninos e se o cachorro tem pesadelo ou não. Começaremos explicando como os sonhos acontecem no cão.

Como dissemos na introdução, os sonhos caninos ocorrem quando o cão adormecido entra na fase de sono REM.

Foto: Freepik

Como o próprio nome sugere, nesta fase o cão realiza movimentos oculares rápidos e aleatórios. Além disso, seu corpo tem um tônus ​​muscular reduzido, ou seja, seus músculos estão completamente relaxados.

No entanto, foi detectada uma alta atividade cerebral, que é a que permite a produção de sonhos. Ou seja, quando o cão sonha, seus neurônios continuam funcionando e, graças a um encefalograma, é possível observar esse fenômeno da emissão de ondas emitidas pelo cérebro na fase do sono REM.

Embora o avanço da ciência tenha nos permitido aprender muito sobre o sono dos cães, ainda temos muito a descobrir sobre o assunto. E ninguém pode dizer exatamente o que os cães sonham.

No entanto, vários estudos mostraram que as ondas cerebrais dos cães durante o sono não são muito diferentes daquelas observadas nos seres humanos.

cachorro dormindo

Foto: Freepik

Isso sugere que o sono em cães tem a mesma função que nos homens: assimilar ou consertar experiências e aprendizados durante o dia. Portanto, é mais do que provável que os cães sonhem com coisas que vivem no dia a dia, como caminhadas, jogos que compartilham com outros cães ou com a comida que gostam.

Portanto, se você estava se perguntando se os cães sonham com seus donos, a resposta é: sim, porque o dono é o “humano favorito” deles, com quem eles compartilham sua rotina e sua felicidade diária.

Cachorro tem pesadelo?

Todas as indicações são de que os cachorros podem ter pesadelos. No caso em que um cão teve uma experiência negativa em sua vida diária, ela também pode ser corrigida durante o período dos sonhos. Essa lembrança desagradável pode acabar causando um pesadelo. E isso nada mais será do que um sonho com conteúdo desagradável.

Como nós, os cães podem passar por momentos difíceis ou frustrantes em suas vidas diárias, o que é bastante normal. No entanto, se o seu cachorro tem pesadelo todos os dias, isso pode indicar que seu ambiente e rotina são prejudiciais ao seu bem-estar.

Além de observar seus movimentos durante o sono, você também pode analisar o comportamento dele e as posições que seu cão adota para dormir. Pois geralmente são muito reveladoras sobre como ele se sente em seu ambiente.

cachorro dormindo

Foto: Freepik

Se você acabou de adotar um cachorro e vê que ele tem pesadelos o tempo todo, isso pode ser devido ao fato de que seu novo melhor amigo passou por situações e/ou contextos negativos no passado ou que nunca teve a oportunidade de se socializar bem. Nesses casos, é recomendável prestar muita atenção em como ele se comporta quando está acordado.

Se seu cachorro estiver com medo, o ideal será consultar um educador para verificar e descobrir as causas desses comportamentos.

Meu cachorro gemeu enquanto dormia

Se o seu cão adormecido chora, geme ou tem espasmos, é provável que seja um pesadelo. Ao reviver uma experiência negativa em seus sonhos, os cães tendem a reproduzir a mesma reação que teriam se estivessem acordados. Portanto, não é de surpreender que gemam, chorem ou latam quando eles sonham.

Devemos acordar um cachorro que tem um pesadelo?

Vendo o cachorro inquieto que parece um mau momento, é normal que muitos donos queiram acordá-lo para sair desse pesadelo. No entanto, não é recomendável acordar um cão abruptamente. Pois ele pode ter medo, o que o estressará enormemente e poderá levá-lo a ter uma reação inesperada e até violenta…

Se você achar que seu cão tem um pesadelo, é melhor observá-lo e esperá-lo, porque, geralmente, eles nunca duram muito.

Mas se o pesadelo durar muito e seu melhor amigo ainda estiver inquieto e assustado, você poderá conversar com ele com uma voz suave e reconfortante até que ele acorde.

E se você deseja evitar que seu cachorro tenha pesadelos, será necessário oferecer cuidados essenciais para estabelecer uma rotina positiva, que será baseada em:

  • Estímulos físicos e mentais
  • Uma boa educação
  • Uma socialização adequada
  • Um ambiente em que seu melhor amigo encontrará maneiras positivas de canalizar sua energia e de se divertir quando você não estiver lá.

Portanto, não esqueça que os cães podem ter pesadelos de maneira pontual e isso é bastante normal!