Cães treinados conseguem ajudar policiais de diferentes formas, como encontrando drogas, suspeitos de crimes e até pessoas desaparecidas. Agora, estes animais estão ajudando também na socialização de crianças com autismo.

Pessoas com autismo apresentam uma dificuldade de interação social desde muito cedo. E é aí que entram as terapias, que, de diferentes formas, ajudam as crianças no desenvolvimento social.

O cão recebeu adestramento especial para ajudar crianças com autismo. (Foto: Reprodução / G1 / RBS TV)

Para ajudar ainda mais na socialização de crianças com autismo, a Polícia Militar de Criciúma, Santa Catarina, deu um treinamento especial para o cão farejador Marley e agora ele é preparado também para ajudar no tratamento dessas crianças.

Após um ano de adestramento diferenciado e fazendo trabalhos de socialização em creches e escolas, Marley se tornou um cão terapeuta.

Os policiais também receberam uma preparação especial para fazer esse trabalho social. (Foto: Reprodução / G1 / RBS TV)

Uma vez por semana Marley vai até a Associação de Amigos do Autista. Lá, ele dá atenção e brinca com as crianças, rola na grama e dá muito carinho para elas, que gostam e retribuem esse carinho.

Junto com o cão, oito policiais que atuam no canil do batalhão também receberam uma preparação especial para fazer esse trabalho social.

O cachorro Marley está ajudando as crianças inclusive no lado do afeto. (Foto: Reprodução / G1 / RBS TV)

Especialistas e os pais das crianças aprovaram o tratamento e já conseguem perceber os benefícios da interação com o cachorro, que está despertando, inclusive, a parte do toque e do afeto nas crianças. “O autista tem essa dificuldade na interação social; já o animal tem essa facilidade de socializar, ele busca de forma muito espontânea e natural essa interação esse contato com a criança”, afirmouThais Oliveira Kiquio, psicóloga da Associação de Amigos do Autista.

Fonte: G1