Primeiramente a maior parte dos casos de intoxicação por plantas venenosas para cães e gatos acontecem por ausência de informação dos proprietários.

O Brasil é um país que possui flora riquíssima. Entretanto, em meio em toda essa riqueza existem também diversas plantas venenosas tanto para o ser humano quanto para os animais.

O brasileiro de maneira geral gosta de cultivar plantas em casa. Porém, muitas vezes a pessoa desconhece as espécies cultivadas. Então, acaba plantando espécies venenosas sem ter conhecimento disso. Assim, isso pode levar ao acontecimento de acidentes domésticos.

Muitos filhotes adoram comer plantas por curiosidade, diversão ou até mesmo por reação ao tédio ou mudanças na rotina. Porém, os animais adultos também podem se atraídos pelas plantas, principalmente porque algumas podem ser cheirosas e saborosas.

Sendo assim, caso seu animal de estimação apresente qualquer reação comportamental, é necessário que ele seja levado ao veterinário. Além disso, pode ser de grande ajuda levar junto a planta que você achar que o animal tenha ingerido. Dessa forma o veterinário poderá conduzir o tratamento adequado.

Então, para que você não tenha problemas com envenenamento do seu animal, seguem algumas plantas venenosas para cães comuns com as quais é preciso ter cuidado.

Principais plantas venenosas para cães

Azaleia (Rhododendron simsii)

plantas venenosas para cães

Foto: Freepik

Devido à sua cor atrativa e sua beleza, a azaleia é muito comum nos jardins residenciais. Porém, ela é uma planta venenosa para cães e gatos. Assim, pode provocar uma grave intoxicação. A intensidade da intoxicação pode variar de acordo com o tamanho do animal e da quantidade ingerida. Então os sintomas mais comuns são: salivação intensa, vômito, diarreia, tremores e convulsões.

Palmeira-sagu (Cycas revoluta)

plantas venenosas para cães

Foto: Freepik

Essa palmeira exótica é uma planta ornamental é muito comum. Isso porque ela pode ser cultivada em jardins e vasos. Porém, ela é muito tóxica. Além disso, as suas sementes podem ser ainda mais venenosas do que as folhas. Assim os principais sinais do envenenamento por essa planta são: vômito, diarreia, falta de coordenação motora, convulsões e até  o coma.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia ssp.)

plantas venennosas para cães

Foto: Freepik

Essa planta de caule grossos e folhas com manchas brancas é muito famosa. Apesar de ser extremamente tóxica ela é muito comum nos jardins domésticos. Então os principais sinais deste tipo de envenenamento são: salivação excessiva, inflamação e inchaço na língua, vômito, diarreia, asfixia.

Copo-de-Leite (Zantedeschia aethiopica)

plantas venenosas para cães

Foto: Freepik

Essa bela planta pode provocar os mesmos efeitos que a comigo-ninguém-pode. Além disso o envenenamento pode ocorrer pela ingestão de qualquer parte do vegetal. Assim os principais sintomas desse tipo de envenenamento são: irritação das mucosas, inchaço na língua, asfixia e dor severa.

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)

bico de papagaio

Foto: Freepik

Essa planta também é muito comum em casas e apartamentos. Além disso, elas se tornam ainda mais comuns no Natal. Porém é preciso ter muito cuidado com essa planta, pois a ingestão de qualquer parte dela pode ser maléfica aos animais. Assim os principais sinais do envenenamento por essa planta são: salivação excessiva, náuseas, vômito e diarreia.

Manacá (Brunfelsia uniflora)

Brunfelsia uniflora

Foto: Freepik

Primeiramente o manacá, com suas flores que variam entre o roxo e o branco é uma planta belíssima. Entretanto, ela é uma planta extremamente venenosa para cães e gatos. Então os sinais do envenenamento por essas plantas podem incluir salivação excessiva, engasgos, vômito, rigidez e tremores musculares, além de convulsões.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

plantas venenosas para cães

foto: Freepik

Essa planta é muito tradicional. Sendo assim, está presente em muitas casas no Brasil. Entretanto, a espada-de-são-jorge é uma planta venenosa para cães e gatos. Então os sinais de envenenamento por essa planta incluem salivação excessiva, irritação das mucosas, dificuldade de movimentação e respiração.

Violeta (Viola odorata)

Viola odorata

Foto: Freepik

Essa florzinha delicada e bela é muito comum. Então, muitas casas brasileiras possui pelo menos um vasinho dessa flor. Mas tanto o caule quanto as sementes de violeta são venenosos para os animais. Assim, quando intoxicados por essa planta, o animal pode apresentar respiração ofegante, vômitos e diarreia.

Outras plantas venenosas para cães

Avenca (Adiantum capillus-veneris)

Adiantum capillus-veneris

Foto: Freepik

Apesar de não ser uma planta brasileira, ela está presente em muitos jardins. Isso porque ela tem características medicinais. Além disso acredita-se que a planta espanta mal olhado. Mas a planta é venenosa para cães e a ingestão dos brotos da Avenca podem colaborar para o desenvolvimento de tumores em animais.

Coroa-de-Cristo (Euphorbia milii)

plantas venenosas para cães

Foto: Freepik

Esse famoso arbusto cheio de espinhos é facilmente encontrado em jardins e calçadas.  Entretanto ele apresenta substância tóxica e látex irritante. Então quando o animal entra em contato com a substância, ele pode apresentar reações inflamatórias. Assim, cão ou gato pode ter sinais como inchaço, vermelhidão e dor.

Espirradeira (Nerium oleander)

Nerium oleander

Foto: Freepik

Essa planta é muito usada de forma ornamental em jardins. Entretanto todas as partes da espirradeira apresentam substâncias tóxicas para os animais. Então, ao ingerir essa planta o animal por apresentar arritmias, vômitos, diarreia, ataxia, dispneia, paralisia, coma e morte. Assim, devido à sua grande toxicidade, após a sua ingestão o animal deve ser observado por 24h.

Fumo-bravo (Solanum mauritianum)

Solanum mauritianum

foto: Freepik

Essa planta é venenosa para cães e gatos devido à presença de uma substância chamada Solasodina. Apesar de estar presente na planta toda, o composto tem maior concentração nos frutos.  Então, quando o animal ingere essa planta, ele pode apresentar sintomas como diarreia, inflamação do duodeno elevação das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas, sintomas neurológicos e vômitos.

Lírio (Lilium sp )

Plantas venenosas para cães

Foto: Freepik

Essa planta ornamental é muito famosa. Por isso está presente em muitas casas brasileiras. Entretanto é preciso ter muito cuidado com ela porque todas as partes dessa planta são venenosas para cães. Então, a ingestão dessa planta por animais domésticos podem provocar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até mesmo problemas respiratórios. Além disso podem ocorrer alterações nas funções renal e neurológica.

Tomate verde (Solanum lycopersicum)

Tomate verde

Foto: Freepik

O composto tóxico aos animais domésticos é a tomatina. Contudo ela é encontrada apenas nos frutos verdes. Assim, no fruto maduro a tomatina se torna inerte. Então, se o animal comer o tomate ainda verde, pode apresentar arritmias cardíacas, dificuldade de respirar, salivação abundante, diarreia e vômitos.

Samambaia

Plantas venenosas para cães

Foto: Freepik

Essas plantas são muito comuns principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Entretanto essas plantas são venenosas para cães e gatos até mesmo depois de seca. Então, caso o animal venha a ingerir essas folhas, ele pode apresentar diversos sintomas. Por exemplo febre, hemorragia na pele (suor com sangue), diarreia com sangue, diminuição do número de plaquetas. Sendo assim, o animal pode ter hemorragia, perdendo muito sangue. Isso pode leva-lo ao óbito.

Antúrio

Antúrio

Foto: Freepik

Primeiramente qualquer parte dessa planta é venenosa para cães e gatos. Dessa forma, os principais sintomas que podem ocorrer após a ingestão dessa planta são inchaço na garganta, lábios e boca, salivação, edema de glote, paralisia da língua, asfixia, diarreia e vômito.

Hibisco

hibisco

Foto: Freepik

Essa flor é muito utilizada na forma de chás devido às suas propriedades que podem colaborar com o emagrecimento. Contudo suas folhas e flores podem ser venenosas para os animais domésticos. Então, o envenenamento pelo hibisco pode provocar sintomas gastrointestinais como diarreia, vômito, perda de apetite e náusea. Contudo, em casos mais graves o animal corre sério risco de morte.

Como evitar intoxicações por plantas venenosas para cães e gatos

Primeiramente, a melhor forma de se evitar esse tipo de envenenamento é não tendo essas plantas em casa. Entretanto, isso nem sempre é possível.

Então, nesse caso é preciso ter a certeza de que o animal não tenha acesso à planta quando não estiver sendo supervisionado por alguém.

Afinal, além de causarem intoxicação, existem também muitas plantas que podem provocar alergia nos animais. Então, caso você tenha dúvidas com relação à qualquer planta presente em sua casa, é aconselhável procurar um biólogo ou veterinário. Dessa forma, você pode ter informações à respeito da segurança da planta para os pets.