No mundo moderno em que vivemos, de capitalismo brutal e consumismo urgente, nos acostumamos tanto com as novidades e facilidades do mercado, que acabamos com a impressão de que tudo pode ser personalizado e modificado.

Infelizmente, essa visão de mundo superficial é vista na relação de algumas pessoas e seus cães. Cada vez mais, há uma busca por novas versões e uma suposta perfeição, que todos nós sabemos ser inalcançável.

Em um déjà vu que nos lembra os comerciais dos anos 50 de máquinas de lavar, os cães estão sendo rebaixados de seres para coisas personalizáveis, por motivos como comodidade e status.

A promessa do produto que vai acabar com todos os problemas do consumidor, é a mesma premissa dos frankensteins caninos. Não importa que essas misturas causem problemas de saúde graves e surgimentos de fábricas de filhotes clandestinas para suprir os consumidores na última moda canina.

E diante dessa realidade alarmante, Wally Conron, o responsável pelo desenvolvimento do Labradoodle (mix de Labrador Retriever com Poodle), que deu início acidentalmente a tendência conhecida como “designer de raça”, expressou grande arrependimento em entrevista telefônica para o Associated Press.

A criação do Labradoodle se deu no fim dos anos 80, quando Wally Conron trabalhava no grupo de cães-guia australiano Royal Guide Dog Association of Australia. Ele precisava desenvolver um cachorro de serviço com temperamento apropriado, porém que não causasse reações alérgicas.

Apesar de Wally ter feito o processo de criação da raça com muito cuidado, o Labradoodle foi o estopim da tendência  que abriu espaço para muitas fábricas de filhotes e criadores de quintal tirarem vantagem do desejo das pessoas na raça, assim focando muito mais no lucro do que na melhora da saúde e temperamento dos cães que criam.

Ele se culpa por ter aberto a “caixa de pandora” e faz um apelo para que as famílias interessadas nas “novas raças” escolham seus criadores com cuidado, nunca comprem de fábricas de filhotes ou de pet shops e procurem nos abrigos locais ou grupos de resgate por cães que necessitam de um lar.

Quando desenvolvidos da maneira correta, cães como Labradoodle podem se tornar pets fantásticos, e serem de fato o que Wally Conron imaginou.

 

Cachorro da raça Labradoodle. Foto: Reprodução

Cachorro da raça Labradoodle. Foto: Reprodução