Se você está querendo adotar um cachorro que não cresce, está no lugar certo. No artigo de hoje nós vamos entender um pouco mais sobre as principais raça de cachorros pequenos e como são seus comportamentos.

Portanto, continue lendo o artigo, anote todas as dicas e, quem sabe, você já sai daqui com uma decisão tomada por qual raça adotar!

Vamos lá?

Cachorro que não cresce: Conheça as menores raças de cachorro!

Cachorro que não cresce

Tutora com seu cãozinho – Foto: Freepik

Encontrar um cachorro que não cresce é muito simples. Afinal, as raças de cachorros pequenos fazem muito sucesso, são adoradas pelos tutores e, por isso, podem ser encontradas em vários canis ou lares de adoção.

Desde que você saiba como cuidar de um cachorro, cães grandes ou pequenos certamente ajudarão a deixar seu lar mais feliz! No artigo de hoje, vamos entender mais sobre o comportamento destas 12 raças de cachorro que não cresce:

  1. Pinscher;
  2. SRD – Sem Raça Definida;
  3. Pequinês;
  4. Chihuahua;
  5. Lhasa Apso;
  6. Pug;
  7. Dachshund;
  8. Maltês;
  9. Shih-Tzu;
  10. Poodle Toy;
  11. Lulu da Pomerânia;
  12. Beagle;

Acompanhe!

Cão sorrindo – Foto: Freepik

Pinscher

O cachorro Pinscher é um dos cachorros mais populares do mundo. Ele é conhecido pela sua franca braveza e excesso de estresse em algumas situações. Mas o pequeno cãozinho é, também, muito amoroso. Quando sua energia é dosada da maneira correta, vai preferir ficar perto do seu tutor e vai ter muito mais controle sobre suas ações.

Para quem adora brincar e se divertir com o cachorro, certamente o Pinscher, com sua energia inigualável, será uma ótima opção de cachorro que não cresce. Já para aquelas pessoas que preferem um cãozinho mais tranquilo e calmo, talvez esta não seja a melhor alternativa.

Veja todos os tamanhos de Pinscher.

SRD – Sem Raça Definida

Os cachorros sem raça definida – os famosos SRD – são cães inigualáveis. Eles possuem uma inteligência fantástica, sua saúde é incrível e eles possuem muita energia para brincar e ouvir com atenção os momentos de devem atender seu tutor.

Estes cães, além de muito inteligentes, são amorosos e certamente é uma das melhores opções de cachorro que não cresce para todos os tutores que buscam seu primeiro pet.

Inclusive, adotar um SRD é, também, uma forma de amor, pois você estará adotando um cão que muitas vezes é rejeitado justamente por ser um SRD. Quem já viveu incríveis momentos ao lado de um SRD sabe o quanto eles são animais incríveis.

Pequinês

Um dos cachorros mais pequenos da nossa lista, o Pequinês pode chegar a medir incríveis (ironicamente) 20cm! Ele é muito dócil, peludo e tem muita energia para desbravar ambientes e conhecer espaços. Se você quer um cachorro de apartamento que se adapta muito fácil aos cômodos, ele é muito indicado.

Chihuahua

O Chihuahua é outra raça de cachorro pequeno. Este, por sua vez, é um pouco mais desconfiado e, por isso, lidar com pessoas estranhas pode ser um grande problema para ele.

No entanto, ele adora ficar perto do tutor e não vai abrir mão de protegê-lo, uma vez que é uma raça milenar e que tem um temperamento bem característico.

Para quem quer um cão brincalhão, o Chihuahua é também uma excelente alternativa. Ele é muito leal e sempre vai se conectar com seu tutor a partir de brincadeiras e atividades divertidas.

Para entender mais sobre a raça, veja este artigo: O temperamento do Chihuahua – Saiba tudo sobre.

Lhasa Apso

Esta é mais uma boa opção de cachorro para apartamentos, visto que o Lhasa Apso é um cão calmo e tranquilo, que não pede um espaço gigantesco para gastar energia e brincar. No entanto, é preciso que você tenha tempo para conviver corretamente com seu Lhasa Apso, pois ele é muito grudento!

Este cachorro tem o pelo bem característico e pode chegar a medir até 25cm de altura. Ou seja: é um cachorro que não cresce e, portanto, pode estar na nossa lista! Ele é muito parecido com um Shih-Tzu. Inclusive, já fizemos um artigo falando sobre suas diferenças, veja: Shih Tzu e Lhasa Apso – Veja as principais diferenças.

Pug

Cão deitado – Foto: Freepik

O Pug é outro cachorro que não cresce e que merece um destaque na nossa lista. Ele tem se tornado um dos cachorros mais populares dos últimos anos, é pequeno (embora possa ficar bem largo) e muito dócil. Quem quer ter um Pug, precisa se atentar que ele é um cão braquicefálico.

Ou seja, é um cachorro que precisa de um cuidado especial com relação a respiração, pois ele tem sérias dificuldades para respirar corretamente. Evite passeios longos, exercícios pesados e caminhadas em dias quentes, ok?

Dachshund

E por falar em cachorros que podem ficar “largos”, não podemos deixar de mencionar o Salsicha Dachshund, não é mesmo? Este é um cão muito pequeno, mas que pode ser bem comprido e pode ficar bem largo caso você não controle a alimentação dele.

O salsicha é muito dócil mas sua personalidade faz com que ele possa ser, inclusive, um cão de guarda! Afinal, ser um cão de guarda não significa ser um cão agressivo, não é mesmo? O Dachshund é um dos cães mais fofos do mundo e, por isso, muitos tutores o adoram!

Maltês

O Maltês é um cachorro que precisa de muita atenção do tutor, pois ele adora brincar. Seus pelos são longos e praticamente inconfundíveis. O Maltês é uma raça muito antiga e pode ser encontrado em vários lugares do mundo.

Diferente de outras raças, o Maltês vai evitar de comprar briga com outras pessoas e cachorros. Ele é muito calmo e sempre vai preferir ficar na dele, guardando a sua energia para ocasiões mais especiais – como brincadeiras.

Inclusive, esta energia concentrada precisa ser liberada com frequência. Por isso, se você quer ter um Maltês, saiba que precisará se dedicar bastante tempo a ele!

Shih-Tzu

Cão deitado – Foto: Freepik

Este é um cachorro pequeno, mas nem tanto! Ele pode chegar a medir até 30cm de altura, o que é um pouco mais do que algumas raças mencionadas até aqui. No entanto, o Shih-Tzu é também um cão peludo e que adora gastar energia com seus tutores.

O ideal é que você dedique bastante tempo do dia para gastar a energia dele de maneira inteligente. Caso não faça isso, o Shih-Tzu poderá ter um comportamento desequilibrado, roer móveis e até desobedecer comandos.

Cachorro que não cresce – Poodle Toy

Outra raça de cachorro que não cresce e que traz muito amor ao lar que frequenta, é o Poodle Toy. Ele é muito divertido, adora gastar energia e precisa de tutores igualmente ativos para corresponder a este gasto.

Caso você não tenha tempo de brincar e gastar a energia do seu Poodle Toy, contratar um dog walker é uma boa opção. Caso contrário, o cachorro poderá desenvolver condições bem grandes de estresse, ansiedade e maus comportamentos.

Por isso, conecte-se ao seu cão, entenda suas características e ofereça um lar equilibrado a ele.

Cachorro que não cresce – Lulu da Pomerânia

O Lulu da Pomerânia é um cão pequeno que pode chegar até 25cm de altura. Só que, como você já sabe, para os cães, tamanho não é documento! Ele é um cachorro bastante ativo e que não vai abrir mão de proteger seu lar e seus tutores quando se sentir ameaçado – mesmo que a ameaça seja uma visita que você está recebendo!

Por isso, é muito importante adestrar o Lulu de maneira que ele possa entender comandos e não se sentir tão ansioso protegendo o território. No geral, é um cão que sempre vai querer ficar perto do tutor e não vai abrir mão de muito carinho.

Cachorro que não cresce – Beagle

E por fim, temos o Beagle na nossa lista de cachorros que não crescem! Ele também é um animal com muita personalidade e inconfundível pela sua pelagem. O Beagle é um pouquinho maior que os outros da lista, podendo chegar até 40cm em alguns casos!

Só que ele é igualmente carinhoso e cheio de energia. Por isso, tê-lo em apartamentos pode não ser a melhor ideia, embora seja possível com bastante enriquecimento ambiental, brincadeiras e passeios para gastar energia.

A energia do Beagle, quando não canalizada de maneira correta, pode se transformar em comportamentos negativos e, claro, muita ansiedade para o animal. Roer móveis, fazer xixi no lugar errado e até um pouco de agressividade, podem, sim, fazer parte do dia-a-dia da raça, caso o tutor não cuide direitinho de todos os aspectos necessários.

Qual é a sua raça preferida? Escolha aquela que você mais gosta e cuide bem do seu novo doguinho pequeno!