A castração do cachorro traz inúmeros benefícios e vantagens para o animal. Além de proporcionar mais qualidade de vida no longo prazo, esse procedimento é seguro, rápido e muitas vezes gratuito em algumas cidades.

Neste artigo, o Portal do Dog vai te ajudar entender por que a castração do cachorro é tão importante e como ela pode ser tão útil na rotina do cachorro.

Acompanhe!

A castração do cachorro e as suas vantagens

Se você adotou um cachorro, macho ou fêmea, uma das primeiras coisas que você deve fazer rumo a saúde e integridade física do animal é a castração.

É claro que existem recomendações técnicas e específicas para cada cachorro. Mas de maneira geral, a castração não apresenta grandes riscos para o cachorro e muitas vezes ela é oferecida até mesmo de forma gratuita em mutirões ou clínicas da sua cidade.

Abaixo, veja como a castração pode salvar o seu cachorro de alguns problemas:

  1. Natalidade indesejada pelo tutor.
  2. Redução de custos.
  3. Longevidade do cachorro.
  4. Redução de doenças.
  5. Evita doenças reprodutivas em fêmeas.
  6. Prevenção de distúrbios testiculares.
  7. Evita o territorialismo.
  8. Os cães ficam menos agressivos.
  9. Evita a marcação de território.
  10. Reduz a superpopulação de cães.

Veja detalhes sobre como essas vantagens e benefícios estão diretamente ligadas ao bem-estar do seu cachorro.

castração do cachorro

No longo prazo, a natalidade indesejada pode trazer problemas, doenças e falta de qualidade de vida para os doguinhos – Foto: Canva

Natalidade indesejada pelo tutor

A natalidade indesejada é um problema para o tutor. O cão não sabe se ele quer ter filhotes ou não e isso está relacionado apenas a sobrevivência. Mas o tutor sabe quando filhotes são indesejados e como isso pode gerar problemas na rotina.

Por isso, não há nada melhor do que evitar que essa situação aconteça. Os filhotes não sofrem e nem ficam, muitas vezes, meses esperando por um lar adequado.

É claro que, ao nascer uma ninhada de cães fofos, o tutor vai querer proporcionar o máximo conforto e bem-estar a eles. Mas nem sempre isso estava nos planos, até mesmo financeiros. Cuidar bem de vários filhotes pode se tornar caro e isso traz sofrimento para os pets.

Portanto, nada melhor do que evitar a natalidade indesejada com a castração do cachorro.

Redução de custos

A castração do cachorro é também um fator relevante para tutores que querem reduzir custos em casa. Afinal, você sabe: mais filhotes é igual a mais custos com ração, saúde, conforto e bem-estar.

Isso não significa que o tutor não vai dar conforto e bem-estar para os filhotes que nascerem. Mas significa que as coisas podem ficar apertadas no financeiro da família, já que os cães precisam de subsídios para terem uma vida de qualidade.

Nos primeiros dias, os filhotes vão mamar na mãe. Mas com o tempo, o tutor vai precisar comprar ração, levá-los ao veterinário, comprar remédios, brinquedos e outros itens.

Portanto, castrar o cachorro é também algo que vai gerar uma boa redução de custos no longo prazo. Faça isso!

Veja também sobre a castração de gatos: que mudanças físicas envolve?

Longevidade do cachorro

Cachorros que são castrados tem o potencial de viver mais tempo. Isso não significa que eles possam viver mais do que a sua raça tem de média de longevidade. Mas sim, que eles não vão ter alguns problemas e doenças que muitas vezes podem levar a morte.

A longevidade do cachorro está relacionada há muitos fatores de rotina, bem-estar, saúde física e mental. E a castração acaba se tornando uma ótima fonte de longevidade, já que o procedimento evita uma série de outros problemas no longo prazo.

Por isso, considere a castração do cachorro como uma forma de investir na saúde do seu cachorro. Ele poderá, tendencialmente, ter menos problemas de saúde por causa disso.

Além disso, a longevidade estará associada a qualidade de vida. Ou seja, além de ser um cachorro longevo, vai ser um cachorro longevo que vai chegar na fase idosa com muita saúde e disposição. E isso faz toda a diferença.

castração do cachorro

A castração canina é um fator benéfico muito grande para os cães – Foto: Canva

Redução de doenças

Mais uma vantagem de realizar a castração do cachorro é a redução das eventuais doenças relacionadas ao sistema reprodutor do macho ou da fêmea.

A falta de castração pode gerar algumas dificuldades do sistema reprodutor e isso pode, por exemplo, mutar células e gerar um câncer na região. É mais comum do que você imagina.

Mas além dessas doenças relacionadas ao sistema reprodutor, o cão também pode ter uma redução de potenciais doenças em outras regiões do corpo.

Há muitas vantagens associadas a castração segura, esterilizada e feita por profissionais em locais adequados. Por isso, busque esse suporte para dar mais qualidade de vida ao seu melhor amigo.

Evita doenças reprodutivas em fêmeas

As fêmeas podem ter vários problemas relacionados ao seu sistema reprodutor. Inclusive, câncer.

Por isso, é muito importante garantir que a castração do cachorro aconteça o quanto antes, de forma que a fêmea nem chegue a desenvolver alguns tipos de anomalias.

Além disso, a castração também evita situações de infecção no útero e outras condições que podem levar a morte do seu dog.

Saiba mais sobre o câncer de mama em cães, que pode acontecer (também) devido a falta de castração.

Prevenção de distúrbios testiculares

No caso dos machos, a falta de castração pode gerar alguns problemas testiculares graves. Além de dores e infecções, o cachorro também pode desenvolver câncer testicular.

Alguns problemas que a castração pode evitar no seu cachorro macho ou ajudar em tratamentos:

  • Neoplasias;
  • Inflamação dos testículos;
  • Inflamação do epidídimo;
  • Hiperplasia prostática;
  • Inflamação da próstata;
  • Entre outros.
castração do cachorro

A veterinária com um cachorro sendo atendido – Foto: Canva

Evita o territorialismo

O seu cão é territorialista? Essa é uma condição natural e que muitas vezes está associada a falta de socialização ou necessidade de proteção do território.

Ou seja, ela não está completamente associada a falta de castração. Mas a castração pode ajudar a deixar o seu cachorro muito mais tranquilo e confortável em casa, sem precisar defender com unhas e dentes a sua comida, casa, cama e tutor.

Esse é um benefício comportamental muito importante para os cachorros. Afinal, o excesso de ansiedade pode trazer distúrbios alimentares e o cachorro pode ter uma vida muito complicada.

Os benefícios comportamentais que a castração traz para o seu cachorro podem ter reflexos absolutamente positivos no longo prazo. O equilíbrio mental é indispensável, inclusive, para o cachorro não ter problemas físicos.

Afinal, você sabe: mente e corpo não se separam.

Os cães ficam menos agressivos

Agressividade canina… o seu cachorro sofre desse mal?

Para os tutores que têm um cachorro agressivo, pode não parecer: mas a agressividade tem “cura”, já que muitas vezes ela está associada a problemas comportamentais, de ansiedade e proteção de território.

Inclusive, a castração do cachorro também o ajuda a ficar menos agressivo e muito mais confortável em casa, sem precisar defender tudo de todos.

É claro que somente a castração não vai resolver um problema agudo de agressividade. Mas ela é um bom início, já que o cachorro terá menos estímulos que podem deixá-lo realmente explosivo e alucinado por morder, defender e espantar tudo e todos.

Temos um artigo para te ajudar a entender mais sobre isso: Cão agressivo: É possível reeducar?

Evita a marcação de território

A marcação de território por cachorros machos pode ser um verdadeiro problema para o tutor.

Afinal, muitas vezes é só indicar um passeio, que ele começa a procurar os mais inacessíveis locais para deixar a marca dele.

Nos acostumamos a ver essas cenas por aí, inclusive, com nossos próprios pets. Em equilíbrio, tudo bem. Mas o excesso dessa necessidade é algo que pode se tornar bastante complicado para o cachorro e para o tutor.

A castração praticamente resolve a necessidade de marcação de território, pois a produção de alguns hormônios é interrompida e faz o cachorro ter menos necessidades de mostrar que ele é “o dono do pedaço”.

Portanto, castre o seu pet. Busque um profissional para realizar o procedimento e veja como o seu cachorro poderá ter uma vida muito mais calma, tranquila e confortável física e mentalmente.

vários filhotes juntos

A superpopulação de cães tende a trazer problemas graves tanto para os cães, quanto para moradores de uma cidade. Especialmente se forem cães de rua – Foto: Canva

Reduz a superpopulação de cães

E por fim, não podemos deixar de mencionar que a castração é também uma forma de reduzir a superpopulação de cachorros.

E a conta é muito simples. Veja um exemplo de como a reprodução desenfreada pode gerar problemas graves de superpopulação de cães:

  • Imagine uma cria de 5 filhotes;
  • Esses 5 filhotes, quando adultos, podem ter mais duas crias de 5 filhotes cada. Já são 10 cachorros, sem contar os que já existiam.
  • Esses 10 cachorros podem criar, tranquilamente, mais 50 cachorros: já são 60 cachorros a partir da primeira cria.
  • E assim a conta vai aumentando exponencialmente.

Com a castração, esse ciclo é interrompido e a consequência é:

  • Cães mais saudáveis;
  • Menos cães na rua;
  • Mais qualidade de vida para todos.

Cuide do seu dog!