Você já ouviu dizer ou mesmo já leu em algum lugar que focinho quente é sinal de febre canina? Bom, esta é uma das afirmações mais comuns no universo pet, visto que o focinho, quando quente, pode realmente chamar atenção e indicar algum tipo de problema. Então, para entender tudo sobre o assunto, acompanhe o artigo de hoje e entenda de uma vez por todas o que o calor do focinho nos diz sobre a saúde do animal.

Vamos lá?

Focinho quente significa que o cachorro está com febre?

A resposta mais correta para esta pergunta, é: não, o focinho quente não significa que o cachorro está com febre. Isto é um mito e não podemos simplesmente associar um problema no organismo do animal a uma situação momentânea e comum na parte externa do corpinho do cachorro.

Para entender isso melhor, é fundamental que a gente conheça anatomia do cachorro (mesmo que o seu sonho não seja ser veterinário ou veterinária). Afinal, conhecendo as funções e também os processos do organismo do cachorro, é que podemos ter um conhecimento mais aprofundado sobre o que realmente está ou pode acontecer com o animal.

A temperatura corporal de um cachorro pode ser um pouco mais elevada do que a temperatura corporal de nós, humanos. Eles podem chegar até 38˚C sem necessariamente estarem com febre. Já para nós, esta temperatura pode indicar, sim, febre. Por isso que a melhor maneira de medir se o cão está com febre é através de ajuda profissional, pois o focinho não necessariamente vai indicar este quadro.

De maneira geral, o focinho do cachorro sofre bastante alterações de temperatura durante o dia: pode estar gelado e molhado e pode estar seco e quente em alguns momentos. Afinal, este orifício é um dos principais reguladores da temperatura corporal, agindo diretamente para o bem-estar do pet.

Então, não podemos simplesmente condicionar a temperatura do nariz como sendo febre canina. Para isso, temos que prestar atenção em outras questões que nos revelam os sintomas deste problema. Vamos conhecê-las abaixo. Continue a sua leitura.

focinho quente

Cachorro medindo a febre – Foto: Freepik

Sintomas de que o seu cachorro está realmente com febre (ou outro problema)

A febre no cachorro pode ser um problema bem grave a partir do momento que ela sai de controle. No entanto, não podemos esquecer os motivos pelos quais um organismo aumenta a temperatura (causando febre). Ele faz isso porque está sendo atacado por outro tipo de vírus ou bactéria invasora. E com o aumento da temperatura corporal, estes invasores não conseguem sobreviver. Ou seja, a febre é uma defesa.

No entanto, não podemos simplesmente deixá-la agir de maneira descontrolada. Pois além de matar os invasores, ela pode matar o próprio cachorro, pois as altas temperaturas podem ajudar a falir os órgãos e, assim, levar o cachorro a óbito. Por isso, é bem importante que você conheça os sintomas de que o cachorro está com febre, sem ser apenas o focinho quente. Veja:

  • Observe os movimentos e o comportamento do cachorro;
  • Veja se o cachorro está comendo normal ou sem apetite;
  • O cão está animado ou desanimado?;

Explicaremos cada um dos pontos acima a partir de agora. Continue a sua leitura.

Focinho quente – Observe os movimentos e o comportamento do cachorro

Observar os movimentos e o comportamento geral do cachorro é uma dica super importante. Você precisa saber exatamente como o cachorro age e como ele se movimenta em um momento de saúde e bem-estar, para que você consiga perceber as diferenças e desconfiar de que algo está errado quando o cachorro está mal.

Então, veja se o cão está dormindo demais, deitado demais, abaixado demais ou até mesmo escondido. Estas atitudes revelam que algo não está adequado no dia a dia do pet e você precisa investigar e descobrir o quanto antes. A febre faz com que o cachorro perca forças e energia, pois o corpo está concentrado em matar os organismos invasores no organismo. Lembre-se disso.

Leia também: 5 Erros que tutores novatos cometem ao cuidarem de seus cães

focinho quente

Cão na veterinária – Foto: Freepik

Veja se o cachorro está comendo normal ou sem apetite

Outro fator bem importante que precisamos observar e que diz respeito aos sintomas de uma febre, é o apetite. Se o cachorro não está com apetite ou está tomando água demais (fora do padrão do dia a dia), é porque algo está errado. É claro que pode ser algo mais simples, como uma dor de barriga passageira. Mas pode ser, também, algo mais grave, como a febre.

Por isso é tão importante criar e conhecer uma boa rotina de alimentação para o seu pet, pois é esta rotina que poderá indicar que algo não está bem no futuro. Rotinas são importantes tanto para manter a saúde do pet, quanto para desconfiar e levar o animal a um veterinário em situações de descumprimento em demasia desta rotina em si.

Focinho quente – O cão está animado ou desanimado?

E por fim, observe sempre se o cachorro está animado ou desanimado. Estes quadros de comportamento também podem indicar que algo não está muito bem e você poderá agir para tratar e cuidar do dog o quanto antes.

Lembre-se que quando o cão já está com sintomas de cansaço e desânimo, pode ser que ele já está em algum nível mais avançado de dor ou da doença em si, pois a energia dele já está toda dedicada ao combate. Então, não hesite em observar, conhecer e se aproximar bastante do seu pet, para que qualquer sintoma possa ser percebido bem cedo.