O que é cinomose em cachorro? Confira, neste conteúdo do Portal do Dog, os principais sintomas, causas e tratamentos para essa doença que pode ser fatal para seu cãozinho.

Muitas doenças podem acometer a saúde dos pets antes mesmo das primeiras vacinas, esse é o caso da cinomose em cães.

Uma doença bastante grave que pode ser fatal para a vida do seu amiguinho de 4 patas, deixando-o bem debilitado logo com os primeiros sintomas.

Vamos discutir mais sobre o que é cinomose em cachorro, quais seus sintomas, causas, transmissão e formas de tratamento, aqui neste post.

cachorro triste

Cachorro com aparência de triste – Foto: Freepik

O que é cinomose em cachorro – Entenda aqui

Mas afinal, o que é cinomose em cachorro? Essa doença nada mais é do que uma infecção por um vírus.

O Canine Distemper Virus (CDV), que traduzido para o português significa “vírus da esgana canina”, atinge principalmente os cães filhotes.

No entanto, também pode afetar os doguinhos mais debilitados, ou seja, com sistema imunológico frágil. Afinal, à medida que a idade avança, os pequenos de quatro patas podem apresentar certas fragilidades, que aumentam as chances de infecções por vírus e bactérias.

O resultado da cinomose em cães é um conjunto de sintomas que acomete o organismo como um todo, causando um enfraquecimento do sistema imunológico e frequentemente, causando a morte do pet.

É importante destacarmos que a busca pela ajuda do veterinário é fundamental e primordial neste caso, e que receitas caseiras podem ser perigosas. Preserve a vida do seu pequeno!

Veja também se cinomose tem cura.

Principais sintomas da cinomose em cachorro

Os principais sintomas da cinomose em cachorro são perceptíveis, se apresentando no organismo de diversas maneiras.

Sintomas neurológicos, nos sistemas digestório e respiratório são os principais sinais de o que é cinomose em cachorro.

Vale ressaltar que a gravidade dos sintomas depende do sistema imunológico do cãozinho, afinal, há cães que sobrevivem após a infecção pelo vírus da cinomose. Por isso, é importante ficar atento aos sinais.

A seguir, separamos por categorias os principais sintomas para detectar o que é cinomose canina.

cão deitado

Cachorro deitado triste – Foto: Freepik

Sinais na pele

Não é apenas os sistemas corporais do cãozinho que apresentam sintomas da cinomose, também existem sinais na pele do cachorro.

Durante a infecção pelo vírus, o tecido cutâneo do cãozinho pode apresentar sinais como bolinhas com pus, presentes nas patas, no abdômen e no focinho do cachorro.

As erupções na pele e conjuntivites também são sinais da presença do vírus CDV no organismo do animal.

Sintomas digestivos

Os sintomas digestivos também podem ser um dos sinais de cinomose em cachorro, sendo a diarreia o mais conhecido.

As fezes do cachorro também podem apresentar sangue, indicando um alerta para a saúde do cão.

Além disso, sintomas como febre, perda de apetite, vômitos e fraqueza, também são notados em cachorros com cinomose.

Complicações respiratórias

A cinomose traz complicações respiratórias para o cachorro, sendo este mais um sinal da doença no organismo canino.

Os sinais como secreção nasal, tosse com catarro e sintomas de pneumonia em cães são notados nesse tipo de quadro de saúde. Inclusive, o cãozinho pode se sentir mais cansado e com dificuldades de respirar logo no início dos sintomas.

Se o seu cão apresenta dificuldades para respirar e é notável que algo está afetando suas vias aéreas, procure um profissional veterinário o quanto antes.

Sinais neurológicos

A fase dos sinais neurológicos na cinomose é uma das mais preocupantes para os tutores. É neste momento que a maioria deles nota que algo não está bem com o cachorro.

Nesta etapa da doença, os cães podem sentir tremores frequentes, dificuldades de coordenação motora e até passar por convulsões.

Porém, nem sempre é possível detectar esses sinais, especialmente quando a doença já é tratada precocemente.

Isso acontece porque a cinomose pode atingir o organismo do cãozinho de forma progressiva, chegando ou não a obter sinais neurológicos da doença.

Os tutores precisam ficar atentos aos sinais da doença, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de tratamentos bem-sucedidos.

O que causa cinomose em cães?

Agora que você já sabe o que é cinomose em cachorro e seus principais sintomas, vamos entender o que causa a doença nos cães.

A transmissão da cinomose pode acontecer de diversas maneiras, seja pelo ar ou em contato com objetos e cães infectados.

Vejamos a seguir, as diferentes formas de contrair o vírus com o intuito de proteger cada vez mais a saúde do seu amiguinho:

Transmissão da doença pelo ar

Uma das formas de contrair a cinomose em cães é pela transmissão da doença pelo ar, isto é, durante um passeio com seu cão é possível ter contato com o vírus.

É na transmissão pelo ar que o vírus da cinomose circula, podendo se acomodar em objetos dos pets como brinquedos, comedouros, bebedouros e até superfícies das ruas.

Contato com cães infectados

Outra maneira de contrair a doença é estando em contato com cães infectados por cinomose.

É por meio das secreções nasais, urina e fezes do cachorro que a cinomose também é transmitida a outros cães de variadas raças e tamanhos.

O que é cinomose em cachorro

Cão bravo – Foto: Freepik

O que é cinomose em cachorro – Superfícies e objetos infectados

As superfícies e objetos infectados são um prato cheio para que o vírus acometa mais um organismo canino.

Saiba que apesar de o vírus ficar apenas algumas horas fora do organismo do cachorro, as chances de outro cão ser contaminado são bem grandes, principalmente em doguinhos que ainda não foram vacinados.

Tratamento para cinomose em cachorro

Como vimos, existem várias formas de se contaminar com cinomose, sendo assim, muitas pessoas perguntam qual o tratamento para cinomose em cachorro.

Outra pergunta que é bastante feita em consultas com veterinário é se a cinomose tem cura, já que os sintomas podem levar o cãozinho à morte.

Infelizmente, a cinomose não possui cura, mas saiba que nem por isso não será realizado um tratamento adequado para a recuperação do cachorro.

Muitos veterinários optam por um tratamento que fortalece o sistema imunológico do cãozinho, já que este é o sistema mais afetado pela doença.

Após exames que detectam a presença do vírus no organismo do cachorro, o veterinário indica um tipo de tratamento para fortalecer o organismo canino a combater a infecção.

Os tratamentos ligados ao sistema imunológico são os mais utilizados, impedindo assim a evolução da doença.

A cinomose pode se apresentar de forma progressiva, por isso, aos primeiros sinais da doença é aconselhável procurar com urgência um médico-veterinário.

Como evitar a cinomose em cães?

Após conhecer os sintomas e possíveis tratamentos para a doença, nada como investir em prevenção, não é mesmo? Afinal de contas, prevenir sempre será melhor do que remediar o problema, a fim de promover mais qualidade de vida ao pet e protegê-lo contra os efeitos da enfermidade.

Confira um dos tópicos mais importantes deste artigo sobre “o que é cinomose em cachorro”, entendendo como evitar a cinomose em cães.

O que é cinomose em cachorro – Vacina para cinomose

Mesmo que um fato infeliz é que a cinomose não tem cura, saiba que, por outro lado, existe um modo de prevenir a doença por meio da vacina para cinomose.

Sabemos que o grupo mais afetado pela cinomose são os cães filhotes, devido ao quadro vacinal ainda não estar completo.

Em consequência disso, o sistema imunológico do filhote fica enfraquecido e propenso a acomodar o vírus CDV.

As vacinas conhecidas como V8, V10 e V11 oferecem proteção contra a cinomose, sendo assim, administradas em três doses com intervalo de 20 a 30 dias.

A primeira dose de vacina em cães filhotes pode acontecer após 45 dias de vida do cachorro e seguindo com o calendário vacinal orientado pelo veterinário.

Contudo, saiba que após o crescimento do cachorro é recomendado que ele receba uma dose anual para reforçar a imunização contra a cinomose.

Veja também se pode vacinar cachorra no cio.

O que é cinomose em cachorro

Cachorro deitado com sintomas – Foto: Freepik

Limpeza e higienização de ambientes e objetos

Outra forma de evitar a contaminação de cinomose em cães é por meio da limpeza e higienização dos ambientes e objetos.

Como mencionado acima, o vírus fica por horas fora do organismo do cachorro e se alastra facilmente sobre as superfícies.

O indicado é limpar bem os locais onde o cachorro gosta de ficar, como por exemplo, caminhas, casinhas, pisos e degraus.

Use um bom desinfetante para eliminar vestígios da doença, lavando sempre os objetos do cachorro. Mas lembre-se de usar apenas produtos que sejam adequados para os pets, combinado?

Os brinquedos como bolinhas, guias, comedouros e bebedouros também precisam ser higienizados e limpos regularmente.

O que é cinomose em cachorro – Evitar sair de casa com filhote sem vacina

Essa é uma dica de ouro para evitar o contágio por cinomose em cães. É importante que os tutores evitem sair de casa com o filhote sem vacina.

As vacinas protegem o cachorro contra diversas doenças, inclusive contra a cinomose que pode ser fatal.

Evite passear com o cãozinho sem as doses de vacinas completas, mesmo que seja em ambientes domésticos como áreas comuns do condomínio.

O recomendado por veterinários é que o cachorro, após os três meses, já possa passear na rua, sempre com guia, coleira e, é claro, com o calendário vacinal em dia.

Em contrapartida, o cãozinho que está debilitado de saúde sendo filhote ou adulto, também precisa evitar esses passeios.

Uma dica é evitar deixar o cachorro comer e beber água da rua, afinal, você não sabe a procedência do alimento ou líquido.

Como os cães adoram cheirar, evite também o contato com fezes de outros cães, já que o vírus da cinomose se expele pelo cocô e pela urina do cachorro.

Fazer visitas ao veterinário periodicamente

Não se esqueça de fazer visitas ao veterinário periodicamente, somente um profissional é capaz de realizar o diagnóstico da cinomose, bem como orientar o melhor tratamento.

Além disso, é o veterinário que indica o melhor modo de imunizar o seu cãozinho, orientando sobre os cuidados para evitar a cinomose em cães.

A melhor forma de evitar a doença é fazendo a prevenção, por meio da vacinação em dia, alimentação saudável e limpeza do local onde vive o pet.

Para uma maior qualidade de vida do cachorro, sempre visite um veterinário de sua confiança.

Agora você já sabe o que é cinomose em cachorro, portanto, preserve a saúde do seu cãozinho e sempre converse com um profissional!