Os soluços são uma reação natural do corpo que ocorre involuntariamente. Na maioria das vezes, é de curto prazo, de modo que os proprietários raramente prestam atenção a ele. Veja porque o cachorro soluça!

Os soluços costumam causar desconforto em cães e ansiedade em seus donos.

Este processo fisiológico simples ocorre com bastante frequência e tem vários graus de gravidade. No entanto, poucas pessoas sabem como funciona e o que fazer para aliviar o problema do soluço (afinal, o cão não pode ser aconselhado a prender a respiração).

Na maioria dos casos, os soluços não ameaçam a vida do animal e não são um sinal de doença grave, mas é melhor saber as razões para a ocorrência de soluços “seguros” e “perigosos”.

Causas comuns de soluços em cachorros

cachorro soluçando

Cachorro soluçando – Foto: Freepik

O soluço ocorre devido à contração do diafragma. Este músculo está localizado logo abaixo das costelas e separa os pulmões do abdômen. Como resultado de uma série de empurrões bruscos, a respiração do animal é perturbada. As inspirações tornam-se muito curtas e intensas.

Uma violação de curto prazo não é perigosa. Não tem consequências para o corpo e desaparece por conta própria. Existem 6 razões para isso.

Frio

Raças decorativas com subpêlo pouco desenvolvido costumam soluçar após caminhadas no inverno. Isso vem da hipotermia. Macacões quentes e caminhadas mais curtas podem ajudar a se livrar dos soluços.

Comida engolida muito rapidamente

Se o filhote soluçar depois de comer, é porque ele engoliu a comida muito rápido ou comeu demais. No primeiro caso, o soluço é provocado pelo excesso de ar engolido junto com a comida, e no segundo – um estômago transbordando, pressionando o diafragma.

O mesmo quadro é observado devido ao excesso de ração seca na dieta alimentar. Ao dar comida seca, é muito importante garantir que seu animal beba água. Como resultado da desidratação, as membranas mucosas ressecam, irritando as fibras nervosas do septo muscular.

O cachorro soluça porque entrou em uma fase de crescimento ativo

Soluços de curta duração são típicos de cachorros que entraram na fase de crescimento ativo. Os veterinários sugerem que com a sua ajuda os animais fortaleçam os músculos dos sistemas respiratório e digestivo.

À medida que o filhote cresce, a frequência e a duração dos soluços diminuem gradualmente.

O cachorro soluça porque correu muito

cachorro soluçando

Cachorro bravo – Foto: Freepik

O ressecamento da nasofaringe ocorre não só pela falta de água, mas também pela alta atividade física. Se o cão começar a soluçar após jogos ao ar livre, dê-lhe uma bebida.

O cachorro se assustou

Com um susto repentino, uma respiração forte é feita, o que atrapalha a respiração. Nesse sentido, os animais de estimação costumam começar a soluçar durante uma tempestade ou após uma explosão de fogos de artifício.

Por que o cachorro soluça: razões perigosas

A presença de patologia em um cão pode ser indicada por soluços frequentes e prolongados.

Quais as causas mais perigosas de um cachorro soluçando?

Problemas gastrointestinais

Cachorro doente – Foto: Freepik

Problemas gastrointestinais são acompanhados por soluços, lambidas, diarreia e náuseas. Existem algumas causas possíveis de desconforto:

  • Parasitas;
  • Deficiência enzimática;
  • Pancreatite;
  • Gastrite;
  • Erosões e úlceras gástricas;
  • Intoxicação alimentar;
  • Obstrução intestinal.

Em todos esses casos, a mucosa gástrica é afetada, o que afeta o nervo. Um diagnóstico preciso pode ser feito somente após um exame completo em uma clínica veterinária.

Diabetes

O diabetes mellitus iniciado causa danos a todos os elementos do sistema nervoso. O excesso de glicose envenena o corpo, irrita os nervos e provoca soluços.

Infecções

Cão no veterinário – Foto: Freepik

Além do diabetes, as infecções causam intoxicação generalizada do corpo e danos ao sistema nervoso. Na maioria das vezes, cinomose, enterite, meningite e encefalite são os culpados por isso. O doente apresenta os seguintes sintomas:

  • Comportamento incomum (agressão ou apatia);
  • Paralisia dos membros;
  • Febre alta;
  • Convulsões;
  • Fotofobia;
  • Ataques epilépticos;
  • Problemas de coordenação;
  • Paralisia parcial ou completa.

As infecções que afetam o sistema nervoso central são muito difíceis de tratar. Muitos animais infectados morrem de asfixia ou parada cardíaca.

O que fazer se o seu cachorro soluça

Cachorro doente no colo da veterinária. Foto: Freepik

Se o motivo do soluço do cão for conhecido, a tensão do diafragma pode ser aliviada. Isso se aplica apenas aos casos em que o perigo para a vida do animal é completamente excluído.

Para parar os soluços que tem as seguintes causas faça o seguinte:

  • Hipotermia. Alimente seu animal de estimação com um caldo quente e cubra com um cobertor.
  • Absorção rápida de alimento. Faça uma leve massagem circular na barriga, no sentido horário.
  • Fase de crescimento ativo. Aqui você apenas tem que esperar que o quadrúpede envelheça.
  • Aumento da atividade física. Deixe o animal respirar e beber água para repor os suprimentos esgotados.
  • Susto. Acaricie seu animal de estimação e trate-o com amor. A maioria dos animais esquece rapidamente o que é desagradável.

Depois de concluir as etapas acima, os soluços devem desaparecer em alguns minutos. Se isso não acontecer, entre em contato com o veterinário.

Os soluços dos cães parecem engraçados, mas não devem ser subestimados. A irritação pode causar disfunções não só do trato respiratório e gastrointestinal, mas também do sistema nervoso central.