O tumor de mama em cadelas atinge 45% das fêmeas caninas, por isso, o tutor precisa ficar atento aos sinais da doença para um tratamento precoce com mais chances de qualidade de vida do doguinho.

Os tumores em cães, infelizmente, são bastante frequentes, no caso do câncer de mama ele afeta tanto as fêmeas quanto os machos.

Assim como o câncer de mama em humanos, existem várias formas de tratamento. Além disso, a prevenção e o diagnóstico precoce são extremamente importantes para a saúde do pet.

Veja aqui, neste artigo do Portal do Dog, tudo sobre o tumor de mama em cadelas, uma doença que pode ser detectada pelo próprio tutor por meio do contato com seu cão.

cão deitado

O tumor de mama em cadelas precisa de cuidados especiais e tratamento adequado – Foto: Freepik

Tumor de mama em cadelas – Entenda aqui

Primeiramente, vamos entender o que é o tumor de mama em cadelas. Esse tipo de doença é considerada uma neoplasia canina, com a presença de nódulos benignos ou malignos.

Quando o câncer de mama em cadelas se manifesta de forma benigna, ele não prejudica a saúde do animal, podendo optar por tratamentos menos invasivos.

Já o tumor maligno de mama em cães costuma ser mais prejudicial e com sintomas mais severos, havendo a possibilidade de levar a cadela a óbito.

O diagnóstico precoce pode salvar vidas, porém, quase 20% dos diagnósticos de câncer de mama em cães são feitos tardiamente.

A consequência desse diagnóstico tardio da doença compromete as múltiplas formas de tratamento do tumor de mama em cadelas.

Sintomas do tumor de mama em cadelas

Para um diagnóstico da doença, o tutor precisa estar em alerta aos sintomas do tumor de mama em cadelas.

Alguns desses sinais são observados com o cachorro em casa, já que a forma de se comunicar com os humanos é por meio dos comportamentos e emoções do cachorro.

A seguir, listamos todos os sintomas de câncer de mama em cachorros fêmeas, lembrando que essa neoplasia também acomete os cães machos.

  • Caroços na região das mamas dos cães;
  • Inchaços e dilatação das mamas;
  • Dores e desconfortos na região;
  • Secreção e mau odor nas mamas;
  • Falta de apetite;
  • Apatia canina;
  • Demais mudanças repentinas de comportamento.

Ao observar esses sintomas, a orientação é procurar um veterinário de sua confiança para fazer o diagnóstico e receitar o tratamento adequado para o quadro de saúde do animal.

Lembrando que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de o tratamento de tumor de mama a cadela vai ter ser bem-sucedido.

Tumor de mama em cadelas

Quase 45% das cadelas podem desenvolver tumor de mama – Foto: Freepik

Causas do câncer de mama em fêmeas

Depois de conhecer os principais sintomas, vamos verificar quais seriam as causas do câncer de mama nos cães.

Primeiro é preciso destacar que o tumor nas mamas têm causas multifatoriais, por isso, o crescimento desordenado de células no organismo pode ser afetado por diversos fatores.

Ou seja, os fatores hormonais, genéticos, ambientais e nutricionais são os que mais causam tumores em animais. Vejamos detalhadamente a seguir.

Gravidez psicológica em cães

Um dos principais causadores de tumor em cachorros fêmeas é a gravidez psicológica em cães.

Esse fator de risco ocorre devido às disfunções hormonais causadas pela condição de saúde, que consequentemente poderá desenvolver tumores no animal.

A gravidez psicológica afeta principalmente as cadelas que não foram castradas, sem que tenha ocorrido cruzamento com um cão.

O resultado são os sintomas gestacionais básicos como por exemplo, crescimento das mamas e produção de leite.

Alta produção de hormônios

Por algum motivo, a cadela também pode apresentar uma alta produção de hormônios, mais um fator atrelado à predisposição de câncer de mamas em cadelas.

Em exemplo temos o uso de medicamentos hormonais como injeções contraconceptivas e medicamentos usados em tratamento de alguma doença.

Não podemos deixar de fora a alimentação do cachorro, nos quais os alimentos industrializados e de má qualidade também podem aumentar a produção de hormônios, resultantes na neoplasia.

Idade avançada do cachorro

A idade avançada do cachorro também é um fator que poderá causar tumores nas mamas dos cães, principalmente em cadelas que tiveram várias crias.

Com a idade avançada do cachorro, o organismo vai se modificando, alguns órgãos e sistemas podem parar de funcionar perfeitamente como antes, resultando nos problemas de saúde em cães velhos.

Tumor de mama em cadelas

O diagnóstico precoce de tumor de mama em cadelas ajuda no tratamento – Foto: Freepik

Sobrepeso e obesidade canina

Mais um fator que predispõe o diagnóstico de câncer de mama em cães está relacionado ao peso do animal.

Em casos de sobrepeso e obesidade canina, o doguinho tem mais chances de desenvolver vários tipos de tumores decorrentes da má qualidade de vida.

Vale salientar que não existem estudos concretos que apontem as raças de cachorro propensas a desenvolver tumores nas regiões mamárias.

Veja também: Meu cachorro está muito gordo: O que fazer?

Como é feito o diagnóstico de câncer de mama em cadela?

O diagnóstico precoce é a melhor forma de determinar em que fase está a doença, portanto, ao perceber os sinais, um veterinário precisa ser consultado.

Mas afinal, como é feito o diagnóstico de tumor de mama em cadelas? Quais os processos necessários? Saiba mais, nos tópicos abaixo.

Tumor de mama em cadelas – Exame clínico na cadela

O exame clínico na cadela é o primeiro passo para diagnosticar câncer na região das mamas, isso ocorre logo após o tutor perceber sintomas da doença.

Essa avaliação do quadro de saúde do pet começa com a palpitação da região mamária da cachorra, podendo observar a presença minuciosa de nódulos que indicam neoplasia.

Saiba que os nódulos maiores que 5 cm e com um crescimento acelerado são os mais preocupantes, inclusive em grandes áreas de ulceração e na etapa de metástase linfonodal são indicações do avanço da doença.

Exames de imagem para detectar tumor

Para um diagnóstico mais certeiro da doença, o veterinário também solicita exames de imagem para detectar o tumor na região, como por exemplo radiografias, ultrassonografias do abdômen e tomografias computadorizadas.

Esses tipos de exames de imagem podem apresentar uma melhor leitura do quadro da doença na cadela, descrevendo assim o prognóstico da neoplasia.

É através da ultrassonografia do abdômen que o veterinário poderá apresentar dados mais claros acerca da presença de metástase do tumor, que é quando ele se espalha pelo corpo.

Tumor de mama em cadelas – Efeito Doppler

O efeito Doppler é um recurso que ajuda a detectar o câncer nas mamas do cachorro mais precocemente.

Neste recurso é observado as alterações do fluxo de sangue no organismo canino em uma determinada parte do corpo do animal.

Recolhimento de material para biópsia

Após a identificação de câncer de mama em cadelas, o próximo passo é o recolhimento de material para realizar a biópsia.

Somente após a biópsia o profissional consegue detectar o tipo de câncer, benigno ou maligno, além de identificar o grau de afetação no corpo do pet.

Com todos esses dados fica mais fácil realizar um prognóstico do quadro de saúde do animal, atribuindo assim a um tratamento adequado.

tutora e seu cão

Tutora com seu cachorro – Foto: Freepik

Tratamento de tumor de mama em cadelas

Em alguns passos é possível detectar a presença de nódulos na mama do cachorro, principalmente, para fins de diagnóstico de neoplasias em cães.

A seguir, trouxemos as principais opções de tratamento de tumor de mama em cadelas, cada qual com características próprias de tratamento.

Veja mais: Qual exame detecta câncer em cães?

Cirurgia de remoção

Na grande maioria dos casos de tumores em cães, a cirurgia de remoção é a mais indicada, mesmo em casos de câncer benigno.

A cirurgia de retirada do nódulo benigno impede que a doença avance e apresente complicações futuras para o pet.

No caso de câncer maligno, a remoção é uma esperança de que a neoplasia não atinja outras partes do corpo.

Tumor de mama em cadelas – Quimioterapia canina

Mesmo após a cirurgia de remoção do tumor nas mamas da cadela, a quimioterapia canina pode ajudar a bloquear a doença, a fim de evitar que ela se espalhe pelo organismo do cachorro.

A quimioterapia para cães é indicada para eliminação dos vestígios da doença, prevenindo a reincidência e a metástase do câncer.

Medicamentos para dor

Quando o câncer já está na fase de metástase, as chances de cura são poucas e o mais indicado é o uso de medicamentos para dor.

Na maioria dos casos de diagnóstico tardio do tumor de mama em cadelas, o tratamento é um cuidado paliativo do cão para uma vida com mais qualidade, aliviando assim as dores e demais sintomas decorrentes da neoplasia.

Como prevenir o câncer de mama em cadelas?

A melhor forma de prevenir o câncer de mama em cadelas é por meio de alguns atos do próprio tutor.

Começando pela castração da cadela, que como vimos, a alta produção de hormônios é um fator que contribui para o surgimento das neoplasias em cães.

Além disso, quando a castração é feita antes do primeiro cio da cadela, as chances do surgimento de tumores cai para 1%.

Já as cadelas que são castradas tardiamente devem passar por exames e acompanhamento periódico do veterinário.

O acompanhamento pelo veterinário não deve ser apenas destinado ao grupo acima de cadelas, mas sim, todo animal, afinal, todos têm direito à qualidade de vida.

Além disso, o tutor precisa promover um espaço adequado para o pet, com alimento saudável, água e cuidados essenciais para o seu desenvolvimento.

Quando observar a presença de nódulos e caroços na região das mamas, um médico-veterinário precisa ser consultado para avaliação do sintoma no animal.

Como vimos, o diagnóstico precoce do tumor de mama em cadelas contribui para uma lista de chances a mais para o tratamento do animal de estimação.

Cuide do seu dog!