Por que ter um cachorro? Esta é uma das perguntas mais comuns que cuidadores ou tutores de primeira viagem acabam se fazendo. Qual o real motivo de adotar um ser tão dócil, carinhoso e companheiro? Existem alguns critérios para serem levados em consideração. No entanto, quem mais poderá responder esta pergunta de forma objetiva a partir dos conceitos abordados aqui, é você mesmo. Acompanhe o texto para entender.

Por que ter um cachorro?

Para começar a entender por que ter um cachorro, antes de qualquer coisa, precisamos entender o que o cão representará na vida do tutor. Qual o seu objetivo ao adotar um novo membro canino para sua família? Esta é a pergunta base para moldar todo o processo até a adoção. Entretanto, fazer-se as perguntas certas nem sempre é um caminho fácil e claro.

Para ajudar você a entender e motivar ainda mais a sua vontade, preparamos este artigo completo com informações acerca do assunto. A partir destes insights você poderá tomar suas próprias decisões e planejar a chegada (ou não) do seu mais novo amigo em casa. Continue lendo para ficar por dentro.

por que ter um cão

Você está preparado para ter um cachorro?

Por que ter um cachorro? Como mencionamos anteriormente, este não é um processo fácil. Muito pelo contrário. Ter um cachorro é assumir uma série de responsabilidades que muitas pessoas acabam não assimilando no momento da decisão. Por mais que a situação possa ser descontrolada emocionalmente (afinal, cães são extremamente fofos!), você precisa parar para pensar em como sua vida será dali para frente.

Ter um cachorro não é simplesmente adotá-lo, dar ração e mantê-lo vivo. Infelizmente tem muitas pessoas que ainda tratam o animal como se fosse um objeto, deixando-o em condições precárias como se não houvesse sentimentos ali. Além de ser um equívoco, é uma situação nada humana! Precisamos dar amor, carinho e muito mais do que as condições básicas para o bem estar de um cão.

O que levar em consideração na hora de adotar um cão

Para entender o que levar em consideração na hora de adotar um cachorro para seu lar, você precisa dar um passo atrás e entender uma coisa: qual o motivo de adotá-lo? Por que você quer um cão no seu lar? Como ele será tratado assim que chegar? Estas perguntas são básicas para planejar um lar mais amoroso e menos monótono.

Se engana quem pensa que o cão vive bem sozinho enquanto estamos fora trabalhando. Eles são seres sentimentais e realmente pensam que foram abandonados quando estamos longe. Por isso, é importante planejar tudo antes mesmo de tomar a decisão e a atitude de trazê-lo ao lar. Pode parecer duro e polêmico, mas a verdade é que se você não tiver as condições mínimas para manter a felicidade do cão em dia, é melhor não adotá-lo!

A não ser que as condições do animal estejam precárias, como por exemplo, o abandono na rua. Neste caso, por mais que você não tenha condições de um lar permanente, um lar temporário é melhor do que viver na rua, com medo e sem segurança, não é mesmo?

Veja alguns quesitos para adotar um cão e mantê-lo feliz, saudável e amado.

por que ter um cão

A alimentação é fundamental

Esta primeira dica parece óbvia. Na verdade, até é óbvia. Mas acredite, é muito importante! Há pessoas que não ligam para a alimentação do cão e deixam eles comerem o que quiserem, a hora que quiserem. Isto não só é prejudicial para o seu bolso, como é extremamente maléfico para a saúde do animal.

Cães não costumam viver muito. Se comparado a um humano, vivem muitos anos a menos. No entanto, a vida deles precisa ser equilibrada e saudável para não chegar na fase adulta e idosa com problemas de saúde. E isso passa muito pela alimentação. Procure fornecer comida sem conservantes, com nutrientes e vitaminas que façam com que o cão tenha mais vitalidade e disposição.

Cuidados para não exagerar também são fundamentais. Afinal, obesidade em cães é tão maléfico quanto a falta de uma alimentação regulada!

Cuidados com higiene e limpeza

Por que ter um cachorro se não for para mantê-lo limpo e higienizado? Assim com nós humanos, a sensação de limpeza é fantástica. E não somente a sensação que é importante. Mas também a saúde. Sim, um cachorro limpo e devidamente higienizado tem muito mais chances de ter uma vida longa e longe de doenças facilmente contraídas via sujeira.

Leve seu cão regularmente ao pet shop e deixe que ele receba cuidados específicos para a saúde e o bem estar dele. A tosa em cães, por exemplo, é algo que precisa de uma atenção especial. Dependendo da raça que você for adotar, manter a regularidade neste quesito é muito importante para manter áreas íntimas devidamente limpas. Portanto, ter recursos para estas atividades é fundamental.

por que ter um cão

Consultas regulares ao veterinário

Todos os quesitos abordados anteriormente falam da saúde do animal. E nada mais importante do que fazer as consultas regulares ao veterinário, não é mesmo? Somente um profissional capacitado para avaliar a real condição física do cão poderá recomendar intervenções, alimentação ou cuidados específicos.

Prevenir doenças é uma das tarefas mais importantes de tutores de cães. Muitas vezes não sabemos exatamente como fazer isso, visto que não temos conhecimento técnico e científico. Por isso, ter recursos para fazer exames de rotina e criar um prontuário e histórico veterinário é essencial.

Fazer as vacinações em dia

Assim como levar o cão ao veterinário, é importante entender que as vacinações são fundamentais. Hoje em dia já podemos previnir uma série de doenças e problemas na saúde do cão somente através de vacinas. Ou seja, elas são simples e extremamente eficazes para deixar nossos animais mais felizes e saudáveis.

Faça um acompanhamento periódico neste sentido, tenha uma caderneta de saúde onde você possa registrar todas as vacinas e garanta que seu cão viverá melhor em todas as fases da vida.

por que ter um cão

Ter tempo para o animal é fundamental

Por que ter um cachorro se você não terá tempo para ele? Pois bem, este é um assunto polêmico. Há pessoas que moram sozinhas e precisam de uma companhia. Logo, quando tiver que sair para trabalhar, o cão ficará sozinho. Isto não só é maléfico para a saúde do animal, como também poderá deixá-lo ansioso e triste.

Ter um cão é uma forma de conquistarmos uma companhia extremamente fiel e amiga. No entanto, não podemos deixá-los muito tempo sozinhos. É preciso criar procedimentos para que eles aprendam a ser cachorros independentes. E isto pode ser conquistado com sessões de adestramento de cachorro, por exemplo. Assim, por mais que você tenha que sair, eles aprenderão a viver sozinhos.

No entanto, não abuse. Passe tempo com eles, brinque, demonstre amizade e amor. É isso que eles precisam!

Os benefícios de ter um cachorro

Depois de entender que você precisa ter uma série de requisitos devidamente preenchidos para ter um cão, é hora de entender os benefícios de viver com estes seres de amor e alegria. Veja os tópicos abaixo e entenda como um cachorro pode ajudar você a praticar exercícios físicos, ter disciplina, acordar cedo e outras coisas.

por que ter um cão

Atividades físicas serão praticadas com regularidade

Quando adotamos um cão, precisamos entender que eles também precisam de exercícios físicos. Se já é difícil para você praticar de forma individual, esta é sua chance de unir o útil ao agradável. É importante que você pratique exercícios físicos de forma regular com seu animal. Afinal, a saúde deles está diretamente ligada ao estilo de vida. E isto se assemelha muito com os seres humanos.

O sedentarismo é uma doença (ou condição) que afeta muitas pessoas e cães! E isto só pode ser superado a partir do momento que as atividades regulares são feitas. Levar o cachorro para passear, correr, brincar no parque ou simplesmente sair para fazer as necessidades já é uma forma de fazê-los gastar energia. Faça isso com frequência e automaticamente pratique exercícios também.

Eles podem ajudar a criar disciplina e hábito

Para quem é desfocado e desregulado, ter um cão pode ajudar (e muito) neste quesito. Para cuidar bem do animal, você precisará criar padrões e ter métodos eficazes para a alimentação, exercícios, limpeza e descontração. Esta é uma forma de treinar o seu foco e tentar buscar a disciplina e o hábito de realizar tarefas constantemente.

Pode ser difícil no começo, mas certamente o tempo se encarregará de atarefar você de forma que as repetições não sejam mais difíceis e passem a ser hábito.

Aprenda a acordar cedo

Este benefício é para quem busca acordar cedo mas tem extrema dificuldade. Muitos cães tem seus próprios horários. Seja para comer, ir ao banheiro ou brincar. Faz parte do relógio biológico deles. E isto pode ser um benefício e tanto para você. Afinal, os cães acordam cedo para comer e certamente vão te chamar para dar ração. O que é ótimo para, ao longo prazo, criar o hábito.

Alegria e amor em abundância pela casa

Podemos citar centenas de benefícios neste texto, mas o mais importante certamente é este: Alegria e amor em abundância pela casa. Sim, os cachorros irão entregar para você esta situação de forma que o ambiente torne-se outro de uma forma muito mais positiva. Seja se você está atarefado ou estressado com o trabalho, ter um cão em casa poderá deixar estes momentos menos constantes.

Distração para momentos difíceis

Você já ouviu falar que os cães absorvem a tristeza do ambiente? Pois bem, isto pode ser simplesmente uma crença. Mas a verdade é que a presença de um animal carinhoso, elétrico e brincalhão dentro da nossa casa poderá elevar o nível da felicidade interna de uma maneira incrível. Isto se explica muito pelo fato de que o tempo passará e você nem notará, pois estará entretido brincando com o animal.

Uma amizade verdadeira

Além de todos os tópicos anteriores, ter um cão dentro de casa é sinônimo de uma amizade verdadeira. Então, por que ter um cachorro? A resposta poderia ser: para ter um amigo de verdade. E isto é muito aceitável, visto que vivemos em uma sociedade cada vez mais voltada para o status social e profissional.

Estão todos pensando em crescer na empresa, comprar o carro do ano, se vestir bem, etc. Enquanto o cão estará presente na sua vida de qualquer forma, demonstrando afeto, carinho e amizade verdadeira. E este é um benefício e tanto, não é mesmo?

Por que ter um cachorro: Tenha um cão e seja mais feliz

Como mencionamos no início deste artigo, ter um cão não é simples. Mas é recompensador. Por mais que você tenha que pensar em uma série de questões relacionadas ao bem estar e saúde dele, saiba que ele sempre estará esperando por você. Seja para brincar ou estar próximo. A amizade e companheirismo que um cão pode oferecer é algo inexplicável. Portanto, tenha um cão e seja feliz!