Com um tamanho compacto, natureza feliz e com pelos de fácil manutenção, o Beagle há muito tempo tem um lugar garantido como uma das raças mais populares para as famílias.
Normalmente cães extrovertidos, os Beagles são descritos com temperamento alegre, porém também com uma natureza levada. Eles podem ser danados, determinados e teimosos em seus esforços de atingir o que querem (geralmente comida).
Não deixe que o tamanho pequeno ou charme inegável do Beagle enganá-lo: estes cães ainda nascem para caçar. Eles já foi descritos como “um nariz com quatro pernas”, e adoram seguir uma trilha de cheiro. No minuto em que eles cheiram algo interessante, estão propensos a seguir seus narizes ao invés do chamado de seus tutores.
Há algumas coisas que você deve estar ciente antes de levar um Beagle para casa: A coisa mais importante a saber é que Beagles são governados por seu nariz. O Beagle seguirá um cheiro interessante onde quer que o leve, através de ruas movimentadas a milhas de casa, por isso, um local murado é essencial para mantê-lo seguro.
Um pouco de informação relacionada é que Beagles eles gostam de comer. Adoram! E eles são criativos sobre como localizar e ter acesso aos alimentos. Tutores experientes colocam comida, latas de lixo e qualquer outra coisa que possa ter cheiro de algo comestível fora de alcance do Beagle. No lado positivo, o amor aos alimentos ajuda bastante na hora de treinar Beagles. Eles vão fazer qualquer coisa por um petisco.
Beagles têm em dois tamanhos: de 33 à 38 centímetros (altura da cernelha) e pesam 9 à 13 quilos, enquanto a maior variedade inclui Beagles que pesam até 35 quilos.
Ele ainda é usado em matilhas, muitas vezes organizadas por instituições, incluindo universidades e escolas. Um ansioso e irrequieto cãozinho, cheio de entusiasmo e vigor e sempre pronto para qualquer atividade que o envolva. Tudo sobre a raça dá a impressão de atletismo e não existe melhor visão do que uma matilha de Beagles em plena perseguição, suas cabeças baixas farejando, as caudas rígidas para cima e concentrados na perseguição.
Quem já escutou a voz de um Beagle reconhece o som único que eles emitem. Os amantes da raça amam, os seus vizinhos não vão entender bem que tipo de latido é. Não são conhecidos por terem uma tendência a latidos, apenas quando estão solitários ou entediados.
A melhor maneira de treinar um Beagle é fazendo com que as aulas sejam o mais divertidas possível. Por ser um cão muito inteligente, bom de resolver problemas e com um olfato poderoso, pode ter certeza que ele descobrirá como ultrapassar qualquer obstáculo que está em seu caminho.