Uma casa com um quintal grande e murado é a melhor opção para essa raça. O Bernês é um cão de trabalho, ele tem muita energia. Além do brincadeiras ou jogos no quintal, ele precisa no mínimo de 30 minutos de exercícios bem vigorosos todo dia. Com todo esse casaco preto e grande, ele está propenso a insolação. Não permita que ele se exercite energicamente quando estiver extremamente quente; limite os exercícios de manhã cedo ou à noite, quando está mais fresco. O ideal é mantê-lo fresco durante o calor do dia, mesmo dentro de casa, com ventiladores ou ar-condicionado e se estiver fora precisa ficar na sombra.
Não deixe brincar ou correr em superfícies duras (como ruas pavimentadas), saltar excessivamente, ou puxar cargas pesadas até que ele tenha, pelo menos, dois anos de idade e suas articulações estão totalmente formadas. Se exercitar na grama é melhor.
O pelo do Bernês é lindo: a espessa camada dupla com um casaco mais externo e um subpelo-lanoso. Caracteristicamente tricolor, a maior parte do corpo do Bernês é coberto com pelos negros com castanho e branco brilhante. Há geralmente uma marcação branca no peito que se parece com uma cruz invertida, uma chama branca entre os olhos, e branco na ponta de sua cauda.
A beleza tem um preço, porém, e, neste caso, é que o Bernês perde muito pelo. Sua perda é moderada durante todo o ano e forte na primavera e no outono. Escovar várias vezes por semana ajuda a reduzir a quantidade de pelos ao redor da casa e mantém o revestimento limpo e desembaraçado. Banhos são recomendados a cada três meses para mantar uma boa aparência. Em lugares mais quentes o intervalo de um banho para o outro pode ser de menos tempo.
Escovar os dentes, pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.
Cortar as unhas uma vez por mês para evitar dolores e outros problemas. Se você pode ouvir as unhas batendo no chão, elas estão muito longas. Unhas dos pés do cão têm vasos sanguíneos neles, e se você cortar demasiado pode causar sangramento – e seu cão pode não cooperar na próxima vez que ele vê o cortador de unhas. Então, se você não tem experiência em aparar as unhas, pergunte a um veterinário ou profissional da área.
Suas orelhas devem ser verificadas semanalmente se tem vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, limpe-os com uma bola de algodão suavemente umedecido com um produto de pH balanceado. O ouvido limpo ajuda a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo; apenas limpe o ouvido externo.
Comece acostumando seu Bernês com todos esses cuidados enquanto ele é um filhote. Lidar com suas patas com freqüência – os cães são sensíveis em relação as suas patas – e examine dentro de sua boca. Faça disso tudo uma experiência agradável para seu cão com palavras de incentivo, carinho e recompensas, e você vai preparar o terreno para exames veterinários e outras manipulações mais fáceis, quando ele for um adulto.
Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, no nariz, boca e olhos, e nos pés. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.
A quantidade diária recomendada é de 3 a 5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições. Quanto o seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. É quase desnecessário dizer que um cão muito ativo vai precisar alimento. Mantenha seu Bernês em boa forma, colocando sua comida duas vezes por dia, em vez de deixar comida sobrando na vasilha o tempo todo.