Entender o temperamento do Bearded Collie é mais do que importante para quem deseja adotar o animal. No entanto, muitas vezes há algumas desconfianças com relação ao que a raça é de fato, e o que ela pode se tornar. Bom, o Bearded Collie muitas vezes pode ser um cão tranquilo e agitado ao mesmo tempo. Afinal, sua criação no Reino Unido estimulou ele a grandes pastoreios, atividade que precisa de calma e energia ao mesmo tempo.
Ele é um cão para diversos tipos de perfis de pessoas, mas principalmente aquelas que possuem uma casa ou um espaço aberto, com quintal ou área plantada. Por mias que o Bearded Collie possa se adaptar a apartamentos, ele não é um cão com este tipo de perfil. E já vamos entender o motivo!
Por isso, acompanhe o texto.
O temperamento do Bearded Collie – Como é?
O temperamento do Bearded Collie pode ser, como você já sabe, calmo e agitado. Tudo dependerá do ambiente, da convivência e dos gatilhos internos e externos. Por isso, separamos nosso guia em alguns pontos específicos para você entender como a raça age em determinadas situações com família, amigos, crianças, etc.
A gente sabe que adotar um cãozinho de estimação, por mais que seja extremamente incrível, pode dar trabalho. Afinal, muitas angústias podem surgir, pois queremos dar a melhor e a máxima atenção ao nosso bichinho. E para isso, é preciso entender como de fato ele se comporta, o que ele gosta, o que não gosta, como reage, o que gosta de comer, etc.
Vamos entender o Bearded Collie da seguinte forma:
- Um cão que adora saltitar
- Como é o comportamento com crianças?
- Criar o animal em apartamento é indicado?
- Práticas de exercícios do Bearded Collie – O que é necessário?
- É um cão inteligente e fácil de treinar?
Continue lendo para entender cada tópico detalhadamente e depois veja também nosso artigo sobre como criar um vínculo maior com seu cão.
Um cão que adora saltitar
O Bearded Collie adora saltar! Esta é a primeira e mais importante característica que você deve considerar a respeito deste incrível cãozinho. Ou seja, se você busca um animal quietinho, na dele e sem muita energia externada, o Bearded Collie não é a raça ideal. Você poderá ver o animal extremamente feliz e saltitante (literalmente) por boa parte do dia.
Assim como muitos animais adoram latir ou abanar o rabo para o tutor, o Bearded Collie adora saltar nas pernas, nos móveis e onde ele puder. Esta é usa foram de expressão mais clara e caricata. E com isso, também surgem alguns insights importantes a respeito de ter ou não o animal em casa. Principalmente se você tiver filhos pequenos.
Que é justamente o próximo tópico. Acompanhe.
Como é o comportamento com crianças?
Que cachorro faz bem para crianças, a gente sabe. Mas, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente se você tiver crianças pequenas em casa e quiser adotar um Bearded Collie. Afinal, como você já entendeu, este cão adora saltitar. E em uma criança pequena, isto pode ser um problema. Afinal, imagine o cão animado e pulando na altura do rosto da criança… nada agradável, não é mesmo?
Além disso, o cão pulando em uma criança pode causar tombos, sustos e muita angústia. Então, somente tenha um Bearded Collie se você tiver filhos maiores e que já conseguem “se defender” da felicidade em saltos deste incrível cãozinho. Ou, se mesmo assim você quiser ter o animal com crianças pequenas em casa, sua atenção precisa ser redobrada, ok?
Criar o animal em apartamento é indicado?
Não. O Bearded Collie não é um cão de apartamento. Já falamos sobre cães para apartamento aqui no site e, uma das principais características destes cãezinhos, é ser calmos e pequenos. O Bearded Collie não é considerado um cão de porte grande. Mas ele também não é nada pequeno. Então, prendê-lo de forma muito dura dentro de um apartamento pequeno pode fazer mal para sua saúde mental e gasto energético.
A não ser que você tenha um espaço externo em que o cão possa correr e brincar. Neste caso, não há problema em criá-lo em seu apartamento. O fato é que ele precisa de ar puro e de uma certa liberdade. Caso isto não aconteça, ele poderá facilmente se “converter” em um cão bagunceiro e destruidor. Esta é uma forma de ele gastar energia também.
É importante escolher o imóvel de acordo com as necessidades dos pets. Ou vice e versa.
Práticas de exercícios do Bearded Collie – O que é necessário?
O temperamento do Bearded Collie faz com que ele precise gastar energia o tempo inteiro. E isto está diretamente ligado a exercícios, passeios, brincadeiras e jogos para cães. É fundamental que você leve seu cãozinho para passear ou gastar o máximo de energia que ele puder, pelo menos uma vez por dia. E justamente por este fato é que ter um quintal pode ajudar.
Muitas vezes você não terá tempo para sair ou praticar exercícios com ele. Sabemos disso e é normal. Por isso, quanto mais artifícios você der ao cão para que ele mesmo se divirta, corra, brinque e pule, mais saudável ele será. E será saudável em todos os aspectos, inclusive mentalmente.
Como você sabe, a saúde mental dos cães é fator fundamental para que eles sintam-se felizes e menos estressados durante o dia. Eles precisam entender que podem brincar, que não precisam se preocupar e que você, tutor, é quem manda. Quanto mais “organizado” este processo mental estiver, mais feliz o cão será.
É um cão inteligente e fácil de treinar?
Sim, o Bearded Collie é considerado um cão muito inteligente. Seu temperamento faz com que você possa treiná-lo em forma de brincadeiras e reforço positivo. Ou seja, cada vez que você pedir para ele executar uma ação ou uma atividade, recompensar com um biscoito é a melhor alternativa! Com o passar do tempo, você verá que o animal está mais comportado e mais respeitoso. O que é ótimo para você e para ele!
Cuide bem do seu Bearded Collie e boa sorte!