Você sabe o que passar no chão para o cachorro não urinar? Esta é uma das dúvidas mais básicas de tutores de primeira viagem e até daqueles que já tem alguma experiência com cães. Afinal, ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo é uma das tarefas mais importantes para que vocês possam viver em harmonia dentro de casa.

Só que há tantas variáveis que devem ser levadas em consideração para este processo, que nem sempre é tão simples assim de assimilar tudo. Afinal, há tantos métodos e produtos que prometem ajudar o cão, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam. Pois cada cão é único e tem, também, um comportamento único que precisa ser levado em consideração.

E o artigo de hoje vai te ajudar a entender isso tudo de forma bem detalhada. Por isso, continue sua leitura!

O que passar no chão para o cachorro não urinar

Cãozinho olhando a paisagem – Foto: Freepik

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Existe um produto específico para isso?

Sempre que um tutor começa a pensar em como ajudar o cão a acertar o local do xixi, um processo de adestramento começa. Ou seja, fazer o cãozinho entender onde é o banheiro dele, nada mais é do que um tipo de adestramento que precisa ser trabalhado. E justamente por isso, nossa primeira dica, é: dê tempo ao cão. Ele não vai acertar o banheiro de primeira.

Para facilitar, você pode ensinar ao cão, inclusive, onde ele não pode fazer xixi. Desta forma, automaticamente as possibilidades vão sendo eliminadas, até o ponto de o cão entender que ele só tem um lugar para as necessidades. Uma das formas de fazer isso, é justamente entendendo o que passar no chão para o cachorro não urinar. Ou seja, demarcar determinados territórios com algum cheiro que afaste o animal.

Separamos uma lista com alguns produtos que você poderá considerar. Veja:

  • Vinagre pode ser uma boa opção caseira para repelir o cão;
  • Os repelentes de cachorro podem ajudar;
  • Educadores sanitários repelentes também são boas opções;

Para que você possa sair deste artigo e já colocar algumas destas dicas em prática, vamos analisar e entender melhor cada alternativa acima. Continue sua leitura!

O que passar no chão para o cachorro não urinar

Cão no colo de sua tutora – Foto: Freepik

Vinagre pode ser uma boa opção caseira para repelir o cão

Nem sempre é possível ajudar e tratar alguma questão animal com produtos caseiros. Principalmente quando o assunto é mais delicado, envolvendo algum tratamento ou medicamento. Só que em algumas situações você pode, sim, aproveitar algumas coisas que tem dentro de casa para ajudar seu cãozinho de alguma forma.

O vinagre possui um cheiro bem forte e pode ser um grande aliado para demarcar territórios, de forma que o cachorro não pense em fazer as necessidades por lá. O cão será facilmente repelido e não terá o conforto que precisa para realizar as necessidades.

Porém, é importante lembrar que isto também pode apresentar algum risco. Ou seja, o cão pode, sim, ter algum tipo de incômodo ou alergia com o cheiro, ou mesmo se entrar em contato com o vinagre. Utilize esta opção apenas em situações bem específicas e que você tenha a visão e o controle do cachorro. Jamais deixe poças de vinagre no chão, de forma que o cão possa entrar em contato, ok? Use apenas como um repelente natural, mas sempre com atenção e com cuidado.

Um dos pontos negativos do vinagre, é que ele poderá deixar um cheiro bastante desagradável, inclusive, na sua casa. Principalmente se usar em cima de tapetes.

Os repelentes de cachorro podem ajudar

Quando você se pergunta o que passar no chão para o cachorro não urinar, certamente pensa em correr para o pet shop e verificar o que tem disponível por lá para ajudar no processo. E você tem razão. A melhor alternativa é sempre buscar produtos destinados aos pets, de forma que eles não se machuquem ou se sintam mal.

E os repelentes caninos podem ser uma excelente opção para quem está treinando o cão para acertar o lugar do xixi ou mesmo para quem tem um cãozinho já treinado, mas que quer continuar lembrando ele de onde não deve urinar. Este tipo de repelente é ótimo, pois como o vinagre, ele também apresenta um odor bastante desagradável, fazendo com que o cachorro não queira, de jeito nenhum, ficar naquele local.

Existem diversos tipos de repelentes para cachorro e você poderá optar por aquele que tiver disponível no pet shop mais perto da sua casa. O interessante é fazer um teste, pois pode ser que o cão precise de algum estímulo inicial até que o produto funcione e ajude de fato. Se preciso for, teste mais de uma vez. Mas sempre faça isso com auxílio de outros estímulos que ajudem o cão a entender, então, onde ele de urinar. Falaremos disso em seguida.

O que passar no chão para o cachorro não urinar

Cão enrolado no frio – Foto: Freepik

Educadores sanitários repelentes também são boas opções

Outro excelente produto canino para usar no processo de ensiná-lo onde deve fazer xixi, é o educador sanitário. O educador sanitário é uma das melhores alternativas para quem não quer ter tantas dificuldades no processo de adestramento sanitário. Afinal, este é um produto bem simples e muito funcional, que ajuda a indicar o olfato do cão para onde ele deve fazer suas necessidades.

No entanto, este é um produto que apresenta uma versão alternativa ao olfato indicativo, que é o olfato repelente. Ou seja, você também poderá usar o educador sanitário como uma fonte odores para repelir o cachorro nos locais que ele não deveria fazer xixi, o que acaba ajudando no processo de uma maneira geral.

Você pode encontrar educadores sanitários em qualquer loja de pet shop perto da sua casa, pois este é um produto feito especificamente para os doguinhos que precisam de uma ajuda extra para condicionar uma situação específico.

O que passar no chão para o cachorro não urinar

Cão filhote na cama – Foto: Freepik

Como evitar que o cachorro faça xixi no lugar errado – Veja dicas básicas de como ajudar o cão a entender onde é o banheiro dele

Agora que você já sabe o que passar no chão para o cachorro não urinar, é importante entender também como usar estes produtos. Ou seja, conforme mencionamos anteriormente, é muito importante entender que o processo de adestramento não é uma simples receita de dois, três ou quatro passos que vão funcionar repentinamente. É preciso um pouco mais do que isso.

Quando o seu cãozinho está aprendendo um novo processo ou um novo comando, saiba que ele poderá levar algum tempo até condicionar isso tudo da maneira correta. E você, tutor, é responsável direto por esta transição no aprendizado, pois você precisará dar suporte e ajudar o animal de uma maneira inteligente e racional.

E por mais que existam bons produtos no mercado pet, o processo em si também importa. Desta forma, listamos três dicas bem importantes para que você coloque em prática durante a sua jornada de adestramento. Veja:

  • Leve o cãozinho ao banheiro em momentos bem específicos – De manhã, após a alimentação e após as brincadeiras;
  • Siga uma rotina de reforço positivo para que o cão entenda onde ele deve urinar – E onde não deve;
  • Faça limpezas frequentes para tirar o cheiro da urina dos locais impróprios;

Vamos entender cada um dos passos de maneira mais aprofundada a partir de agora, para que você possa começar a adestrar o seu cãozinho, quem sabe, ainda hoje. Continue sua leitura.

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Leve o cãozinho ao banheiro em momentos bem específicos – De manhã, após a alimentação e após as brincadeiras

Se você quer que o cachorro faça xixi e cocô no lugar certo, ou seja, no banheiro que você definiu, é muito importante prestar atenção no comportamento do cachorro. Sim, você precisa se dedicar ao máximo para entender a rotina de necessidades do pet, de modo que você possa levar o cão ao banheiro em cada momento.

É claro que todos os cães são únicos, apresentando diferentes rotinas e comportamentos. No entanto, é muito comum que os cães precisem fazer xixi em momentos bem específicos do dia: de manhã, após a alimentação e também depois das brincadeiras. Então, é nestes momentos que você precisa levar o cão até o tapete higiênico ou até o local destinado para as necessidades, de forma que ele possa ir se condicionando.

Detalhe importante: estas são três situações comuns. Ou seja, não quer dizer que vai funcionar especificamente para o seu cão. No entanto, recomendamos que você preste bastante atenção na rotina do animal, de forma que possa identificar alguns momentos chaves em que eles querem fazer suas necessidades. Alguns produtos específicos, neste caso, também podem ser uma boa ideia, como os aromatizantes ou repelentes.

cão no momento de urinar

Cão na hora de ir ao banheiro – Foto: Freepik

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Siga uma rotina de reforço positivo para que o cão entenda onde ele deve urinar – E onde não deve

Não existe segredo para ensinar o cão a fazer as necessidades no lugar certo. Porém, algo que sempre vai funcionar e que você precisa colocar em prática sempre, é a rotina. Sim, a rotina é a melhor aliada em qualquer processo de adestramento canino. Afinal, é a partir da rotina que o cão começa a entender melhor o que ele pode ou não pode fazer, pois o condicionamento acontece, também, por repetição.

Durante qualquer processo de adestramento para o banheiro, lembre-se sempre de usar técnicas de reforço positivo. Assim, a rotina, somada ao reforço positivo, tende a trazer inúmeros benefícios para nossos cães, de modo que eles possam, em poucas semanas, assimilar o que é certo.

Se você não sabe o que é reforço positivo, recomendamos a leitura deste artigo aqui: Reforço positivo para cachorros – O que é isso e como usar?

O que passar no chão para o cachorro não urinar – Faça limpezas frequentes para tirar o cheiro da urina dos locais impróprios

E por fim, talvez uma das dicas mais importantes e que podem fazer toda diferença para seu cão aprender onde é o banheiro: as limpezas. Isso mesmo! Da mesma forma que você entendeu o que passar no chão para o cachorro não urinar, é fundamental compreender, também, que nada substitui uma boa limpeza. Aquela limpeza que é capaz de retirar diversos tipos de odores do chão, de modo que o cão não consiga identificar.

Mas, por que a limpeza é tão importante? É muito simples. Basicamente, um cão possui o olfato extremamente apurado. E quando eles querem fazer suas necessidades, vão procurar somente locais bastante confortáveis do ponto de vista olfativo. Ou seja, um lugar que eles conhecem e que já estiveram em algum momento. E o cheiro da urina pode facilmente indicar para o cão que ele deve urinar naquele local.

Por isso, com uma boa limpeza, você conseguirá remover o cheiro da urina dos locais que o cão eventualmente usou como banheiro. E com isso, conseguirá fazer o animal não se desconcentrar e focar no que ele precisa aprender: que é urinar no lugar correto.

Cuide do seu dog!