Doenças do Sharpei: Os Sharpeis são cães com um aspecto original, memorável e que passaram por um difícil caminho de desenvolvimento e formação.

Cada raça é inerente a qualquer patologia, o Shar Pei não é exceção (há uma série de doenças características dos representantes desta raça).

Todos os donos destes cães devem estar atentos aos principais sinais do desenvolvimento da doença em seus animais de estimação, para poder dar-lhes a necessária assistência e entrar em contato com o veterinário.

Doenças do Sharpei: quais eles são mais suscetíveis

cachorro ciumento

Cachorro olhando para frente Foto: Freepik

Diarreia

Sharpei tem um sistema digestivo sensível, então problemas associados ao trato gastrointestinal não são incomuns para eles.

A diarreia pode ser provocada por uma mudança na dieta, alergias alimentares, invasão de helmintos e ingestão de itens não comestíveis.

O tratamento é baseado em dieta alimentar e ingestão de muitos líquidos.

Doenças de pele

doenças do Sharpei

Cachorro da língua azul – Foto: Freepik

Um grande número de dobras cutâneas causa fricção e traumas constantes, o que leva ao aparecimento de assaduras e aumento do trabalho das glândulas sebáceas.

Como resultado, o cão desenvolve uma doença inflamatória bacteriana ou fúngica.

A patologia pode ocorrer de 2 formas: na subcutânea, há acúmulo nas dobras, inchaço e espessamento da pele lesada, e na vesicular, muitas pequenas acne preenchidas com forma líquida pegajosa no lábio inferior, nádegas e entre os dedos.

Recomenda-se que cães jovens sejam monitorados por um veterinário. Muitas vezes a doença desaparece por conta própria quando os animais atingem a idade de 2 a 5 anos.

Seborreia

Seborreia é uma doença hereditária, que se caracteriza por descamação da pele, aparecimento de crostas, muitas escamas oleosas, odor específico, deterioração do estado das garras.

Para o tratamento deve-se usar shampoos especiais, agentes antifúngicos e antibacterianos, suplementos nutricionais com ómega 3 e vitamina A.

Problemas nas pálpebras

As doenças oftálmicas em representantes desta raça são causadas pelo excesso de pele na face. O problema mais comum é a inversão das pálpebras. Nesse caso, os cílios arranham a córnea, o que causa lesões e febre.

Reações alérgicas

doenças do Sharpei

Sshar pei. Fonte: Freepik

Reações alérgicas são uma das doenças do Sharpei. O corpo de cães saudáveis distingue entre substâncias necessárias e perigosas para seu funcionamento normal.

Indivíduos com tendência a alergias não tem essa capacidade e quase qualquer estímulo externo pode provocar uma reação negativa em seu corpo.

Reações alérgicas comuns:

  • Plantas;
  • Remédios;
  • Produtos de beleza;
  • Sabão;
  • Picadas de inseto;
  • Vírus,
  • Bactérias;
  • Parasitas.

Em alguns casos, o corpo do cão começa a produzir e combater alérgenos por conta própria.

A alergia é expressa em:

  • Vermelhidão da pele e coceira – frequentemente o animal se coça até sangrar;
  • Pele seca e caspa;
  • Alopecia ou calvície;
  • Aparecimento de um cheiro adocicado na pele,
  • Aumento da lacrimação,
  • Turvação dos olhos.

Além disso, as alergias alimentares podem causar o desenvolvimento de otite média, razão pela qual o animal de estimação costuma coçar e balançar as orelhas.

Os sintomas de alergia muitas vezes podem ser semelhantes a outras patologias. Um diagnóstico preciso só pode ser feito por um veterinário com base no exame externo do cão, na anamnese e nos exames e exames realizados.

Em caso de sintomas agudos de Shar-Pei, os primeiros socorros devem ser fornecidos.

  • Elimine todos os alérgenos possíveis;
  • Ofereça anti-histamínicos;
  • Coloque o cachorro de lado, forneça ar fresco;
  • Em caso de vômito, monitore a cavidade oral e espere eliminar o vômito.

Confira também: As raças de cachorro mais antigas do mundo

Obesidade traz à tona muitas doenças do Sharpei

doenças do Sharpei

Cachorro de coleira – Foto: Freepik

Os representantes desta raça tem tendência para ganhar peso em excesso. Via de regra, a alimentação inadequada de um animal de estimação leva à obesidade (porções muito grandes, dieta desequilibrada, falta de regime) e nível insuficiente de atividade física.

A obesidade provoca falta de ar, problemas cardíacos e hepáticos, distúrbios gastrointestinais e pode ser fatal.

É necessário seguir rigorosamente o regime alimentar, não alimentar o cão com comida humana, utilizar ração desenvolvida para cães com sobrepeso nas proporções indicadas pelo fabricante e aumentar os número e duração das caminhadas.