Todo mundo sabe e não é surpresa pra ninguém: um cachorro latindo pode ser reflexo de um problema mais grave, mais profundo ou mesmo uma falta de comportamento momentânea. Mas, como identificar cada situação? Ou melhor, como entender o que cada situação quer dizer? Bom, isto torna-se praticamente impossível, uma vez que ninguém aqui tem uma bola de cristal.

Porém, pelo simples fato de você ter a percepção do que possa vir a ser um excesso de latidos, já é um grande passo. Afinal, você poderá começar a ajudar o cão de alguma maneira, partindo de pontos que realmente possam estar sendo afetados. Um cachorro latindo pode significar uma série de questões. Inclusive, pode significar nada.

Isso mesmo! Um cachorro late. E não há o que possamos fazer. Afinal, esta é a principal forma de comunicação que o animal tem com o mundo. Mas, obviamente, conseguimos perceber quando o latido está estranho ou está excessivo. Principalmente quando conhecemos o temperamento canino de nosso pet.

E justamente por isso, vamos pontuar alguns tópicos que possivelmente irão te ajudar. Vamos lá?

cachorro latindo

Foto: Freepik

Cachorro latindo – O que pode ser?

O que pode ser um cachorro latindo? Bom, não há mistério. Um cachorro latindo significa que ele está querendo dizer alguma coisa. Agora, que “coisa” é essa, é realmente a chave para descobrir a motivação do animal. Em algumas situações, não é difícil descobrir o que pode estar ocasionando estes excessos de latidos. Mas, em outras situações, fica realmente muito difícil de “adivinhar”.

Para entender os latidos do cachorro, você precisa ter muitos critérios bem estabelecidos. E dificilmente você conseguirá fazer isso, caso o cachorro não seja seu. Cães tem personalidades e vidas diferentes uns dos outros. E a melhor forma que você poderá adotar para fazer a interpretação, é conhecendo seu cachorro.

A experiência de vida e os anos vivendo em parceria, podem fazer com que você desconfie de algo. Mas tudo não passará de hipóteses, caso você não venha a comprovar. E para comprovar, normalmente você precisará da ajuda de especialistas, como: veterinários, adestradores, cuidadores profissionais, etc. Eles terão uma impressão mais apurada do que pode estar acontecendo com o bichinho.

Mas também, você poderá elaborar uma lista de critérios que podem estar fazendo o cachorro latir. Anote aí:

  • Dor ou princípio de doença;
  • Algo fora da realidade do cão;
  • Pessoas estranhas, bebês ou outros cachorros;
  • Comportamento ruim e sem treinamento;
  • Falta de atenção do tutor;
  • Excesso de atenção do tutor;
  • Fome;
  • Acúmulos enormes de energia;
  • Ansiedade ou estresse;

Todos estes pontos estão relacionados e podem ser potenciais motivadores. E para identificar e entender as características de cada um, detalharemos a seguir. Acompanhe.

cachorro latindo

Foto: Freepik

O cachorro pode estar com alguma dor ou com um princípio de doença

Alguns sintomas comuns de doenças em cães podem surgir a partir do momento que o problema torna-se incontrolável pelo sistema imunológico do animal. E um destes sintomas, adivinhe o que é… Sim, os latidos! Um cachorro latindo de forma excessiva pode estar manifestando algum tipo de problema ou doença no corpo ou no organismo.

Na verdade, este é o primeiro ponto de interrogação que vem a mente do tutor quando o cão está estranho. Afinal, se isto acontecer “do nada”, é realmente para se questionar. Por isso, caso seu cachorro esteja latindo de forma incontrolável dentro de casa, se escondendo, procurando abrigo ou mesmo querendo ficar deitado o dia inteiro, preocupe-se.

Leve o animal o quanto antes para um veterinário examiná-lo e poder determinar quais os próximos passos. Muitas vezes pode ser uma simples dor de barriga que passará com um remédio. Mas, é sempre melhor garantir e remediá-lo da forma correta, para que não tenha margens para problemas mais graves.

Escute o cão e tente entendê-lo!

cachorro latindo

Foto: Freepik

Algo pode estar fora da realidade do animal

Quando um cachorro está acostumado a um estilo de vida, dificilmente ele aceitará outro. A não ser que ele tenha um condicionamento e um adestramento canino excelente, que proporcione este controle emocional. Mas, nem sempre é isto que acontece e você precisa, de alguma forma, interpretar o ambiente que o animal está vivendo.

Se algo estiver fora da realidade dele (qualquer coisa!) poderá ser o suficiente para que ele “surte”. Por exemplo, se você sai todos os dias para caminhar ou praticar exercícios com o seu cachorro e, do dia para a noite, você resolve não fazê-lo mais, o cachorro irá estranhar.

Ele começará a latir em forma de protesto. Principalmente, próximo do horário em que você saía com ele até então. E isto não é tudo. Esta falta, além das consequências dos latidos, pode ocasionar diversos outros problemas que iremos tratar mais a frente. Ou seja, é um acúmulo que pode gerar desgastes comportamentais graves.

Continue lendo para entender melhor.

cachorro latindo

Foto: Freepik

Pessoas estranhas no ambiente podem fazer o cachorro latir demasiadamente

Pessoas estranhas fazem um cão latir? Fazem! E este é um problema muito comum e que pode ser facilmente percebido, caso você esteja investigando os motivos do seu cachorro latindo de forma excessiva. Na verdade, esta talvez seja uma das motivações mais simples de identificar. Afinal, quando alguém estranho estiver na sua casa, presumimos que você saiba disso.

Mas, caso contrário, o animal poderá estar enxergando ou presenciando alguém que não faz parte daquele círculo social de convívio. Se você mora em uma casa térrea, com quintal e cercado, pode ser que o cachorro sinta a necessidade de latir para toda e qualquer pessoa que ele ver na rua. E isto precisa ser controlado, pois o cão poderá se tornar inclusive agressivo por conta desta situação. E a agressividade canina é muito mais difícil de ser controlada quando está em níveis elevados.

Se você notar o seu cachorro latindo em alto e bom som do lado de fora, vá ver o que está acontecendo. Muitas vezes pode ser uma situação única e facilmente controlável. Lembre-se: cães latem! Alguns mais, outros menos. Mas latem.

cachorro latindo

Foto: Freepik

Outros animais podem ser o motivo dos latidos em excesso

Se pessoas estranhas podem causar a irritação do seu cachorro, bom, automaticamente, outros cães também podem! E aqui está mais uma possível motivação de seu cachorro latindo excessivamente durante o dia ou durante a noite: outros animais presentes no ambiente ou ao alcance da visão.

Há cachorros que não ligam muito para a presença de animais estranhos no convívio social. Mas há cães que não aceitam esta situação. No caso do temperamento do Pinscher, por exemplo, esta situação é muito notória. Por isso, quando você notar um comportamento diferente e com latidos em excesso, saiba que pode ser pelo simples fato do seu cãozinho estar vendo outro cãozinho na rua ou na sacada do vizinho.

Isto pode se tornar um problema e pode gerar incômodos, caso você não ajude o animal a superar. E para isso, recomendamos alguns exercícios de socialização canina para que o cachorro entenda que ele não é o rei do universo. Além de fazer muito bem para o cão, fará muito bem para o ambiente em que ele vive.

cachorro latindo

Foto: Freepik

Problemas de comportamento podem ser o motivo

Um cachorro com mau comportamento de forma geral, também vai latir de forma excessiva. Infelizmente, esta é a realidade de todos os animais que sentem-se ansiosos, angustiados e raivosos com qualquer coisa que esteja fora do controle deles. Por exemplo, um cachorro possessivo poderá ter uma crise de latidos caso você tire algo do convívio dele – inclusive, você mesmo!

Neste caso, o problema é um pouco mais grave. Afinal, o comportamento envolve muitas questões. Não é somente ensinar o cachorro a fazer isto ou aquilo. Comportamento é um reflexo do dia a dia. Jamais um adestramento será igual para todos os cachorros, pois eles possuem particularidades. E este talvez seja o primeiro passo que você pode dar: encontrar as particularidades do seu cãozinho e ajudá-lo a viver mais calmamente.

Brincadeiras, jogos para cães, passeios, socializações, adestramentos, refeições equilibradas e limites dentro de casa podem ajudar. O segredo é testar, aos poucos, cada uma destas situações. Em algum momento, você encontrará aquilo que mais fará bem ao seu pet.

cão querendo falar algo

Foto: Freepik

Falta ou excesso de atenção podem deixar o cão nervoso

Se você é daqueles tipos de tutores que adoram dar uma atençãozinha extra ao seu cão, saiba que este pode ser um erro grave. Agora, se você deixa o cachorro de lado e não dá a mínima atenção para que ele sinta sua presença no dia a dia, o erro pode ser ainda pior. Afinal, um dos principais motivos de ter um cachorro latindo de forma descontrolada, é ele sentir-se sozinho.

A solidão é um dos pontos que deixam os cães mais abalados. Afinal, eles foram feitos para serem amados e, quando eles percebem que o tutor não está muito conectado com eles, o resultado é uma crise de choro (latidos). E vale para ambos os lados, conforme mencionamos anteriormente. Entenda a seguir.

  • Excesso de atenção: É ruim. Pois o cachorro se acostumará com sua presença contínua. Quando você não estiver, ele sentirá muita falta.
  • Falta de atenção: É ruim. Pois o cachorro se acostumará a fazer o que ele bem entender, pois sabe que você não liga pra ele. Ele sentirá sua falta, pois ele precisa entender que ele não é um incômodo.

Por isso, nossa recomendação é: equilíbrio sempre! O equilíbrio poderá fazer com que o cachorro sinta-se verdadeiramente amado. Ele entenderá alguns limites e viverá muito menos agitado.

Para entender mais sobre este assunto, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a síndrome da ansiedade da separação. Por lá, você encontrará mais características que acometem a solidão do cachorro.

cão querendo falar algo

Foto: Freepik

Será que não é fome?

Se o cachorro latindo não aparenta nenhuma das opções que mencionamos acima, talvez ele possa estar com fome! Você já parou para pensar que o cachorro precisa ter uma alimentação balanceada e equilibrada tanto quanto a nossa? E o cão estar com fome não significa que a tigela dele esteja vazia (embora possa acontecer, tome cuidado!). Mas também, significa que ele possa estar com algum tipo de desregularem!

Seja se você fornece uma alimentação natural para seu cão, ou uma ração premium extremamente nutritiva, o animal pode estar sentindo algum tipo de desequilíbrio e um incômodo. Logo, ele vai latir para tentar informar você. Recomendamos que você leve seu cão para um profissional de nutrição canina e monte um cardápio equilibrado pra ele. É importante levar em consideração o gasto calórico e as necessidades biológicas.

Nós somos o que comemos. E os cães, também. Pense nisso.

cão querendo falar algo

Foto: Freepik

O simples acúmulo de energia pode causar muitos latidos

O gasto energético é um dos fatores mais importantes para que um cachorro viva mais, de forma feliz e saudável. Por isso, um cachorro latindo pode significar inúmeros problemas relacionados a energia. Ele poderá simplesmente estar com muita energia no corpo e precisando gastar. Logo, o que ele fará? Vai latir!

Recomendamos que você monte um cronograma de passeios que seja adequado a raça do animal e, claro, a sua agenda. Por mais que o dia a dia seja corrido, você precisa ser responsável pela saúde do seu bichinho. E levá-lo para passear e respirar um ar puro faz parte desta responsabilidade. Quanto mais energia você fizer o cão gastar, mais ele se sentirá leve e tranquilo.

Mas, isto é preciso ser feito de forma equilibrada, sempre com uma alimentação em dia e acompanhamento veterinário, ok?

cão querendo falar algo

Foto: Freepik

Ansiedade e estresse podem ser motivadores

Você sabia que seu cão pode estar ansioso ou estressado? Sim, um cachorro estressado ou com sintomas de ansiedade podem ser grandes motivadores para uma necessidade extrema de latir o tempo todo. Os animais conseguem sentir que algo está errado em seu organismo, mas não fazem ideia do que se trata.

Por isso, se o seu cachorro latindo não apresenta nenhum dos sintomas mencionados anteriormente, saiba que o problema pode estar relacionado a saúde mental do animal. Para tratar, você precisará antes de mais nada ter um diagnóstico profissional. Nada de auto-diagnosticar seu pet, ok? Procure um profissional para que ele possa indicar os melhores caminhos.

Estes são problemas silenciosos que podem surgir a partir da falta de atividades físicas, brincadeiras, interação, alimentação, etc.

Adestre o seu cão para que ele tenha um comportamento mais adequado

E, por último, vamos falar do adestramento. Um cachorro latindo é reflexo de muitas coisas que envolvem a vida dele. Pode ser tudo, e pode ser nada. Por isso, para garantir que tudo está na mais perfeita sincronia, faça um adestramento canino para que seu animal tenha uma qualidade de vida superior. O adestramento é vital para que ele aprenda comportamentos e limites. Pode parecer “duro”, mas a vida do seu cãozinho melhorará muito!

Cuide do seu pet!