Sabe-se que os treinamentos para os cães são extremamente importantes, mas é importante saber como recompensar os cães corretamente.

Isso porque a recompensa é a única forma que se tem de fazer o animal entender que ele acertou.

E é justamente por meio desta associação que o animal aprende tudo o que pode e o que não pode fazer.

No entanto, muitos tutores cometem erros grosseiros nesse momento, fazendo assim com que o animal fique agitado e perca completamente o foco sobre o que está fazendo.

medo de cachorro

Medo de cachorro – Foto: Freepik

Além disso, a maioria dos cães adora ganhar um petisco, mas é preciso ter bastante cuidado com os excessos, que podem fazer o animal engordar demais, prejudicando assim a sua saúde.

Mas então, como recompensar os cães corretamente? Acompanhe este post para aprender muita coisa legal sobre esse assunto.

Por que devo saber como recompensar os cães corretamente?

Para facilitar a convivência entre homens e animais, é muito importante que o cachorro passe pelos processos de treinamento e socialização.

Preferencialmente, isso deve acontecer ainda nos primeiros meses de vida do animalzinho, pois esta é uma fase definitiva para a formação da sua personalidade.

Mas é fundamental que o processo seja realizado de maneira adequada, respeitando o cão. Nenhum ensinamento deve ocorrer por medo, mas sim porque o animal realmente entendeu o que está acontecendo.

Para que isso aconteça de maneira tranquila, deve-se usar uma técnica de reforço positivo. Ou seja, é preciso encontrar uma maneira de “elogiar” o animal.

tutor e cão

Tutor e cão – Foto: Freepik

Quando você recompensa o pet com algo que ele gosta, o estará automaticamente a ter a mesma atitude mais vezes.

E é esta a melhor forma de ensinar, sem precisar ser grosseiro ou agressivo. Mas é claro que não tem como ficar dando petiscos para o cão o dia inteiro. Então, você tem que aprender o jeito certo de fazer isso.

Qual é a forma correta de recompensar o animal?

Antes de mais nada, você deve escolher algumas opções de recompensas para o pet, ou seja, algumas coisas de que ele goste, que pode ser petiscos, brincadeiras e, até mesmo um carinho.

Como a maioria dos cachorros tem um faro excelente e adora comer, a recompensa mais usada é o petisco.

Para algumas raças é fácil reconhecer o cheiro de comida a distâncias de até 20 metros. Sendo assim, você pode estimular o animal com algumas guloseimas.

Mas tenha em mente que não deve sair dando comida para o pet o dia inteiro, ou ele vai acabar engordando e tendo problemas de saúde.

Durante sessões de treinamento com um profissional, é comum que o animal receba muitos petiscos.

cachorro dentro do canil

Cachorro dentro do seu canil – Foto: Freepik

No entanto, no dia a dia, é preciso encontrar alternativas mais práticas e viáveis para valorizar o bom comportamento do pet.

Isso vai depender do momento e, é importante alternar entre as opções, de modo que o animal também não faça algo só para receber a recompensa, mas sim porque aquela é a atitude adequada.

Qual é a melhor recompensa para o meu cachorro?

Recompensa é qualquer coisa que o seu cachorro goste muito de ganhar. Afinal de contas, ele deve se sentir estimulado a ter as atitudes certas no dia a dia.

Como já foi dito, por uma questão prática, na maioria das vezes se utiliza algum tipo de petisco, porque isso costuma ser um bom incentivo para a maioria dos pets.

Além de escolher o tipo de recompensa, se você optar por petiscos, deverá selecionar um que seja saudável, da mesma forma que busca por opções de rações mais adequadas ao pet.

É desejável conhecer a formulação, buscando por uma opção elaborada a partir de ingredientes naturais.

cachorro com seu brinquedo

Cão com seu brinquedo – Foto: Freepik

Além disso, a formulação não deve conter componentes químicos prejudiciais, corantes ou conservantes.

Busque por uma fórmula equilibrada, que tenha uma boa relação entre as taxas de carboidratos, gorduras e proteínas.

Lembre-se de que os petiscos são calorias adicionais para os animais e, é bem melhor de houver um bom equilíbrio e, se eles fornecerem nutrientes adequados para o pet.

De qualquer maneira, para os cães com facilidade de engordar, é importante redobrar a atenção para não oferecer um excesso de energia ao cão.

Mas ainda assim, sobretudo no início dos treinamentos, é recomendado usar realmente algum petisco que ajude na associação.

cão brincando

Cão brincando – Foto: Freepik

Sendo assim, antes de começar qualquer sessão de treinamento com o pet, já deixe os petiscos preparados e mais ou menos escondidos do cão.

Antes de dar uma ordem ao animal, você deve deixar um petisco escondido na mão. Assim poderá oferecer rapidamente quando o pet fizer o que foi pedido.

Lembre-se de que para uma boa associação, é fundamental que animal receba o petisco o mais rápido quanto for possível, ou o aprendizado pode não ser como esperado.

Qual é o momento certo de recompensar os cães corretamente?

Saber como recompensar os cães corretamente é fundamental para o treinamento dos animais, mas existem vários detalhes fundamentais sobre isso.

Não é difícil entender que para que o cão associe adequadamente o comportamento certo, ele deve receber a recompensa imediatamente depois de ter realizado a ação.

Mas tão ou mais importante do que isso, é saber que só se deve dar qualquer coisa ao animal quando ele estiver tranquilo e, completamente focado em você.

recompensar os cães

Criança brincando com seu cachorro – Foto: Freepik

Tenha todo o cuidado para jamais recompensar um animal que esteja agitado, nervoso, ansioso ou estressado.

Se você o fizer, acabará reforçando um comportamento negativo do pet, deixando-o ainda mais rebelde.

Quando usar petiscos e recompensas?

Um dos pontos mais importantes sobre como recompensar os cães corretamente é saber quando é o momento certo para usar este artifício.

Existem situações diferentes e, é preciso saber reconhecer cada uma e, assim usar com sabedoria.

Nesse sentido, é bem importante contar com a ajuda de um profissional que tenha experiência no treinamento de pets para te auxiliar com isso.

No caso dos adestradores, as sessões duram em média uma hora e, são realizadas duas vezes por semana, mais ou menos.

recompensar os cães

Cachorro brincando com sua dona. Foto Freepik

Como não é algo frequente e nem tão demorado, é possível usar os petiscos para recompensar o cão a cada atitude que adequada que ele tem.

Essa é realmente uma forma de estimular o cão a agir corretamente na maioria das vezes.

No entanto, conforme o pet vai aprendendo o comportamento. Já não é mais tão relevante usar a comida como recompensa a todo momento.

A partir do momento que o pet aprende as atitudes corretas, a afirmação a todo momento deixa de ser necessária.

Mas afinal, quando pode oferecer petisco para os cães? Veja a seguir algumas situações comuns e alguns comentários sobre isso.

Pode dar petisco quando o cachorro pede?

Por mais que os cachorros tenham um faro incrível e, que algumas raças sejam especialmente gulosas, eles só pedem comida e você deixar ou acostumar.

Este é um hábito que surge geralmente quando o tutor compartilha comida com o pet com frequência.

Obviamente, cabe apenas aos próprios tutores decidirem se desejam ou não oferecer petiscos ao pet.

recompensar os cães

Tutora recompensando o cachorro – Foto: Freepik

Mas tenha em mente que se você alimentar o pet quando estiver comendo pode ser uma má ideia, que vai fazer o seu pet ficar super mal acostumado,

O resultado disso pode ser um cachorro inconveniente, que fica o tempo todo ao seu lado pedindo comida enquanto você se alimenta.

Além disso, grande parte dos alimentos humanos contém níveis de elevados de açucares e gorduras, sendo prejudicial para a saúde do pet.

Sendo assim, encontre alguma outra forma de recompensar o seu animal sem precisar compartilhar alimentos não seguros e não adequados.

Como já foi dito, saber como recompensar um cão corretamente nas sessões de adestramento é importantíssimo para que todo o processo flua como desejado.

No entanto, deve-se ter cuidado com os excessos. Além de se atentar às quantidades, também fique de olho na qualidade dos ingredientes e o que ele oferece.

Como escolher o melhor petisco?

recompensar os cães

Tutora recompensando o cachorro – Foto: Freepik

Hoje em dia o mercado pet está repleto de produtos e, cada vez surgem ainda mais, opções, que deixam os compradores até perdidos.

Se você não sabe o que dar de petisco para o seu cachorro durante os treinamentos, dê uma olhada em alguns pontos importantíssimos para a escolha:

Petiscos para filhotes

Para quem tem um filhotinho em casa, é fundamental buscar o petisco certo, que proporcione ao animal um bom nível de nutrição.

Os primeiros meses de vida são os mais importantes, quando o pet está se desenvolvendo e, precisa de nutrientes para os dentes, pelos e musculatura.

Nessa fase, petiscos à base de cálcio são bastante úteis. Mas você pode também oferecer frutas e legumes em pequenas quantidades.

Recompensar os cães – Petiscos para cães adultos

recompensar os cães

Pet accessories, food, toy. Top view

Por mais que os animais adultos não estejam mais em pleno desenvolvimento como os filhotes, precisam manter o metabolismo ativo.

Para isso, necessitam de uma dieta bem equilibrada. Sendo assim, recomenda-se usar petiscos com boa qualidade nutricional.

Uma boa opção é usar grãos da própria ração do animal, além de pedacinhos de legumes se necessário.

Selecionar petiscos ricos em fibras é a melhor opção para esta faixa etária, pois elas auxiliam na manutenção do metabolismo e funcionamento do intestino.

Petiscos para cães obesos

Se você estiver trabalhando no treinamento de um animal que sofre com obesidade, deve ter o máximo de cuidado.

Dependendo do caso, o cachorro nem deve receber petiscos de nenhum tipo. Mas uma opção é oferecer legumes e petiscos sem açucares e com pouca gordura.

Um médico veterinário pode te aconselhar sobre esse tipo de dista e, calcular a quantidade de petisco certa.

Recompensar os cães – Petiscos para cães idosos

recompensar os cães

Criança com seu dog – Foto: Freepik

Nos animais mais velhos, é normal que haja um declínio do nível de atividade e do metabolismo. Além disso, começam a surgir problemas de saúde na maioria dos indivíduos.

Por isso, é fundamental ter cuidado com o que você oferece ao pet, para que não haja nenhum problema.

É necessário também ter cuidado com a diminuição do ritmo de atividade física, evitando assim o ganho de peso acentuado.

Também há uma dificuldade grande de mastigação e deglutição nesses animais, o que exige ainda mais atenção.

Atenção ao tom de voz para recompensar os cães corretamente

Qualquer que seja o ensinamento que você quer que o seu animalzinho aprenda, precisa ter atenção à forma como se comporta e se comunica com ele.

Em alguns casos, demora bastante tempo para que o animal entenda o que você espera dele. E todo o trabalho pode ser perdido se você não souber como recompensar os cães corretamente.

Os maiores erros acontecem por conta do tom de voz, uma vez que o animal vai responder da mesma forma como você se comunicou com ele.

Sendo assim, se você falar alegre demais, pode acabar deixando o animal agitado também. Então, procure mostrar ao cachorro que ele fez o que você queria, mas sem exagerar nas reações.

Atenção aos gestos que realiza

Somente um cão tranquilo e relaxado consegue aprender bem e rapidamente. Por isso, você tem que ter cuidado para não agitar demais o animal, uma vez que isso pode prejudicar o treinamento.

A forma correta de recompensar um cachorro é ficando feliz e satisfeito com ele, mas sem movimentar demais o corpo.

Se você agitar os braços, por exemplo, o cão pode achar que é tudo uma brincadeira e, acabar se agitando também.

Recompensar os cães – Passeios

Durante os passeios, você vai precisar recompensar o seu cão corretamente, sobretudo quando ele estiver sendo treinado.

Durante as voltinhas na rua, é bem importante que o animal se divirta. No entanto, deve-se ter cuidado para que ele não se agite demais.

Procure manter a calma e apenas demonstrar a satisfação de ter um momento ao lado do pet, mas sem perder o controle da situação.

Conclusão

Saber como recompensar os cães corretamente é algo fundamental para que qualquer treinamento dê certo.

O animal aprende quando ele recebe algo que gosta e associa isso a um bom comportamento. Sendo assim, agora que você já sabe o que fazer, pode começar a colocar tudo em prática.

E lembre-se de que os petiscos funcionam muito bem, mas não se deve exagerar nas quantidades.