Doenças digestivas em cães braquicefálicos: As raças braquicefálicas são aquelas raças de cães em que a mandíbula é mais curta do que o normal: esta estrutura infelizmente cria problemas de saúde e predispõe os cães braquicefálicos a uma série de patologias.

Os cães braquicefálicos são aqueles que possuem um crânio com características diferentes das típicas da espécie Canis lupus.

Algumas das raças mais famosas que sofrem desta condição são o:

Todos esses cães são famosos por seus problemas respiratórios, mas você sabia que os cães braquicefálicos também sofrem de doenças do aparelho digestivo?

Embora esses cães relatem algumas complicações específicas de sua condição, deve-se notar que eles não vivem menos do que a média em comparação com outras raças de cães.

Nas linhas a seguir, mostraremos algumas das doenças gastrointestinais que esses cães podem sofrer durante sua vida.

O que são cães braquicefálicos?

boston terrier

Cão com roupa amarela. Foto: Freepik

Como já dissemos, a braquicefalia é uma condição que ocorre em algumas raças de cães. Esses animais apresentam um encurtamento longitudinal (da frente para trás) do diâmetro do crânio, o que lhes dá uma aparência de “face plana

Por seleção genética, os cães braquicefálicos tem focinhos e canais de ar bastante pequenos.

Como você pode ver, a cavidade oral malformada, as narinas e a área traqueal são um problema de longo prazo para os cães braquicefálicos. Devido à sua anatomia anormal, eles são propensos a problemas respiratórios graves.

Doenças digestivas em cães braquicefálicos

Agora que você sabe quais são as características dessas raças, estamos prontos para dar uma olhada detalhada em cada um dos problemas digestivos que podem sofrer.

Doenças digestivas em cães braquicefálicos – 1. Disfagia

boston terrier

Cão olhando para frente no jardim. Foto:Freepik

O termo disfagia é usado para descrever a dificuldade dos seres vivos (incluindo humanos) para engolir. 

Isso geralmente é o resultado de uma anormalidade em qualquer um dos estágios da deglutição: oral, faríngea ou faríngea.

Segundo estudos, as raças mais afetadas por esta condição são o:

Embora os cães braquicefálicos não sejam os mais afetados, é uma condição que deve ser levada em consideração ao se adotar um pug ou buldogue. 

Como a faringe e o palato não se desenvolvem conforme exigido pela espécie, é comum que esses cães tenham dificuldade para engolir comida, acompanhado de náusea.

Doenças digestivas em cães braquicefálicos – 2. Infecções

doenças digestivas em cães braquicefálicos

Cachorro olhando para câmera. Foto Freepik

As doenças digestivas dos cães braquicefálicos incluem infecções intestinais, mas não são exclusivas de raças com essa condição. Todo cão é suscetível a um padrão infeccioso viral ou bacteriano, embora aqueles que já apresentam doenças prévias (como alguns braquicefálicos) sejam um pouco mais propensas a tê-las.

As infecções intestinais em cães geralmente se manifestam com:

  • Diarreia;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Apatia.

Os sintomas causados ​​por bactérias requerem antibióticos, mas os sintomas virais geralmente curam por conta própria (embora o suporte veterinário às vezes seja necessário).

Doenças digestivas em cães braquicefálicos – 3. Macroglossia

doenças digestivas em cães braquicefálicos

Cachorro na coleira e com roupa amarela. Foto Freepik

O termo macroglossia se refere ao aumento do tamanho da língua em relação ao comprimento do crânio. Se este órgão estiver muito alongado, os cães terão problemas para latir, engolir, comer e dormir. Infelizmente, os cães braquicefálicos tem macroglossias que não podem ser corrigidas.

A macroglossia em cães braquicefálicos não é uma doença digestiva propriamente dita, mas torna o ato mecânico de deglutição muito difícil e leva à disfagia já mencionada.

Não pode ser corrigido com medicamentos, pois é uma mutação congênita presente no nascimento.

Doenças digestivas em cães braquicefálicos – 4. Hérnia esofágica

A hérnia esofágica hiatal é uma anormalidade do diafragma em que o esôfago e o estômago entram patologicamente na região torácica. É uma anomalia muito rara que faz parte das doenças digestivas dos cães braquicefálicos, conforme indicado por fontes veterinárias.

A hérnia esofágica pode ser congênita (hereditária) ou adquirida após o início de distúrbios respiratórios e traumas. Alguns casos são tratados com medicamentos, enquanto outros requerem cirurgia imediata.

Doenças digestivas em cães braquicefálicos – 5. Outras condições

doenças digestivas em cães braquicefálicos

Buldogue Francês. Fonte: Freepik

Apresentamos algumas das doenças típicas do aparelho digestivo em cães braquicefálicos, mas há muitas outras que elas podem sofrer (assim como outros cães) nas áreas oral, faríngea e intestinal. Algumas delas são:

  • Gengivite: A gengivite é uma infecção bacteriana oral que afeta cães com problemas de saúde bucal. As colônias bacterianas crescem excessivamente devido à deposição de tártaro e, portanto, as gengivas acabam infeccionando e inflamadas. Pode causar perda irreversível do dente se não for tratada.
  • Síndrome do intestino irritável: Esta doença ocorre em aproximadamente 10-15% dos cães. É uma disfunção do cólon na ausência de lesões e explicar sua etiologia é bastante complicado.
  • Aerofagia: Os cães braquicefálicos tem tendência a inspirar ar quando comem, pois seu aparelho oral não está bem desenvolvido. Portanto, podem apresentar problemas decorrentes do acúmulo de gases no meio intestinal.

Além de todas as condições mencionadas acima, deve-se enfatizar que os cães braquicefálicos são propensos à obesidade, pois não podem realizar exercícios físicos exigentes. Por isso é necessário fazer uma dieta específica com o veterinário caso se pretenda adotar um cão desta raça.

Qual a melhor maneira de cuidar de um cão braquicefálico?

Para melhor cuidar de um cão braquicefálico, vários fatores devem ser levados em consideração:

  • Exercício físico: esses espécimes não podem fazer grandes esforços;
  • Peso: o cachorro sujeito ao excesso de peso aumenta os riscos respiratórios já presentes;
  • Temperatura: eles não suportam o calor e são mais propensos a insolação;
  • Alimentação: os cães braquicefálicos costumam ter problemas para engolir.

Algumas dessas alterações podem ser corrigidas cirurgicamente, a decisão deve ser tomada por um veterinário após uma visita clínica minuciosa e uma coleta correta dos sintomas observados pelo proprietário.

Como você pode ver, existem muitas doenças digestivas que podem ser afetadas pelos cães braquicefálicos.

As raças que apresentam a condição acima mencionada parecem adoráveis ​​e cheias de personalidade, mas certamente requerem cuidados especiais.