Um número considerável de espécies de formigas é dotado de uma picada venenosa. Com isso, elas podem picar pessoas ou seus animais de estimação. Vamos descobrir como tratar uma picada de formiga em cães.

A picada de uma formiga não leva a nenhum problema de saúde relevante em cães, mas falaremos sobre o veneno das formigas, os sintomas mais comuns e o que fazer se elas morderem os cães.

Como tratar uma picada de formiga em cães

formiga

Formiga na folha. Fonte: Freepik

Se você suspeitar que o animal foi picado por formigas, a primeira coisa a fazer é afastá-lo do formigueiro. Em seguida, sua superfície corporal deve ser examinada em busca de formigas, sinais e sintomas de picadas.

Reações leves a uma picada de formiga nem sempre requerem cuidados veterinários. Elas não causam desconforto severo e também passam naturalmente em um curto espaço de tempo.

Assim, nessas ocasiões, você pode aplicar gelo por 5 a 10 minutos na área afetada para acalmar o desconforto. Para isso, uma pomada com bicarbonato de sódio e água também é comumente usada.

O animal deve ser impedido de lamber a área para que não infeccione.

É bom continuar a observar o cão de perto até ter certeza absoluta de que os sintomas não estão piorando. Se for constatado que a situação está piorando progressivamente, é melhor entrar em contato com um veterinário rapidamente.

Veneno das formigas

formiga

Formiga carregando pedra. Fonte: Freepik

As formigas são uma família de insetos incrivelmente diversa e grande – elas respondem por até 25% da biomassa animal da Terra.

Consequentemente, o veneno desses animais e como eles o usam também variam enormemente.

Apesar disso, as formigas produzem quantidades muito pequenas de veneno, variando de 1 a 300 microgramas por indivíduo. Portanto, uma única picada de formiga geralmente não representa perigo. No entanto, quando dezenas ou centenas de formigas picam a mesma vítima, os efeitos podem causar mais danos.

Em qualquer caso, a maioria das picadas de formiga não é clinicamente significativa, a menos que ocorra uma reação alérgica ou choque anafilático. Alguns tipos de formigas cujo ferrão é mais perigoso são os seguintes:

Sintomas de picada de formiga em cães

cachorro mexendo no lixo

Cão deitado – Foto: Freepik

Os cães são naturalmente curiosos, o que pode levar a riscos desnecessários ao interagir com outros animais. Os cães podem ser picados facilmente ao cavar em formigueiros, cheirar, pisar nos formigueiros, tentar comer esses insetos ou comportamentos semelhantes.

Portanto, os cães são mais vulneráveis ​​a picadas de formigas nas pernas que ficam menos protegidas e em contato com o solo, no focinho e em outras partes do rosto. Nessas áreas, o veneno pode ser mais perigoso.

Na maioria dos casos, a picada de formiga produz sintomas leves em cães, embora isso dependa do número de picadas e da sensibilidade do animal ao veneno. Alguns dos sintomas mais comuns são os seguintes:

  • Irritação na área.
  • Inflamação leve.
  • Vermelhidão entre os dedos ou em outras áreas onde as toxinas foram injetadas.
  • Claudicação súbita, incapacidade de se manter em pé ou mover a perna.
  • Tentativas de morder ou lamber o local da picada.

Normalmente, os sintomas mais graves não se desenvolvem e os efeitos do veneno passam sem complicações. No entanto, sempre existem alguns riscos associados às toxinas, especialmente se ocorrerem reações alérgicas ou um grande número de picadas em um curto período de tempo.

Picada de formiga: casos mais graves

A reação anafilática é sempre uma possibilidade, embora remota, quando se trata de toxinas. O choque anafilático é caracterizado por uma liberação prévia de histamina e outros compostos que, entre outras coisas, causam inflamação dos tecidos e constrição das vias aéreas. Nestes eventos infelizes, o cão pode desenvolver os seguintes sintomas:

  • Vômito ou diarreia.
  • Urticária e inflamação.
  • Fraqueza.
  • Dificuldades respiratórias. O animal pode respirar mais rápido do que o normal – mais de 30 respirações por minuto.
  • Cor pálida ou roxa (cianose).
  • Dor intensa.
  • Perda de consciência e possível morte.

As reações excessivas são particularmente irritantes quando ocorrem no rosto do animal. Nessas condições, a inflamação pode dificultar a respiração ou, em casos extremos, obstruir as vias respiratórias.

Picada de formiga mais perigosa do mundo: formiga buldogue

As formigas Buldogue são as formigas mais perigosas do mundo. Os insetos negros estão entre os maiores. As dimensões do corpo de uma formiga buldogue são de até 40 mm de comprimento.

Uma característica desses representantes são mandíbulas poderosas. Elas são longas o suficiente e tem bordas irregulares que permitem que os insetos agarrem as presas com facilidade.

As formigas Buldogue são venenosas. Outra característica desses insetos é uma picada poderosa, cuja picada pode ser fatal.

Portanto, uma pessoa ou cachorro perto de um formigueiro se expõe a grande perigo.

Segundo as estatísticas, muito mais pessoas morrem com as picadas delas do que com os ataques de cobras, aranhas e até tubarões.

Também é surpreendente que as formigas buldogue sejam capazes de carregar uma carga 50 vezes maior do que o peso do próprio inseto.

Foi possível desenvolver um antídoto contra o veneno da formiga buldogue, mas nem sempre é possível introduzi-lo a tempo em pessoas ou animais que foram atacados por esses insetos agressivos.

Diversidade de formigas

Os cientistas não conhecem todas as espécies desses insetos que vivem na Terra, mas agora existem mais de quatorze mil deles, e a cada ano novas espécies são descobertas.

As formigas argentinas constituem uma das maiores colônias. Sua área ultrapassa seis mil quilômetros quadrados e o número de indivíduos ultrapassa 1.000.000.000. Mas outras espécies também estão empenhadas na criação de super colônias e federações. Este método de auto-organização permite que controlem vastos territórios.

Se considerarmos a proporção de uma pessoa para formigas, então a proporção será de uma pessoa para um milhão desses insetos. Se elas de repente decidirem conquistar nossa civilização, podem nos superar em número.

As formigas formam 20% da biomassa terrestre

As formigas são 20% da biomassa terrestre de todos os animais (o entomologista americano Edward Wilson certa vez calculou que, se você as colocasse todas juntas, as formigas do mundo teriam o mesmo peso que toda a humanidade).

Uma formiga rainha pode viver até 20 anos

A expectativa de vida normal de uma rainha que conseguiu estabelecer uma colônia é de 5 a 6 anos, mas algumas vivem até 12 ou até 20 anos!

No mundo dos insetos, isso é um recorde: a maioria dos insetos únicos, de tamanho ainda maior, vive vários meses no máximo.

Mas somente em algumas cigarras e besouros, a expectativa de vida plena, levando-se em consideração o estágio larval, pode chegar a 6-7 anos.

Esse fato interessante da vida das formigas não significa que todas as rainhas tenham essa expectativa de vida: a maioria das fêmeas fertilizadas morre após o verão, e uma parte significativa das colônias estabelecidas também morre por vários motivos no primeiro ano de existência.

As formigas podem aprender

Fatos interessantes sobre formigas relacionados ao fenômeno do aprendizado atraíram a atenção de muitos cientistas. Por exemplo, em algumas espécies de formigas, aqueles indivíduos que conseguiram encontrar comida ensinam outras a encontrar um lugar com comida.

Além disso, se, por exemplo, nas abelhas esta informação é transmitida no processo de uma dança especial, então a formiga ensina especialmente outra a passar por uma rota específica.

Experimentos também verificaram que durante o treinamento a formiga professora chega ao ponto desejado quatro vezes mais devagar.

Onde as formigas vivem

Quase todas as formigas vivem em formigueiros, que constroem por conta própria ou transformam várias cavidades no solo, na madeira, sob as pedras em abrigos.

A vida das formigas em um formigueiro caracteriza-se pela mais alta organização e ordem. Assim, cada membro de uma grande família conhece claramente suas funções e as desempenha com extrema diligência.

A comunicação entre os insetos ocorre por meio de sinais e as notícias chegam muito rapidamente. Por exemplo, alguns minutos após a morte da rainha, todas as formigas saberão disso.

As formigas vivem em quase todo o mundo. Elas estão ausentes apenas na Groenlândia, na Antártica e em algumas ilhas oceânicas.