Como adestrar um labrador? Todo mundo sabe o quanto a raça tem energia para brincar, por isso, o adestramento pode começar com comandos realizados em casa pelo tutor. Afinal, os cuidados essenciais que o cão precisa, envolvem alimentação, lazer, convívio social e o adestramento canino.

Sendo assim, muitos tutores optam por contratar um profissional para realizar as ações positivas, que incluem educação e mudança de comportamentos. Porém, é possível o tutor aderir a comandos básicos para ensinar o seu cão. Por isso, trouxemos hoje neste post um jeito simples de como adestrar um labrador em casa. Acompanhe!

Como adestrar um labrador

Labrador sentado com a língua de fora – Foto: Freepik

Como adestrar um labrador?

Os labradores são raças de cães para se ter em casa por diversos motivos: são adoráveis, brincalhões e se dão muito bem com crianças. Por isso, adestrá-lo pode ser um passo fundamental para que o animal se desenvolva e se adapte cada vez mais a sua família. Então, para entender isso, separamos alguns tópicos que vão te ajudar. E tudo começa pelo entendimento da raça em si. Acompanhe!

Conheça as características da raça

Um ponto importante para começar a adestrar seu labrador é conhecendo as características da raça, de modo que você possa educá-lo de maneira personalizada. Saiba que os labradores são cães ativos e brincalhões, adoram nadar, interagir com brinquedos e pessoas para ativar suas energias. Por serem muito inteligentes, costumam atender comandos do líder da matilha, que no caso é o tutor, seu companheiro fiel.

Por suas características que envolvem atenção e inteligência, o labrador é um ótimo guia para pessoas e auxiliares de caça. Além disso, é uma das raças preferidas para realização de missões de resgate e salvamento de pessoas, por atenderem comandos com facilidade e também por sua agilidade.

Integre o labrador a família

Antes de iniciar os comandos de adestramento, é importante integrar o labrador à família, independente se ele é filhote ou adulto. A socialização dos cachorros faz parte da sua educação, onde ele precisa entender em que espaço está sendo inserido. Portanto, busque sempre mostrar ao cãozinho seu espaço para dormir, se alimentar e brincar, além de educar para fazer as necessidades no lugar correto.

Ensine comandos para o labrador

Agora chegou a hora de ensinar comandos para o seu labrador, tornando ele mais obediente e disciplinado para aproveitar da melhor forma os momentos com a família.

Como adestrar um labrador

Labrador no chão – Foto: Freepik

Comandos básicos para ensinar ao cão

Se você possui um labrador filhote ou adulto, não se preocupe, as dicas com comandos básicos para adestrar um labrador funcionam para qualquer idade.

  •  Ensine o cão a sentar: Esse é um dos principais comandos no adestramento canino, e o tutor pode usar de petiscos para fazer o reforço positivo.
  • Comando “Deita”: Ensinar o cachorro a deitar parte do princípio de hierarquia, onde quem controla a situação é o tutor.
  • “Aqui”: Esse comando ensina o cãozinho a andar lado a lado com seu tutor, e pode ser ensinado durante os passeios.
  • “Fica”: Ensina o labrador a ficar na posição atual, ajudando a entender a importância de esperar os comandos do seu tutor.

Em todos esses comandos ofereça prêmios ao doguinho, como petiscos, carinhos e beijinhos como reforços positivos. É muito importante que não haja punições quando algo dá errado, pois os cães não entendem o que é uma punição. É muito melhor elogiar quando algo dá certo, pois eles vão tender a repetir o comportamento.

Dica: use sempre palavras únicas e fortes para ensinar algo ao cão. Frases longas não têm efeito positivo na hora de adestrar o labrador. Então, opte por comandos como: “fica”, “deita”, “não”, “sim”, etc.

Comandos que previnem comportamentos indesejáveis

Um dos comportamentos indesejáveis dos cães é o fato de ficarem pulando o tempo todo. E isso os labradores adoram fazer. Por isso, tente ensinar para o cão não pular em você, nas crianças e visitas em sua casa, pois isso é uma situação constrangedora. Do mesmo modo, permita que o labrador aprenda a usar a coleira, ensinando-o a andar ao seu lado e calmamente em sua companhia.

Para adestramentos mais complexos contrate um profissional

As dificuldades e desafios podem ser superados, mas se você não está conseguindo adestrar seu labrador, conte com ajuda profissional. Existem muitos adestradores que estudam técnicas não punitivas para adestrar os animais. Por isso, ele pode ser um ótimo aliado na hora de educar o seu cãozinho.

Quando começar a adestrar um labrador?

Não existe idade exata para começar a adestrar um labrador, mas o ideal é que seja desde filhote, lá pelos seus dois primeiros meses. Contudo, sabemos que isso, às vezes, não é possível. Então, o adestramento de labradores pode começar a qualquer momento, basta ter dedicação e persistência.

Essas foram as nossas dicas de como adestrar um labrador. Se ainda tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários!