Acompanhe as 20 curiosidades sobre a raça Basset Hound, um cachorro de porte pequeno/médio bastante simpático e ideal para trazer alegria para seu lar.

Saber sobre as características, personalidades e comportamento de um cachorro ajuda na tomada de decisão, já que existem muitas raças de cães para escolher.

No entanto, os cães dessa raça têm muitas curiosidades que podem fazer você escolhê-lo para ser o seu melhor amigo peludinho.

Neste artigo do Portal do Dog, conheça as principais curiosidades sobre a raça Basset Hound, um queridinho das crianças e de toda a sua família.

curiosidades sobre a raça basset hound

Cão no parque – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Basset Hound

Entre as curiosidades sobre a raça Basset Hound não podemos deixar de destacar os cuidados com as orelhas compridas do dog. Bem como, suas dobrinhas que também exigem atenção.

Por mais que sua origem não seja definitiva, até chegar às características do Basset Hound que conhecemos hoje, ele ganhou diversas mudanças.

Saiba essas e mais curiosidades sobre a raça Basset Hound aqui neste artigo. Leia com atenção os fatos interessantes do Basset que separamos para você.

1- Uma das raças de cachorros mais fofas do mundo

Para começar a nossa lista de curiosidades sobre a raça Basset Hound não poderíamos deixar de destacar que essa é uma das raças de cachorro mais fofas do mundo.

Afinal, com orelhas longas e um olhar caído, o doguinho chama bastante a atenção. Tanto de adultos quanto das crianças.

Além disso, essa é uma raça de cachorro afetiva, alegre e que adora brincar com seus tutores e visitas.

Curiosidades sobre a raça basset hound: 2- Acredita-se que o Basset Hound é Francês

Alguns estudiosos acreditam que o Basset Hound é Francês, decorrente de uma menção em um livro ilustrado em 1585, referenciando o tema de caça da época.

Cabe também salientar que as características do Basset que conhecemos hoje em dia são resultados de cruzamentos com a raça surgindo na Grã-Bretanha.

Portanto, devido às modificações do Basset, não se sabe ao certo qual a origem exata dessa raça de cachorro tão fofa.

3- Curiosidades sobre a raça Basset Hound: Significado do nome

A terceira curiosidade sobre a raça Basset Hound, remete-se ao significado do nome. A palavra Basset é de origem francesa, vem da palavra “bas” que significa baixo.

Já a palavra “Hound” vem do inglês, significando “cão de caça”, como o Afegão Hound e demais cães pertencentes a este grupo.

Assim sendo, por causa dessa relação, esse também pode ser um indício que o Basset Hound é realmente originário da França e com interferências inglesas.

4- Conhecido como o cachorro do Sherlock Holmes

Outro fato curioso é que o “Bassê Hound” é conhecido como o cachorro do Sherlock Holmes, um dos detetives mais famosos do mundo.

Desta forma, o detetive precisava de um amigo silencioso, esperto e bem-humorado por perto. Diante disso, escolheu a raça Basset para fazer companhia.

curiosidades sobre a raça basset hound

Cão sentado – Foto: Freepik

5- Uma raça de cachorro que sofreu alterações

O Basset Hound veio para a Grã-Bretanha trazido da França por Everett Millais, conhecido como o pai da raça. Com isso, essa foi uma raça de cachorro que sofreu alterações.

Desta forma, as características do Basset que conhecemos hoje são decorrentes de modificações através de inseminações artificiais para obter os primeiros cães da raça pura.

Segundo relatos históricos, a raça do basset Hound que conhecemos hoje é maior do que o Basset de origem francesa.

6- Raça Basset Hound tem um faro bastante apurado

Conhecido como um cachorro caçador, a raça Basset Hound tem um faro bastante apurado entre os outros cães, como o queridinho Labrador.

A raça perde em níveis de olfato apurado para os cães das raças Bloodhound e Cão Santo Humberto.

Sendo assim, os cães basset Hound costumam ser bastante usados como cães de caça e também ajuda os trabalhos da polícia no quesito faro, por exemplo.

7- Cãozinho simpático com crianças e outros pets

Mais um fato curioso do Basset Hound é que ele se tornou um cãozinho simpático com crianças e outros pets.

Assim sendo, a raça de cachorro costuma ser bem simpática e paciente, inclusive com as crianças pequenas. Mas não deixe de fazer a supervisão dos pequenos, ok!?

Além disso, para os idosos, a raça de cachorro também é uma ótima companhia. Ou seja, o cão Basset Hound é querido por toda a família.

8- Um dos cachorros mais teimosos que existe

Ao mesmo tempo que Basset é querido, ele é considerado um dos cachorros mais teimosos que existem.

A paciência de educar e ensinar comandos é uma das virtudes que o tutor precisa ter. Você pode contar com a ajuda de um adestrador profissional para te ajudar nesses casos.

Lembre-se de começar logo na infância, com o filhote de Basset Hound. Ensine ele a obedecer comandos e conviver de forma regrada com a família.

9- Basset Hound costuma babar muito

Por causa das dobras no rosto, o Basset Hound costuma babar muito, necessitando de cuidados especiais com limpeza e higienização.

Assim sendo, use soro fisiológico para limpar as beiradas da boca, pois esse acúmulo de saliva involuntária pode resultar em mau cheiro na boca do cachorro.

lindo cão

Basset Hound – Foto: Freepik

10- Raça de cão com tendência à obesidade canina

Uma das curiosidades sobre a raça Basset Hound é que a raça possui tendência à obesidade canina.

Assim sendo, mesmo que ele goste de brincar, chega um ponto que o cachorro não fica mais tão animado para os passeios. Inclusive, tende a desenvolver problemas de tireóide.

Além disso, com um “olhar de peninha”, o Basset Hound pode se tornar um cachorro pidão. E consequentemente, comer mais do que deveria. Seja forte e não faça tudo que ele quiser!

11- Basset Hound tem um preço acessível

Existem raças de cães com valores bem salgados. Mas esse não é o caso desse fofinho, já que o Basset Hound tem um preço acessível.

Em média, um filhote de Basset pode custar entre 600 a 3 mil reais. Porém, essa raça de cachorro pequeno é difícil de encontrar para compra aqui no Brasil.

12- Raça de cachorro que aparece num clássico de desenho animado

Outra curiosidade sobre a raça Basset Hound é que o cachorro já apareceu em um clássico de desenho animado, o famoso Tom&Jerry.

Na animação, o personagem ilustrado com a raça era chamado de Droppy, um cachorro com um olhar tristonho, mas que sempre atrapalhava os planos.

13- Basset Hound é uma raça que não gosta de ficar sozinho

Cabe ressaltar que o Basset Hound é uma raça que não gosta de ficar sozinho. Por isso, pode se tornar um cachorro ansioso.

Desta forma, ao ficar muito tempo sozinho, ele poderá desenvolver comportamento de latir muito. E algumas vezes até uiva e destrói coisas.

14- Existem cães da raça Basset Hound na cor cinza

Os padrões da raça apresentam uma pelagem puxada para o branco, preto, marrom, caramelo, fulvo e existem cães da raça Basset Hound na cor cinza.

Mas de modo geral, a combinação da raça Basset é de cães com os pelos bicolores e tricolores, fazendo diversas combinações.

15- Orelhas do Basset Hound precisam ser higienizadas com frequência

Para manter a saúde do dog, as orelhas do Basset Hound precisam ser higienizadas com frequência.

Assim como a boca que não aguenta a saliva, as orelhas são grandes e arrastam no chão. Por isso, precisam de uma limpeza de, pelo menos, uma vez por semana.

lindo cão

Um lindo Basset Hound – Foto: Freepik

16- Dobrinhas do corpinho do Basset merecem uma atenção

Como a boca e orelhas do cachorro, as dobrinhas do corpo do Basset merecem uma atenção.

Um banho a cada quinze dias ou uma vez por mês em alguns casos já resolve a situação acerca da saúde do cãozinho.

Assim sendo, aproveite para escovar os pelos do Basset Hound quando necessário, eliminando as peles e pelos mortos.

17- Uma raça criada para capturar presas de pequeno porte

Uma raça criada para capturar presas de pequeno porte estão na lista de curiosidades sobre a raça Basset Hound.

Com as patas mais rebaixadas, o cãozinho era um ótimo caçador de lebres e coelhos, estando elas em bando ou não. O faro apurado é quem ajudava nessa função.

18- Não costuma ser um cachorro que late muito

Apesar de não gostar de ficar sozinho, o Basset não costuma ser um cachorro que late muito.

Assim sendo, pela sua tranquilidade e simpatia, é um ótimo cachorro para criar em apartamento, desde que o tutor leve o doguinho para passear todos os dias. 30 minutos de duração é o suficiente.

19- O Basset não é um cachorro agitado

O Basset Hound adora um carinho e brincadeiras. Mas também não é um cachorro agitado a ponto de brincar o tempo inteiro.

A verdade é que os cães dessa raça são ótimos para fazer companhia, afinal, gostam de ficar brincando com o tutor e receber carinho no colo. Porém, saiba que o peso de um Basset pode chegar a 30 kg!

20- Curiosidades sobre a raça Basset Hound: querido com visitas!

Para finalizar esse artigo de curiosidades sobre a raça Basset Hound, saiba que o doguinho é muito querido com visitas.

Ao chegar um visitante em sua casa, ele vai pedir carinho e se soltar para criar brincadeiras divertidas.

Agora que você já conhece as principais curiosidades sobre a raça Basset Hound, talvez essa seja uma raça de cachorro para ter como companhia em casa, não é mesmo?

Lembre-se de cuidar adequadamente do seu Basset Hound para que ele tenha uma casa em boas condições de bem-estar.

Inclusive, procure ajuda profissional, em clubes especializados na raça, para entender como cuidar e quais cuidados levar em consideração na hora de adotar um Basset Hound.

Ele é um cão adorável, carinhoso e muito próximo do tutor. Mas é preciso adequar o ambiente e a convivência para isso.

Cuide do seu dog!