Existem várias curiosidades sobre a raça Basenji, um cãozinho de porte pequeno bastante inteligente e autêntico. Conheça aqui os fatos curiosos sobre o Basenji, relacionados a sua personalidade, origem e comportamentos.

Com origem no continente africano, a raça do cachorro Basenji pode também ser considerada uma das mais antigas do mundo, assim como o Afegão Hound.

Além disso, a raça de cachorro tem suas particularidades como um porte robusto, orelhinhas em pé e uma audição bastante apurada.

Algumas vezes é chamado de “cão mudo”, devido a não ter o costume de latir. Ele apenas emite sons diferenciados.

Para saber mais acerca das curiosidades sobre a raça Basenji, te convidamos a continuar a leitura do artigo de hoje do Portal do Dog!

20 Curiosidades sobre a raça Basenji

Basenji posando pra foto – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Basenji – Conheça as melhores

Entre as curiosidades sobre a raça Basenji estão o seu comportamento de cão de guarda que, apesar de ser de pequeno porte, tem grandes vantagens.

Saber mais sobre uma raça de cão ajuda a decidir integrar o cãozinho à sua família. Afinal, você conhece as suas particularidades e necessidades para tratar com o respeito que o pet merece.

Assim sendo, a seguir separamos um compilado de 20 curiosidades sobre a raça Basenji, um doguinho simpático e cheio de outras qualidades.

1- Raça que surgiu na África Central

Tudo indica que o Basenji é uma raça de cachorro que surgiu na África Central, mais precisamente na região da República Democrática do Congo.

No entanto, alguns historiadores indicam que a raça é bem mais antiga do que pensamos, sendo este um cão primitivo desde o Egito Antigo, há 5 mil anos A.C.

2- Conhecido como uma raça de cachorro mudo

Devido ao latido bastante peculiar, o Basenji é conhecido como uma raça de cachorro mudo ou o cão que não late (Barkless Dog). Mas não é verdade.

Afinal, eles não costumam latir muito. Na verdade, eles emitem sons bastante diferentes com a garganta, semelhante a um grunhido e até parecendo com um riso e a técnica de canto chamada de “yodel”.

3- Já foi considerado um cachorro valioso para as tribos africanas

Saiba que o Basenji já foi considerado um cachorro valioso para as tribos africanas, sendo mais valioso que as mulheres da tribo.

Essa supervalorização da raça se deu devido às habilidades de caça, engenhosidade e desenvoltura.

Assim sendo, nas épocas de guerra entre tribos e outros perigos, os Basenjis eram protegidos à frente das mulheres da aldeia.

20 Curiosidades sobre a raça Basenji

Cão com a boca aberta – Foto: Freepik

4- Curiosidades sobre a raça Basenji: cão de guarda

Mais uma entre as curiosidades sobre a raça Basenji, está que ele é um cão de guarda, apesar do tamanho.

No entanto, essa raça é conhecida pela sua coragem, inteligência e energia. Mesmo que não late, ele consegue avisar o tutor quando existe algo de errado. Inclusive, vale salientar que ele tem uma audição apurada para desenvolver esse papel.

5- Basenji tem sua própria universidade educacional

Um fato curioso do Basenji é que ele possui sua própria universidade educacional, onde são ministrados cursos para um melhor conhecimento da raça.

A “The Basenji University” oferece cursos de graduação para quem se interessar em conhecer mais sobre a raça Basenji. Inclusive, os cursos podem ser feitos no conforto de sua casa.

6- Já integrou o ranking de cachorro mais popular dos EUA

A chegada do Basenji em território americano foi um pouco difícil. Afinal, os primeiros a desembarcarem em solo americano acabaram morrendo devido às doenças. Mas pasmem: o Basenji já integrou o ranking de cachorros mais populares dos EUA.

Isto é, a sua chegada bem-sucedida nos Estados Unidos foi em 1930. Passando o tempo, se tornou um dos cachorros mais populares devido à elegância, inteligência e personalidade única da raça Basenji.

Curiosidades sobre a raça basenji: 7- Raça Basenji é cheia de energia para gastar

Com espírito de caçador, o Basenji é uma raça de cachorro cheia de energia para gastar. Afinal, costuma ser apegado com o tutor e age de forma afetuosa e alegre.

Por isso, é importante manter uma rotina de exercícios físicos com o seu Basenji, fazendo brincadeiras divertidas e desafiantes. Bem como passeios ao ar livre.

8- Considerada uma raça de cão independente

Mesmo com um apego ao tutor, essa é uma raça de cão independente. Assim sendo, o Basenji deve ser ensinado desde cedo a responder aos comandos.

Portanto, o mais aconselhável é adestrar o Basenji desde filhote, investindo em comandos e ensinamentos com muita paciência, pois ele tende a ser um cachorro teimoso.

9- O Basenji tem semelhanças com a personalidade dos gatos

Entre os fatos mais curiosos sobre a raça Basenji é que ele possui semelhanças com a personalidade e comportamento dos gatos.

Assim sendo, uma dessas semelhanças é que o Basenji não gosta de se molhar ou de locais mais úmidos. Portanto, se recusa a passear na chuva.

Além disso, a raça de cachorro também costuma se lavar como os gatos. O Basenji se lambe para fazer sua autolimpeza e se manter sempre higienizado.

Outro fato curioso sobre o Basenji são os comportamentos peculiares semelhantes aos gatos. Como por exemplo, eles gostam de subir em locais altos para observar o movimento.

cão fofo

Basenji de pé – Foto: Freepik

10- Raça de cachorro Basenji que se dá bem com crianças

O Basenji é uma raça de cachorro que se dá bem com crianças. No entanto, aquelas que sabem respeitar os limites dos cachorros.

Em caso de contato com crianças menores, as brincadeiras precisam ser supervisionadas para garantir a segurança e boa convivência entre o pet e as crianças.

Em todo caso, os Basenjis são cães que adoram brincar. Afinal, eles se dão super bem com crianças que entendem suas particularidades e gostam de brincadeiras com cachorros.

11- Pode se tornar um cachorro sapeca ao longo dos anos

Devido aos comportamentos semelhantes aos gatos, o Basenji pode se tornar um cachorro sapeca ao longo dos anos. Assim sendo mais um motivo para investir no adestramento do cão.

Como ele sobe em locais suspensos, pode ocorrer de o Basenji subir em mesas, derrubar coisas e se aventurar fugindo pelo quintal.

Curiosidades sobre a raça basenji: 12- São cães que se tornaram símbolos na África

Os Basenjis são cães que se tornaram símbolos na África, passando a ser um cachorro valioso em território africano, estampando selos oficiais do governo e tudo!

Desta forma, essa popularidade se dá devido à beleza e personalidade única dessa raça de cão, podendo ser uma das mais antigas do mundo.

13- Primeiros Basenjis eram de pelagem vermelha, branca e tricolor

Em nossa lista de curiosidades sobre a raça Basenji não poderia faltar o seguinte: os primeiros Basenjis eram de pelagem vermelha e branca ou tricolor.

De maneira geral, suas cores predominantes eram uma para o corpo e outra para as patas, ponta do rabo e peito.

Mas entre 1987 e 1988, a raça recebeu outras versões de cores, com direito a uma pelagem tigrada.

14- Não é uma raça de cachorro para criar no quintal de casa

Como trouxemos acima, o Basenji pode ter um comportamento sapeca. Por isso, não é uma raça de cachorro para criar no quintal de casa.

Afinal, o Basenji pode fugir com facilidade pulando portões e muros e também não gosta de tomar banho de chuva.

basenji

Basenji fofo – Foto: Freepik

15- Um filhote de Basenji pode custar 3 mil reais

Saiba que as fêmeas dessa raça tem apenas um cio por ano. Sendo que muitas se tornam cadelas inférteis. Por isso, procriar o Basenji não é uma tarefa tão fácil de acontecer.

Neste sentido, o tutor interessado em criar essa raça vai precisar encomendar com antecedência. Inclusive, um filhote de Basenji pode custar 3 mil reais  aqui no Brasil.

16- Os cães da raça Basenji têm um latido autêntico

Mais uma curiosidade da raça Basenji é que esses cães têm um latido bem autêntico. Pois como dissemos, ele não late muito, podendo até ser considerado um cachorro mudo.

Na verdade, o latido do Basenji é semelhante a um grunhido. Isto é, uma mistura de gargalhada com a alteração de uma voz normal e um falsete, consideradas técnicas de canto.

17- Eram usados no transporte de mercadoria e “alarme” para tribos

Entre os anos de 1880 a 1895 os livros de história da África apresentam fotografias dos nativos e seus cães Basenjis.

Assim sendo, após sua descoberta, também se relacionou a história da raça ao auxílio do trabalho para com os humanos. Os Basenjis eram usados no transporte de mercadorias e serviam de “alarmes” para as tribos africanas.

18- Basenjis viveram no meio dos faraós no Antigo Egito

Além de fazerem parte da história africana, algumas pinturas sugerem que os Basenjis viveram no meio dos faraós no Antigo Egito.

Assim sendo, há 3 mil anos antes de Cristo, acredita-se que a raça de Basenjis era ofertada como presente para os líderes da época, que foram consequentemente retratadas em obras.

19- Curiosidades sobre a raça Basenji: não precisa de muito banho

Os Basenjis não gostam de água como bem sabemos. Mas isso não quer dizer que eles não precisam tomar banho.

Desta forma, é recomendado dar banho no Basenji uma vez por mês. Salvo situações emergenciais que possam necessitar uma maior frequência.

Curiosidades sobre a raça basenji: 20- Significado da palavra “Basenji”

Não poderíamos deixar de citar a curiosidade sobre o nome da raça. O significado da palavra Basenji está relacionada a “cão selvagem”, ou camponês.

E não era para menos. Afinal, entre as qualidades da raça está sua capacidade de ser um cão de guarda, protegendo sua tribo com lealdade.

Mais uma curiosidade para nossa lista de curiosidades sobre a raça Basenji é que a raça tem um apelido no Sudão, chamado de peludo de Ango Angari.

Muito legal saber mais sobre a raça Basenji, não é mesmo?

Cuide do seu Basenji adequadamente para que ele tenha as melhores condições de qualidade de vida!