Aprenda aqui como dar banho em cachorro com sarna, uma forma de se livrar de ácaros dos pelos do animal que podem causar doenças. Veja também as dicas de tratamentos naturais com ervas e plantas medicinais boas para cachorro.

A sarna é uma doença que atinge a pele e pelo do animal, causando muito desconforto como coceira, feridas, vermelhidão e perda de peso.

O banho é uma ótima maneira de tratar a sarna, mas não é com qualquer produto de pet que o tratamento é eficaz.

Além disso, existem outros cuidados com o pet com sarna que envolve mudanças de rotina, boa alimentação e limpeza do ambiente.

Hoje neste artigo, o Portal do Dog vai trazer dicas de como dar banho em cachorro com sarna e outras recomendações para tratar esse tipo de doença que afeta muitos cãezinhos.

Como dar banho em cachorro com sarna

Cachorro no balde de água – Foto: Freepik

Como dar banho em cachorro com sarna

Antes de saber como dar banho em cachorro com sarna, vamos entender o que é a sarna em cães.

Essa doença afeta a pele do animal causando irritações, coceira e outros sintomas físicos do bichinho.

A doença é causada por diferentes tipos de ácaros, dividindo-se em três tipos de sarnas: a sarna negra, otodécica e sarcóptica.

A sarna sarcóptica é a mais comum, trazendo muito desconforto para o animal, como coceira, falta de apetite e queda dos pelos.

Já a sarna otodécica acomete o ouvido do cachorro, podendo ser confundida com a otite em cães.

No caso da sarna negra, essa é a única que passa de cadela para filhote, proliferando no animal em situações de imunidade baixa.

Agora que você já conhece um pouco sobre os tipos de sarnas em cães, veja a seguir as dicas de como dar banho em cachorro com sarna.

Invista em produtos de tratamento

O primeiro passo é investir em produtos de tratamento para sarna, indicados pelo veterinário que diagnosticou a doença.

Como vimos, existem vários tipos de sarnas. Por isso, os tratamentos podem ser variados. Mas sua grande maioria, os banhos no cachorro estarão inclusos.

Desta forma, o veterinário irá receitar um shampoo ou sabonete próprio para o tratamento de sarna em cães. Por isso a importância de consultar um veterinário.

Geralmente os produtos mais indicados são de pH neutro, antibacteriano, com propriedades antissépticas, sem composições tóxicas e aromatizantes.

Em alguns casos, até o sabonete de enxofre pode ser indicado para o tratamento de sarna em cachorros.

A dica é não lavar o cachorro com shampoos e sabonetes antipulgas ou branqueadores. Portanto, consulte o veterinário para encontrar o melhor tratamento da doença.

Molhe o cachorro com cuidado

Com os produtos receitados pelo médico-veterinário é hora de dar banho no cachorro com sarna.

Para isso, sempre utilize uma luva de látex para evitar a contaminação por  ácaros, já que alguns tipos de sarna passam para humanos, como é o caso da sarna sarcóptica, considerada uma zoonose.

Além das luvas de proteção, a recomendação é não usar escova para lavar o cachorro com sarna. Afinal, isso evita machucar ainda mais a pele do animal.

A dica é molhar os pelos do doguinho com bastante cuidado, antes de usar o produto para o banho do cachorro infectado com a doença.

Outra dica de cuidado é usar água morna. Não quente ou gelada, para não irritar a pele do doguinho.

Como dar banho em cachorro com sarna

Cachorro com toalha – Foto: Freepik

Deixe o produto agir por minutos

Com o corpinho do cachorro todo molhado, é hora de aplicar os produtos para o tratamento de sarna nas regiões afetadas.

Passe o sabonete ou shampoo de sarna nas zonas afetadas pelos ácaros, formando uma espuma e ensaboando com cuidado o pet.

Após ensaboar o cachorro, deixe o produto agindo por alguns minutos e retire a espuma do corpo do animal em água corrente morna.

Lave as orelhas do cachorro com sarna

Com o corpo do pet limpinho e higienizado, lave as orelhas do cachorro com sarna com bastante cautela.

Sobretudo, como já mencionamos acima, a área da orelha também é afetada pela sarna e precisa de cuidados especiais.

Além de saber como dar banho em cachorro com sarna, lave as orelhas do dog com um algodão e um produto próprio para a região e siga a recomendação do veterinário.

Na hora da limpeza, faça com bastante cautela para não machucar, já que a região é bem sensível.

Seque bem o cachorro após o banho

A última etapa de como dar banho em cachorro com sarna é secar bem o cachorro. Basta usar uma toalha limpa e fofinha.

Cuidado para não esfregar a região, pois isso pode machucar ainda mais as feridas causadas pela sarna, já que serão necessários alguns banhos para conter a doença.

Contudo, para evitar mais irritação na pele do cachorro, evite usar o secador muito quente após o banho.

Em casos como sarna e dermatites, secar o cachorro com secador de cabelo quente é prejudicial ainda mais para a condição de saúde do doguinho.

Aliás, o uso de secador de cabelos na condição de sarna canina deve ser usado em últimos casos para evitar complicações da doença de pele.

cão com cobertor

Cachorro com cobertor – Foto: Freepik

Quantos banhos é recomendado para cachorro com sarna?

Você deve estar se perguntando quantos banhos é recomendado para cachorro com sarna, não é mesmo?

A resposta para essa pergunta, é: depende do grau e recomendação do veterinário.

Já sabemos que o modo eficaz de tratar a sarna é através do banho do cachorro, principalmente com produtos indicados para o tratamento.

Porém, um dos modos mais comuns de tratar a sarna é dando banhos frequentes pelo menos uma vez por semana até que a sarna desapareça.

Os banhos resolvem, sim, os casos de sarna em cachorros. Mas para isso, a consulta ao veterinário é indispensável.

Se o veterinário indicar mais banhos do que um apenas por semana, siga as recomendações médicas para realizar o tratamento adequado para seu pet.

Receitas caseiras para dar banho em cachorro com sarna

Por mais que os produtos para sarna sejam os indicados para o cachorro, saiba que existem receitas caseiras para dar banho em cachorro nessa condição de saúde.

Existem tratamentos de sarna em cães com banho de ervas e plantas medicinais com efeitos curativos da doença.

Neem, Niaouli e Cymbopogon

As ervas e plantas naturais como Neem, Niaouli e Cymbopogon são ótimas sugestões no combate da sarna em cachorro.

As plantas para sarna tem propriedades antissépticas, antibacteriana e regenerativas para promover uma pele mais saudável.

Para quem tem dúvidas de como dar banho em cachorro com sarna usando ervas, basta amassar as folhas das plantas, misturar com um óleo vegetal de amêndoas e aplicar algumas gotas na área afetada pela sarna.

Após a aplicação da erva, dê banho no cachorro conforme as dicas que ensinados nos tópicos acima.

Camomila para tratar sarna em cachorro

A camomila também é uma erva indicada no tratamento natural da sarna. Ela ajuda a desinfetar as áreas afetadas pelos ácaros.

Para usar essa receita caseira, faça a infusão do chá de camomila e use uma gaze para molhar as zonas afetadas pela sarna.

Você pode repetir o banho três vezes na semana, intercalando os dias para um melhor tratamento natural da doença.

Aloe Vera para tratar sarna

A Aloe Vera ou gel de babosa também são formas naturais de tratar sarna, já que a planta tem a capacidade de aliviar a coceira e serve como um excelente cicatrizante.

Ou seja, quando aplicada às zonas inflamadas, a babosa age como um ótimo modo de aliviar os sintomas como feridas, vermelhidão e descamação da pele do cachorro.

Lembrando que todo cuidado com tratamento e uso de plantas medicinais deve ser autorizado pelo médico-veterinário para não correr o risco de agravar o problema.

cão tomando banho

Cão tomando banho – Foto: Freepik

Cuidados especiais

Além de todos esses tratamentos para a infecção na pele e saber como dar banho em cachorro com sarna, vejamos também quais os principais cuidados para ter com cachorro nessas condições de saúde.

Dedetize o ambiente e acessórios do pet

A primeira dica de cuidados com cachorro com sarna é sempre dedetizar o ambiente e os acessórios do pet.

Aproveite para limpar todo o local, evitando o contágio de outros animais e das pessoas da casa.

Os acessórios do cachorro como caminhas, roupas e brinquedos devem ser lavados e higienizados com inseticida e álcool 70 para eliminar vestígios de ácaros nas superfícies.

Faça essa limpeza toda semana, consecutivamente, por pelo menos um mês. Mas vá sempre avaliando os resultados e controlando a doença com banhos frequentes no cachorro.

Invista em uma alimentação saudável

Uma das formas de controlar a sarna é pela alimentação. Por isso, invista em uma alimentação saudável para o cachorro.

Mesmo com a perda de apetite, é preciso incentivar o cachorro a comer bem, fortalecendo assim o seu sistema imunológico.

Aposte em ração de alta qualidade e nutritiva ou invista em uma dieta com alimentos naturais e minimamente livres de industrializados.

Uma consulta ao veterinário também pode ajudar nesses casos de alimentação para combater a sarna, inclusive, é a melhor forma de tratar a doença além dos banhos.

Deixe o cachorro mais isolado

Após o diagnóstico de sarna, deixe o cachorro mais isolado dos demais animais de estimação, inclusive das pessoas que convivem na casa.

Experimente higienizar e limpar o ambiente antes de colocar o cachorro no local, mantendo o espaço equipado com tudo que o dog precisa como comida, água e uma cama confortável.

Aplique essas dicas de cuidados de como dar banho em cachorro com sarna. Dessa forma a doença poderá ser tratada e combatida de maneira segura.

Lembre-se de sempre buscar ajuda veterinária para usar produtos e métodos certos para o seu dog. Afinal, cada dog é único.

Cuide do seu cão!