Uma das coisas maravilhosas sobre os cães é a variedade de diferentes tamanhos, aparências e temperamentos das raças. Embora muitas pessoas queiram um cão afetuoso, outras preferem cachorros independentes que sejam agradáveis, mas também felizes em fazer suas próprias coisas.

Quando citamos cachorros independentes, muitos podem pensar que é uma coisa boa. Mas a independência em cães nem sempre é o ideal. Inclusive, esse tipo de cão pode ter personalidade forte, ser teimoso e difícil de treinar.

Muitas raças foram criadas para realizar trabalhos que exigem que sejam independentes. Esses cachorros tendem a ser espertos, mas para  viverem como bichinhos de estimação, eles exigem uma liderança maior por parte de seus tutores e um treinamento melhor.

Como definimos “cachorros independentes”?

Para ser claro, as raças dessa lista “conhecem sua própria mente”. Elas podem ser teimosas e não necessariamente viver para agradar seus donos. As raças independentes geralmente são inteligentes e alertas, já que muitas vezes foram desenvolvidas como cães de trabalho, mas precisam de muito treinamento e paciência.

Mesmo sendo cachorros independentes, isso não significa que eles podem ser deixados sozinhos. Essas raças ainda precisam de muito cuidado, atenção e exercício. Alguns cachorros independentes podem lidar melhor quando deixados sozinhos do que outros, mas muitos cães independentes ficam entediados facilmente e não podem ser deixados por longos períodos.

Conheça 11 raças de cachorros que costumam ter personalidades independentes:

1. Akita

Akita

O Akita, é um cachorro corajoso que mostra muitos traços independentes, mas precisa de companhia e estímulo contínuos ou pode se tornar destrutivo.

O Akita é uma raça de cachorro grande que se originou no Japão. Ela foi criada para proteger pessoas importantes, enquanto também caçava animais de grande porte, incluindo ursos. Como seria de esperar de uma raça com este pano de fundo, os Akitas são leais.

Quando socializado e treinado corretamente, um Akita pode ser um animal de estimação afetuoso e agradável. Eles geralmente não se misturam com outros cães, e podem ser inadequados para crianças.

O Akita não é tão teimoso como alguns dos outros cães nesta lista, mas eles são determinados e podem ser difíceis de treinar. Você precisa ter muita paciência e precisa estar disposto a pesquisar exaustivamente o tipo de treinamento que funciona bem com essa raça. O Akita é um cão companheiro, então eles não gostam de ficar sozinhos por longos períodos.

2. Shar Pei

cachorros independentes

Se você está procurando cachorros independentes que toleram ficar sozinho mais do que outras raças, o chinês Shar-Pei pode ser uma boa opção. Esta raça foi desenvolvida há centenas de anos com o propósito de caçar, lutar e pastorear. A raça tem um pelo curto e é conhecida por desenvolver um vínculo forte e leal com seus proprietários.

Como muitos dos cães desta lista, o Shar-Pei pode ser descrito como distante, pelo menos em parte do tempo. É um cão calmo que é ótimo para apartamentos e também pode ser um excelente cão de guarda. A desvantagem é que sua natureza de força de vontade pode dificultar o treinamento. Enquanto o cão pega os comandos rapidamente, nem sempre obedece.

3. Jack Russell Terrier

jack russel

O Jack Russell é uma raça independente que é engraçada, enérgica e inteligente. Esta raça foi originalmente criada para caçar raposas, e é por isso que tem uma personalidade ousada e corajosa.

Por outro lado, a natureza independente do Jack Russell pode dificultar o treinamento. A raça pode aprender quase qualquer truque, mas pode ser “criativa” em como os comandos são interpretados! Eles também odeiam ficar entediados, por isso exigem muita paciência e estímulo mental.

4. Chihuahua

chihuahua

Se você quer um cachorro pequeno, mas tem que trabalhar, o Chihuahua é uma ótima escolha. Eles vão ficar bem se deixados sozinhos durante grande parte do dia. Muitos deles pesam menos de 3 quilos.

Infelizmente, os chihuahuas são propensos a alguns problemas médicos. Eles precisam de seus dentes escovados todos os dias para prevenir doenças dentárias.

Eles têm uma reputação de agressão, o que possivelmente deriva do seu tamanho. Poucas pessoas se preocupam em ser mordidas por um chihuahua, então alguns desses cães sofrem de provocações e “síndrome do pequeno cachorro”.  Socialize seu Chihuahua e não deixe de tratá-lo gentilmente.

5. Pinscher miniatura

pincher

O pinscher miniatura tem suas origens na Alemanha, onde foi criado para caçar ratos e outros animais. Os pinschers miniatura são cães energéticos que têm autoconfiança suprema. Eles gostam da vida familiar e odeiam ficar sozinhos por longos períodos. Eles não são tão difíceis de treinar como alguns dos outros cães nesta lista, mas exigem paciência e métodos positivos.

6. Pastor Polonês da Planície

O cão pastor polonês é uma raça de pastoreio que ainda hoje é usada como cão de trabalho. É uma raça bem-humorada e obediente que está se tornando um cão de companhia cada vez mais popular. Eles também são adequados para crianças se socializados desde tenra idade, embora possam mostrar tendências ao pastoreio.

Esta raça é inteligente e ouve sempre o dono. A raça requer treinamento consistente. Eles também tendem a se tornar fortemente ligados à família e mostram pouco interesse em outras pessoas.

7. Mastim Tibetano

mastim-tibetano

O Mastim Tibetano é um cão grande, atlético e poderoso que amadurece lentamente por volta dos 3 à 5 anos de idade. Eles tem uma aparência de leão, e até os pés parecem um pouco felinos.

As primeiras provas escritas dos tibetanos datam de 1100 aC na China. Crânios da raça que foram encontrados datam das idades da Pedra e do Bronze.

Os cães podem ter acompanhado os exércitos de Átila, o Huno e Gengis Khan, para a batalha. O primeiro cão de sua raça a ser exportado foi enviado em 1847 de Lord Hardinge, vice-rei da Índia para a Rainha Vitória, e foi nomeado Siring.

Mastiffs tibetanos são inteligentes, independentes, fáceis de treinar, leais e gentis com sua família . Além disso, são extremamentes protetores da família e da propriedade.

8. Bearded collie

bearded collie

O collie é original da Escócia, onde foi criado como um cão de pastoreio. Hoje, eles são um animal de companhia popular, mas muitos ainda são usados ​​como cães pastores devido à sua velocidade e energia ilimitada.

Os collies não toleram ser deixados sozinhos, eles têm alta inteligência e esperam ser incluídos em qualquer coisa que o resto da família esteja fazendo.

Como a maioria dos cães pastores, a raça pode ser teimosa e pode tomar decisões independentes. Por essa razão, o treinamento precoce de obediência é importante.

9. Retriever da Nova Escócia

Retriever da Nova Escócia

O Retriever da Nova Escócia é um retriever atraente que foi originalmente criado para recuperar aves aquáticas. É um cão enérgico que precisa de muito exercício, mas pode ser um companheiro leal e divertido no lar certo.

Como uma raça inteligente com suas próprias ideias sobre o que ele quer fazer, o retriever da Nova Escócia não é tão disposto a agradar quanto outros tipos de retriever. Por esse motivo, eles precisam de treinamento consistente e muito exercício. A raça é ótima com crianças, embora tenha uma forte presa para pequenos animais.

10. Beagle

beagle

O beagle é um companheiro pequeno com uma tendência independente. Eles é um cão ativo que é feliz e brincalhão, mas também muito teimoso. Isso significa que eles precisam de um dono paciente que esteja disposto a dedicar tempo ao treinamento.

Como um cão de caça, eles foram originalmente criados para rastrear coelhos e outros pequenos animais.

11. Lhasa Apso

Lhasa Apso

A raça do cão Lhasa Apso é originalmente do Tibete, onde ele era um cão de guarda altamente considerado nos palácios e mosteiros de sua terra montanhosa. Hoje Lhasa não é mais um guarda do palácio, mas principalmente um companheiro de família que lealmente protege sua família do perigo. Embora pequeno em estatura, o Lhasa é um cão robusto e independente.

Adquirindo cachorros independentes

Raças de cachorros independentes podem ser uma ótima opção se você quiser um animal de estimação que não siga cegamente seus comandos. Estas raças podem ser excelentes e amáveis ​​companheiros, com muitas raças de cachorros independentes sendo intensamente leais ao dono certo. Se você quer um animal de estimação que deseja agradar você o tempo todo, essas raças provavelmente não são ideais para você!