Uma raça de cachorro pelado pode ser algo raro para você. Por isso, no post de hoje o Portal do Dog vai trazer algumas raças de cachorro pelado para você conhecer!

Assim como os gatinhos sem pelos, existem raças de cães com uma penugem fininha que parecem não ter pelos.

Essa característica é bem comum em cães de algumas raças internacionais que não são encontradas com facilidade aqui no Brasil.

Com um clima mais tropical, pode sim se criar um cachorro sem pelos. Porém, exigem mais cuidados do que um cachorro tosado.

Continue lendo e saiba mais sobre raça de cachorro pelado!

Entenda tudo sobre raça de cachorro pelado

Muitas pessoas preferem cães que não soltam pelos e é aí que a raça de cachorro pelado se torna uma ótima opção.

Além de ter a ausência de pelos ou uma penugem cobrindo a pele, os cães pelados possuem características bem peculiares.

Afinal, alguns tem uma aparência interessante e com temperamento ideal para uma casa com crianças.

No entanto, se você procura uma raça de cão que não solta pelos, saiba que existem opções bastante acessíveis aqui no Brasil.

Exemplos como os cães da raça Shih Tzu, Poodle e Yorkshire tendem a não soltar muito pelo. São raças de cachorro para pessoas alérgicas.

A maioria das raças de cães que não soltam muito pelo são de porte pequeno. Já as raças de cachorro pelado são os cães de médio, grande e até porte gigantes!

Veja a seguir algumas raças de cachorro sem pelos e suas principais características.

Raça de cachorro pelado mexicano

cão pelado mexicano

Cão pelado mexicano – Foto: Freepik

Uma raça de cachorro pelado é o Xoloitzcuintle, xolo ou mais conhecido como pelado mexicano. É uma opção de porte pequeno, médio e grande.

Essa raça de cães sem pelos é bastante conhecida na América Central e do Sul.

Afinal, como o nome já dá a entender, essa raça é criada no México, sendo mais popular durante o período pré-colombiano.

Na história antiga da raça, o xolo ou cachorro pelado mexicano, era considerado um cão sagrado pelo povo Maia.

Segundo a história, os cães pelados mexicanos eram enterrados junto com os seus tutores, a fim de acompanhá-los na outra vida.

Acreditava-se também que os cães dessa raça viam a alma do tutor. Por isso, quando o humano falecia, o animal era sacrificado e enterrado com ele.

A personalidade do cão pelado mexicano é de um animal calmo, afetuoso e bastante leal ao seu tutor.

Além disso, costuma se adaptar muito bem aos ambientes. É um cão sociável, inteligente e bastante obediente.

Apesar da ausência de pelagem, o xolo era bastante usado para aquecer seus tutores. Por vezes, serviam também como fonte de alimento.

Mais uma curiosidade sobre sua história, é que o pelado mexicano quase foi instinto na época da colonização espanhola.

Porém, com a perseverança dos povos mexicanos originais, a raça permaneceu preservada, se tornando um símbolo de resistência na cultura do país.

Cachorro terrier pelado americano

american hairless

Cão pelado americano – Foto: Freepik

Reconhecido pela American Kennel Club em 2016, o cachorro da raça terrier pelado americano é mais uma opção de cães sem pelos.

Originário dos Estados Unidos, esse cão raro de variação da raça do terrier rateiro pode ser encontrado tanto em pequeno ou médio porte.

Assim sendo, como vieram dos EUA a raça é considerada a primeira de cães sem pelos criada em território americano.

Seu perfil é de um cachorro bem inteligente, brincalhão, carinhoso e leal ao seu tutor. Está sempre em alerta e adora gastar suas energias.

Mas o cão pelado americano é membro do grupo dos cachorros terrier. Por isso, é reconhecido pela sua agilidade própria para participar de caças.

Um ponto bastante positivo da raça é que o cachorro pelado americano convive muito bem com crianças. Afinal, gosta de brincadeiras e não costuma ser agressivo.

Quando filhote, o cachorro americano sem pelos precisa ser treinado e educado. Afinal, pode ser uma raça teimosa.

Crista chinês

raça de cachorro pelado

Crista Chinês – Foto: Freepik

Os diferentes crista chinês têm uma aparência bastante exótica. Porém, são muito queridos por serem um ótimo cão de companhia.

Não é à toa que os cães crista chinês foram desenvolvidos para essa finalidade na região da África do Sul.

Afinal, o crista chinês, apesar de ser considerado uma raça de cachorro pelado, não possui 100% de ausência de pelos.

Sua cabeça, patas e rabos costumam ter pelos médios ou longos, onde o detalhe de pelo no crânio tem um formato de crista, que faz referência ao nome.

Diferente do terrier pelado americano, esse cãozinho é bastante popular devido à sua aparência peculiar.

Essa versão de raça é considerada de porte pequeno, podendo pesar até 7 quilos e um comprimento de 30cm.

Seu temperamento é de um cachorro companheiro, apegado ao dono e que não gosta muito de ficar sozinho.

Na maior parte do tempo costuma ser alegre, brincalhão e age com inteligência. Principalmente quando está na companhia do seu tutor.

Desta forma, sua energia é contagiante. Sendo uma raça ideal para fazer companhia para pessoas idosas, com dificuldades para sair de casa e para quem gosta de um cachorro mais “grudadinho” no seu dia a dia.

Raça de cachorro pelado peruano

raça de cachorro pelado

Cão pelado peruano – Foto: Freepik

Em nossa lista de raças de cachorros pelados não pode faltar uma das raças mais antigas de cães: o cachorro pelado peruano. Ou simplesmente, cão pila.

Originário do Peru, o cão pila é reconhecido como um patrimônio histórico nacional do país, sendo a única raça de cachorro pelado no Peru.

Ele é encontrado entre os tamanhos de 25 a 65 centímetros de comprimento. Também possui variações de pequeno, médio e grande porte.

Apesar de raro e ser considerado um cachorro sem pelos, alguns cães podem ter pelos finos nas cabeças, patas e também as orelhas.

Mas com patas finas e corpinho alongado, essa raça de cão tem uma aparência mais elegante decorrente da sua postura.

Assim sendo, quando se trata da personalidade do cão pila, devemos evidenciar que ele é ótimo com crianças. Afinal, gosta de brincar e gastar suas energias ao lado delas.

Seu comportamento é amigável e tranquilo na companhia de humanos conhecidos. Porém, em contato com estranhos, costuma ser um pouco desconfiado.

Mas de modo algum são agressivos. Afinal, a raça de cão pelado do peru é bem carinhosa e só precisa se sentir confiante com o humano.

Cão sem pelo argentino

O cão sem pelo argentino possui semelhanças com o pelado mexicano e o cão pila. Porém, uma grande diferença é a pele cor de chumbo do cão pelado argentino.

Também conhecido como pila argentino, essa raça pode ser encontrada em três portes: pequeno, médio e gigante.

Assim como o pila peruano e o crista chinês (nem tanto com essa raça), o cachorro sem pelo argentino possui uma penugem na cabeça e cauda.

Mas quando o assunto é o tempo de vida de um cão, o pila argentino ganha destaque. Afinal, ele pode viver mais de 20 anos!

Com expectativa de vida bastante alta para um cão, a raça é reconhecida pela sua alegria. Além disso, tem muita afeição e disposição para brincadeiras.

Mas algumas teorias sugerem que o cão sem pelo argentino é uma variação do cão calvo peruano, estando no país desde o século XV.

Acredita-se que os pilas argentinos serviam como presentes dos povos Incas para as populações vizinhas. O objetivo era criar um bom relacionamento com elas.

Como cuidar de uma raça de cachorro pelado?

Após conhecer as raças de cachorros pelados, veja algumas dicas de como cuidar de um cachorro naturalmente sem pelos.

Lembrando que a maioria das raças não são conhecidas aqui no Brasil. Mas isso não quer dizer que elas não possam se adaptar. Basta ter alguns cuidados!

Cuidado com as queimaduras de sol em cães pelados

Um dos cuidados com a raça de cachorro pelado é acerca das queimaduras de sol. Afinal, com a ausência de pelos que cobrem a pele, a derme fica desprotegida.

Por isso, ao passear com seu cachorro sem pelos, priorize o uso de protetor solar, mesmo quando está um dia nublado.

Se for ficar o dia todo fora de casa, considere a reaplicação do protetor para cachorro. Assim você garante que os raios solares sejam bloqueados.

Mantenha sempre a higiene do cachorro

Apesar de não ter pelos, ou serem finos demais, mantenha sempre a higiene do cachorro em dia.

Recomenda-se banhos uma vez por mês nos cães sem pelos. Sempre usando produtos adequados para sua pele.

Mas cuidado ao dar banho no cachorro. Afinal, você precisa lavar bem os cantinhos e não esfregue as unhas ou esponja para evitar machucar o doguinho.

Hidrate a pele do cachorro sem pelos

Um problema comum nas raças de cachorros pelados é o aspecto seco. Por isso, é importante cuidar com a hidratação da pele do cachorro sem pelos.

Converse com um veterinário e considere a aplicação de uma loção hidratante para cachorro.

Faça o tratamento correto, aplicando uma quantidade e frequência orientada pelo profissional para proteger a pele do seu pet.

Não recomendamos usar creme para pele humana para cachorro. Assim como os perfumes, eles ficam incomodados com o cheiro e ainda podem causar alergias.

Aqueça a raça de cachorro pelado nos dias frios

Com a ausência de pelos, os dias frios podem ser bastantes prejudiciais para o cachorro. Portanto, aqueça a raça sempre que for preciso.

Use roupinhas de cães, caminhas, cobertores e casinhas quentinhas. Assim você mantém a temperatura confortável para o cão.

Escolha modelos que não apertem ou tecidos que possam causar alergias nos cães e vista-os com roupas quentes durante o inverno.

Alopecia em cães deixa os cachorros sem pelos

Não poderíamos deixar de falar neste texto sobre a alopecia. Trata-se de uma condição que deixa os cães parcialmente ou totalmente sem pelos.

Assim como nos humanos, a alopecia em cães também promove quedas frequentes. É um problema que afeta cães de todas as idades, tamanhos e raças.

Saiba que além de promover a queda, a alopecia canina atinge o sistema linfático, imunológico e endócrino. Causa muitas consequências para a saúde do pet.

Assim sendo, o tratamento exige um diagnóstico preciso, avaliando a saúde do animal como um todo, incluindo sua rotina.

A alopecia em cães deixa os cachorros sem pelos, pele com secreção, coceira, vermelhidão e descamação da pele.

Por isso, esteja atento aos sinais do comportamento canino. Como por exemplo, um emagrecimento repentino e apatia do cão.

No mais, como vimos nos tópicos acima, existe raça de cachorro pelado natural e saudável.

Eles têm personalidade bastante convidativa para fazer companhia e têm aparência exótica e peculiar.