O gato Angorá é conhecido pela sua belíssima pelagem branca, os olhos claros e as orelhas que se destacam pelo tamanho e formato bem pontiagudo.

Atualmente essa não está entre as raças mais comuns no mundo e, ela até chegou a ser considerada extinta depois da Segunda Guerra Mundial.

Mas esse é um gato belíssimo, que atrai a atenção das pessoas por onde passa e, por isso é muito desejado por quem gosta de felinos.

Mas além de elegante, esse gatinho também é uma ótima companhia, estando sempre pronto para dar e receber carinho.

gato angorá

Gato angorá. Fonte: Freepik

Se você tem interesse por essa raça, continue lendo esse post para conhecer as principais características sobre o gato Angorá.

Origem do gato Angorá

O gato Angorá é tido como um dos mais amados pela realeza e, tem uma história relativamente antiga.

A sua origem data do século XV, em uma cidade conhecida como Ancara, na Turquia. Justamente por isso essa raça é conhecida como “Angorá Turco”.

Como forma de fazer a manutenção da raça, foi construído no local um gatil específico para a reprodução desses felinos.

No que diz respeito às raças que originam o Angorá, credita-se que ocorreram diversos cruzamentos entre exemplares de raças provenientes da Rússia e do Irã.

Gato angorá

Gato angorá de olho azul. Fonte: Freepik

Por outro lado, há quem acredite que essa raça tem como ancestral o Gato-de-Pallas, um animal selvagem de pelagem longa e que resistia muito bem a ambientes frios.

Apesar da origem turca, o gato Angorá chegou na Europa por volta do século XVII, levado por Fabri, um naturalista da França.

Ele ficou encantado com a beleza do animal e, por isso quis levar um casal para a Europa e perpetuar a raça nessa região.

E pelo que dizem os relatos, essa foi a primeira raça de gatos de pelos longos a viver no continente europeu.

E não demorou muito para que os integrantes d realeza começassem a cobiçar os bichanos pela sua beleza.

A Rainha Maria Antonieta, esposa do Rei Luís XVI foi um exemplo disso. Ela criou seis animais desses.

Com o tempo a raça foi se espalhando, mas até os dias de hoje adquirir um exemplar ainda é caro e não está ao alcance de todos.

Características físicas do gato Angorá

Gato angorá

Gato angorá sentado. Fonte: Freepik

As características físicas do gato Angorá chamam muito a atenção por serem muito marcantes. Os longos pelos, porte elegante e os olhos grandes e claros fazem desse um animal imponente.

Ele realmente parece ser da realeza e, é sempre associado à riqueza, poder e graciosidade. E a maioria dos membros da raça são de cor branca, mas podem ocorrer outras colorações.

O peso do corpo fica geralmente entre 5 e 8 quilos e, uma das características marcantes é a cabeça mediana, com o queixo mais arredondado e o focinho relativamente achatado.

Com inserção alta, as orelhas grandes e pontiagudas são bem marcantes e fazem com que o animal demonstre um ar mais sério e bastante imponente.

Os olhos do gato Angorá de maneira geral são belíssimos e, a coloração varia de acordo com a cor da pelagem.

Gato angorá branco. Fonte: Freepik

Nos exemplares brancos os olhos são bem claros, de cor azul ou verde, enquanto que nas demais cores pelo, os olhos costumam ser mais puxados para o amarelo.

Nessa raça a heterocromia é bastante frequente, ou seja, muitos animais nascem com um olho de cada cor.

Uma informação interessante sobre esses animais é que os exemplares que possuem os dois olhos azuis, a probabilidade de desenvolverem surdez é alta.

No caso dos animais com um olho azul e outro de outra coloração, em geral ocorre surdez em apenas um ouvido.

Opções de cores

Como já foi dito, o gato Angorá é considerado o primeiro a ter pelos longos em todo o mundo. E ele tem a pelagem única, sem a presença de subpelos.

Isso é bom porque diminui o calor do animal e, também facilita os cuidados e manutenção da pelagem no dia a dia.

Os pelos são bem lisos e sedosos, sendo mais longos em alguns locais do corpo, como o pescoço, barriga e cauda.

Gato angorá de olho fechado. Fonte: Freepik

A cor branca é a mais comum para essa raça, mas também existem outras colorações, por mais que essas seja, bem menos frequentes.

Os animais preto e cinza também são bastante comuns. Também podem existir animais de duas cores, sendo preto e branco.

Canela, lilás e smoke também podem existir, mas esses são raros. Então, tenha ideia de que se você quiser um animal de uma dessas cores, terá que gastar algum tempo procurando.

Personalidade

O gato Angorá é um animal muito tranquilo, que tem boa convivência com as pessoas. Apesar disso, é muito importante que os tutores saibam que o animal ter personalidade forte e, pode desenvolver algumas manias.

Por isso, quem deseja adotar um animal desses deve estar disposto a lidar com algumas situações que podem ocorrer eventualmente.

De maneira geral, esse gato é bem sociável e adora estar em contato com o seu humano a maior parte do tempo. Apesar disso, ele prefere afagos a ficar no colo.

Sempre que você tentar pegar um gato Angorá no colo, é bem provável que ele peça para descer imediatamente.

Gato angorá com olho verde. Fonte: Freepik

Além disso esse animal gosta de se sentir importante e ser o alfa da casa, dominando assim o ambiente.

Muito rápido e esperto, o animal dessa raça é bem brincalhão, tendo certa afinidade por escalar móveis e objetos mais altos.

Sendo assim, se você morar em um apartamento ou sobrado, é fundamental instalar telas em todas as janelas para evitar fugas que ocasionem problemas.

O gato Angorá e as crianças

O gato Angorá é bastante tranquilo e sociável, inclusive com as crianças. Mesmo que tenha a personalidade forte, esse animal é muito dócil e adora atenção e contato.

Por isso, estão sempre junto com o tutor, recebendo atenção e carinho o tempo todo. Então, essa raça é perfeita para pessoas de qualquer idade.

Esse gatinho também se relaciona bem com outros animais, inclusive de outras espécies. Mas para que a convivência seja boa, é fundamental a socialização adequada dele desde cedo.

Inteligência

Os gatos dessa raça são extremamente inteligentes e podem aprender muitos truques com os seus tutores.

Em partes isso se deve à curiosidade do animal, que está sempre pronto para explorar o ambiente e observar tudo o que há ao seu redor.

A adaptação a diferentes ambientes também é um forte traço da personalidade desse gatinho. Por mais que eles não gostem muito de mudanças, ainda assim conseguem lidar bem com situações novas.

Mas é importante deixar claro que esse gatinho pode se mostrar um tanto quanto teimoso e, isso exige que o tutor seja mais paciente.

Curiosidades sobre a raça

Existem algumas curiosidades bem legais sobre o gato Angorá, que vale a pena que todos os tutores conheçam.

Veja algumas delas a seguir:

O gato Angorá e a água

Quando se fala em gatos, as pessoas tendem a imaginar um animal que odeia água, certo? Isso é verdade para algumas raças, mas não para o Angorá.

Além de ficarem bem tranquilos em contato com a água, alguns gatos dessa raça gostam até de nadar.

Criados em zoológicos

Logo quando a raça surgiu, esses animais eram criados somente em zoológicos da Turquia. Com o passar do tempo eles começaram a se popularizar mais e passaram a se disseminar como animais de companhia.

Persa e Angorá são diferentes

É bastante comum que os gatos Persa e Angorá sejam comparados e confundidos, mas eles são bem diferentes em vários aspectos.

No Angorá, a pelagem fica mais próxima do corpo, o nariz é mais longo e o próprio gato tem um perfil mais agitado.

Por outro lado, o Persa tem pelagem mais densa e afofada, o nariz é ainda mais achatado e, de maneira geral os indivíduos são bem mais calmos e preguiçosos. Também tendem a ser maiores.

Gatinho da Magali

Como última curiosidade aqui, vale dizer que o gatinho Mingau da Magali da Turma da Mônica é um Angorá.

Seja pelo aspecto ou pela personalidade forte, é bem perceptível que se trata de um animal da raça. Mas também é fácil identificar o quanto ele é apegado à personagem, não é mesmo?

Os filhotes já são bem inteligentes e espertos

Desde cedo os filhotes de gato Angorá são bastante ativos e inteligentes. A curiosidade também é um ponto forte desse bebê.

Por isso, é sempre bom que o tutor se disponha a criar brincadeiras novas que estimulem a capacidade física e mental do gatinho.

Além dos estímulos sensoriais, esse gatinho precisa passar por socialização e treinamento nessa fase, pois assim fica bem mais fácil educa-lo.

Por ser inteligente, o gato é capaz de aprender novos truques rapidamente. Grande apreciador de atividades lúdicas, o felino gosta de ser frequentemente desafiado.

O trabalho de socialização é importante porque ajuda o gato a se acostumar com a presença de pessoas e animais.

Isso é especialmente importante para quem tem outros pets e crianças pequenas.

E para garantir a saúde física e mental do gato, preze por uma boa alimentação e, também leve o gato com frequência ao veterinário para consultas de rotina, além de vacinação e vermifugação.

Conclusão

O gato Angorá é um animal belíssimo, mas que exige bastante atenção por parte do tutor. Por isso, antes de adorar um exemplar, certifique-se de estar disposto a oferecer os cuidados necessários.